Comissão Própria de Avaliação - CPA
Melhoria Contínua da Qualidade Acadêmica – Avaliação Interna Comissão Própria de Avaliação - CPA
Você sabia que o conceito de melhoria contínua é aplicado na prática no Campus São Carlos?
Conheça os integrantes da comissão responsável por essa tarefa e participe, nos dê sua sugestão.
A partir da Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, cada Instituição de Ensino Superior passou a ter que constituir uma Comissão Própria de Avaliação – CPA.
A CPA é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição. Para tanto, a comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil.
Os membros da CPA no Campus São Carlos são:
SEGMENTO |
NOME |
Docente |
Andreia Raquel Simoni Saldanha |
Docente |
Ricardo Arai |
Técnico- Administrativo |
Eva Emannuelly Miranda Silva |
Técnico- Administrativo |
Valter Donizete Honório |
Discente |
Davi Jorge Cantori |
Discente |
Emelyn Carbone Padovani Solér |
Sociedade Civil |
Letícia Ramos Timarco |
A metodologia de trabalho da CPA está centrada na aplicação de questionários, cujos resultados são utilizados para a melhoria contínua da qualidade acadêmica. Estes questionários são respondidos por todos os segmentos da comunidade acadêmica, e envolvem assuntos como:
- Planejamento e avaliação institucional;
- Desenvolvimento institucional:
- Atividades de ensino, pesquisa e extensão.
- Infraestrutura urbana e local;
- Desenvolvimento econômico regional;
- Melhoria na qualidade de vida da população;
- Projetos e ações de inovação social;
- Inclusão social;
- Defesa e promoção dos direitos humanos;
- Igualdade étnico racial;
- Políticas acadêmicas:
- Desenvolvimento de atualização curricular;
- Desenvolvimento de material de ensino;
- Desenvolvimento de componentes curriculares na modalidade de ensino a distância (EAD);
- Programas de monitoria;
- Ações de pesquisa e inovação científica;
- Estímulo a publicações científicas;
- Melhoria do ensino e aprendizagem;
- Bolsa de pesquisa;
- Grupos de pesquisa;
- Auxílio para participação em eventos;
- Transparência institucional;
- Ouvidoria;
- Divulgação dos cursos;
- Preparação para o mundo do trabalho;
- Relação com empresas do setor;
- Políticas de gestão;
- Infraestrutura física;
O questionário deve ser respondido por todos (alunos, professores e técnicos administrativos), pois é muito importante para a avaliação dos cursos junto ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e para a melhoria acadêmica proposta pela CPA, que depende do conhecimento das deficiências no ensino/aprendizagem. A redução das deficiências no ensino/aprendizagem acarreta em melhoria de qualidade e melhoria na avaliação do INEP (conceito dos cursos ofertados pelo campus).
Confira:
Portaria que designa membros da CPA Local:
Portaria DRG/SCL/IFSP nº 0052/2024 (Válida até 04.07.2026)
Portaria DRG/SCL/IFSP nº 0013/2023 (REVOGADA PELA PORTARIA Nº 0052/2024)
Portaria DRG/SCL/IFSP nº 0118/2022 (REVOGADA PELA PORTARIA Nº 0013/2023)
Portaria DRG/SCL/IFSP n° 0059/2022 (REVOGADA PELA PORTARIA Nº 0118/2022)
Portaria DRG/SCL/IFSP nº 013/2021 (Atualiza a Portaria nº 031/2020, de 09 de março de 2020) - (REVOGADA PELA PORTARIA Nº 0059/2022)
RELATÓRIOS:
Página da CPA Central: https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/67
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