Projetos de Extensão
2023
Edital nº 004/2023, de 22 de fevereiro de 2023
Projetos contemplados e em desenvolvimento no ano de 2023
1. Inclusão digital para pessoas com deficiência intelectual
O projeto busca promover o desenvolvimento infantil por meio da literatura, arte, criatividade, comunicação e aplicação de conhecimentos adquiridos, por meio de atividades lúdicas. Com a participação da comunidade externa, os alunos trarão seus jogos de tabuleiro preferidos para compartilhar com os demais, explorando diferentes estruturas de jogos, suas características e elementos desafiadores. Além disso, as crianças irão buscar inspiração em livros infantis de sua preferência, promovendo a leitura, debate e reflexão sobre a história e, em seguida, a criação de um jogo baseado no livro, utilizando atividades de arte para aprimorar os personagens e cenários. O projeto prevê o desenvolvimento de habilidades como liderança e trabalho em equipe pelos alunos, que serão avaliados pelo seu nível de envolvimento e protagonismo no processo de criação dos jogos. Será feito um acompanhamento e avaliação sistemática para garantir a coerência com os objetivos, metodologia e cronograma, com indicadores de resultados claros e mensuráveis. Ao final, serão realizadas rodadas de jogo, divulgando os resultados alcançados. O projeto visa, portanto, promover o desenvolvimento infantil de forma lúdica, com a participação da comunidade externa, o envolvimento ativo dos discentes do IFSP e avaliação sistemática para garantir a efetividade das ações realizadas.
Coordenadora: Celia Leiko Ogawa Kawabata
2. Criação de jogos de tabuleiro para crianças com base em livros infantis
O projeto busca promover o desenvolvimento infantil por meio da literatura, arte, criatividade, comunicação e aplicação de conhecimentos adquiridos, por meio de atividades lúdicas. Com a participação da comunidade externa, os alunos trarão seus jogos de tabuleiro preferidos para compartilhar com os demais, explorando diferentes estruturas de jogos, suas características e elementos desafiadores. Além disso, as crianças irão buscar inspiração em livros infantis de sua preferência, promovendo a leitura, debate e reflexão sobre a história e, em seguida, a criação de um jogo baseado no livro, utilizando atividades de arte para aprimorar os personagens e cenários. O projeto prevê o desenvolvimento de habilidades como liderança e trabalho em equipe pelos alunos, que serão avaliados pelo seu nível de envolvimento e protagonismo no processo de criação dos jogos. Será feito um acompanhamento e avaliação sistemática para garantir a coerência com os objetivos, metodologia e cronograma, com indicadores de resultados claros e mensuráveis. Ao final, serão realizadas rodadas de jogo, divulgando os resultados alcançados. O projeto visa, portanto, promover o desenvolvimento infantil de forma lúdica, com a participação da comunidade externa, o envolvimento ativo dos discentes do IFSP e avaliação sistemática para garantir a efetividade das ações realizadas.
Coordenador: Fabriciu Alarcão Veiga Benini
3. Soft Skills - Para além do virtual
Com a virada do século XXI, a globalização, a internet e a 4ª revolução industrial, as habilidades técnicas, antes essenciais, se tornaram ineficientes. Ademais, as ferramentas e técnicas de gestão de qualidade se mostraram adequadas até determinado ponto, além de serem facilmente replicáveis pelos concorrentes. A partir de então, surge uma nova gama de habilidades requeridas não somente pelas empresas no campo profissional, mas também no dia a dia das pessoas, que estavam cada vez mais interconectadas e sob pressão, que são as chamadas soft skills. Basicamente, essas "habilidades suaves", na tradução literal, são habilidades de relacionamento interpessoal, controle emocional, entre outros. Elas promovem melhoria tanto do ambiente de trabalho quanto de cada pessoa em si e são características presentes nos grandes líderes. O presente projeto contará com duas ações principais de extensão, sendo elas um curso FIC para toda a comunidade externa do IFSP e uma palestra/oficina de algum dos tópicos abordados no curso, com um especialista convidado. Esse palestrante poderá ser algum gestor, profissional de recursos humanos, recrutador, profissional da saúde, entre outros, desde que se relacione com o curso e com o desenvolvimento do estudante, seja ele profissional ou pessoal. Espera-se, ao final, ampliar e desenvolver as “soft skills” dos alunos, além de melhorar sua empregabilidade.
Coordenador: Roberto Ramon Mendonça
4. Grupo de Música Popular Brasileira Flor do Indaiá
Esta ação de extensão feita de forma parceira entre a Escola de Música Diego Lima e o IFSP Campus São Carlos tem como proposta levar aos alunos e à comunidade de São Carlos uma vivência cultural que privilegia instrumentos e gêneros musicais locais da música popular brasileira. Sua relevância acadêmica e social está dividida em duas frentes: os benefícios cognitivos do fazer musical e o resgate da cultura local e nacional. A música trabalha aspectos cognitivos e motores que podem ser benéficos em outras áreas e campos, além de trabalhar expressão, criatividade e memória. Ao mesmo tempo, o tema escolhido valoriza gêneros musicais da cultura brasileira, como o samba, forró, baião, o choro e seus sub-gêneros (valsa, maxixe, polca, etc.), permitindo aos alunos que entrem em contato com a extensa cultura musical brasileira - valorizando inclusive a forte herança africana em sua estrutura - e propagando-a por meio de apresentações musicais. O presente projeto também visa integrar toda a comunidade externa com a comunidade acadêmica. Pretende-se ocupar o espaço físico do IFSP integrando pessoas que já frequentam ou não o campus por meio de tais atividades musicais. Desta forma, um dos efeitos também esperados desta integração é a divulgação do campus na cidade e região. Também é alvo do projeto apresentações e oficinas que podem ser oferecidas fora das dependências do campus, estreitando os laços da instituição com a comunidade externa, inclusive de outros campi, instituições e cidades. A ação de extensão proposta se destina a pessoas que toquem instrumentos tanto harmônicos, melódicos e percussivos ou que cantem. Além de conhecerem o repertório, aprenderão conceitos de teoria (leitura de cifras e partitura), percepção e prática musical.
Coordenador: André Garcia Correa
Redes Sociais