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Comissão Própria de Avaliação - CPA

Publicado: Sexta, 25 de Fevereiro de 2022, 10h54 | Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2024, 16h22
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Melhoria Contínua da Qualidade Acadêmica – Avaliação Interna Comissão Própria de Avaliação - CPA

 Você sabia que o conceito de melhoria contínua é aplicado na prática no Campus São Carlos?

Conheça os integrantes da comissão responsável por essa tarefa e participe, nos dê sua sugestão.

 A partir da Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, cada Instituição de Ensino Superior passou a ter que constituir uma Comissão Própria de Avaliação – CPA. 

 A CPA é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição. Para tanto, a comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil.

Os membros da CPA no Campus São Carlos são: 

SEGMENTO

NOME

Docente

Andreia Raquel Simoni Saldanha

Docente

Ricardo Arai

Técnico- Administrativo

Eva Emannuelly Miranda Silva

Técnico- Administrativo

Valter Donizete Honório 

Discente

Davi Jorge Cantori

Discente

Emelyn Carbone Padovani Solér 

Sociedade Civil

Letícia Ramos Timarco

A metodologia de trabalho da CPA está centrada na aplicação de questionários, cujos resultados são utilizados para a melhoria contínua da qualidade acadêmica. Estes questionários são respondidos por todos os segmentos da comunidade acadêmica, e envolvem assuntos como:

- Planejamento e avaliação institucional;

- Desenvolvimento institucional:

- Atividades de ensino, pesquisa e extensão.

- Infraestrutura urbana e local;

- Desenvolvimento econômico regional;

- Melhoria na qualidade de vida da população;

- Projetos e ações de inovação social;

- Inclusão social;

- Defesa e promoção dos direitos humanos;

- Igualdade étnico racial;

- Políticas acadêmicas:

- Desenvolvimento de atualização curricular;

- Desenvolvimento de material de ensino;

- Desenvolvimento de componentes curriculares na modalidade de ensino a distância (EAD);

- Programas de monitoria;

- Ações de pesquisa e inovação científica;

- Estímulo a publicações científicas;

- Melhoria do ensino e aprendizagem;

- Bolsa de pesquisa;

- Grupos de pesquisa;

- Auxílio para participação em eventos;

- Transparência institucional;

- Ouvidoria;

- Divulgação dos cursos;

- Preparação para o mundo do trabalho;

- Relação com empresas do setor;

- Políticas de gestão;

- Infraestrutura física;

O questionário deve ser respondido por todos (alunos, professores e técnicos administrativos), pois é muito importante para a avaliação dos cursos junto ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e para a melhoria acadêmica proposta pela CPA, que depende do conhecimento das deficiências no ensino/aprendizagem. A redução das deficiências no ensino/aprendizagem acarreta em melhoria de qualidade e melhoria na avaliação do INEP (conceito dos cursos ofertados pelo campus).

 

Confira:

Portaria que designa membros da CPA Local:

Portaria DRG/SCL/IFSP nº 0052/2024 (Válida até 04.07.2026)
Portaria DRG/SCL/IFSP nº 0013/2023 (REVOGADA PELA PORTARIA Nº 0052/2024) 
Portaria DRG/SCL/IFSP nº 0118/2022 (REVOGADA PELA PORTARIA Nº 0013/2023)
Portaria DRG/SCL/IFSP n° 0059/2022 (REVOGADA PELA PORTARIA Nº 0118/2022)
Portaria DRG/SCL/IFSP nº 013/2021 (Atualiza a Portaria nº 031/2020, de 09 de março de 2020) - (REVOGADA PELA PORTARIA Nº 0059/2022)

 

RELATÓRIOS:

Relatório 2019

Relatório 2020

Relatório 2021

Relatório 2022

Relatório 2023

Relatório 2024

Página da CPA Central: https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/67

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