Projetos de Extensão
- Publicado: Quarta, 22 de Setembro de 2021, 14h28
- Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2024, 12h22
2024
2024/1
Edital nº 005/2024, de 07 de fevereiro de 2024
1. Inclusão digital para pessoas com deficiência intelectual
A introdução do computador na vida moderna é um fator irreversível, mais ainda no contexto educacional. Se para pessoas comuns o uso do computador é muito importante, ele se torna algo ainda maior quando se fala em pessoas com deficiência.
Para esse público, o uso do computador significa a sua autonomia para fins educacionais e de trabalho, a sua integração com o mundo moderno e possibilidades de emprego. Nesse contexto, estimular o uso do computador para esse público torna-se primordial para melhorar a qualidade de vida e possibilitar mais chances de inserção no mundo do trabalho. Em contrapartida, pensar na relação trabalho e deficiência é algo importante e necessário para docentes, discentes e comunidade em geral, principalmente diante do contexto das cotas escolares e das empresas. Para isso, este projeto visa trabalhar a inclusão digital e social de pessoas com deficiência intelectual por meio de aulas de computação, visita técnica à APAE e palestra sobre deficiência intelectual.
Coordenadora: Celia Leiko Ogawa Kawabata
2. Letramento de português e matemática
O Projeto de Extensão "Letramento de Português e Matemática" é uma iniciativa conduzida em colaboração com o Salesianos e EMEB Arthur Natalino Deriggi para combater os problemas de letramento que foram exacerbados pela pandemia da COVID-19. Através de uma série de atividades estruturadas e monitoradas, este projeto busca desenvolver as habilidades de leitura e matemática das crianças, fornecendo a elas as ferramentas necessárias para alcançar o sucesso acadêmico. O projeto prevê a possibilidade de atendimento a duas turmas por ano, com a seleção dos participantes realizada pela direção da instituição. As atividades são ministradas uma vez por semana com duração média de 1,5 horas, proporcionando um ambiente de aprendizado seguro e estimulante. Nosso objetivo é ajudar as crianças a superar as dificuldades de letramento, estimulando sua confiança e engajamento na aprendizagem. Espera-se que, através desta intervenção, seja possível fornecer o suporte necessário para garantir que as crianças estejam prontas para prosseguir com sucesso em sua trajetória educacional.
Coordenador:
3. Tardes educativas do IFSP: reforço escolar através do pensamento computacional
A educação é fundamental para o desenvolvimento de um país, pois o ambiente escolar pode auxiliar o estudante na promoção de novos saberes, habilidades e valores. Muitas escolas possuem programas que auxiliam na formação de alunos através de atividades extracurriculares no contraturno. Essas atividades complementam e enriquecem a vivência acadêmica, podendo até melhorar o desempenho em sala de aula. Assim, este projeto de extensão tem como objetivo oferecer atividades extracurriculares no contraturno dos alunos das redes municipal e estadual de ensino da cidade de São Carlos. Isso será feito através de atividades que utilizam o pensamento computacional como ferramenta. É esperado que essas atividades contribuam na formação dos participantes.
Coordenadora: Maria Claudia Bontempi Pizzi
4. Sancabots - LABo
Os atuais avanços tecnológicos, principalmente os digitais, impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas. O Brasil é um grande consumidor dessas tecnologias e carece de formação tecnológica para amenizar esta dependência. O ensino de programação e eletrônica através da robótica pode ser uma forma de contornar este problema, além de contribuir para uma educação de qualidade (ODS4). Assim, este projeto de extensão tem como objetivo difundir os conhecimentos de programação, eletrônica e robótica para a comunidade de São Carlos, aumentando o número de jovens e adultos com habilidades, competências técnicas e profissionais, propiciando assim um ambiente propício ao empreendedorismo, desenvolvimento científico e tecnológico nestas áreas que permeiam diversas atividades humanas. A demanda surgiu da articulação com uma Escola Municipal de Educação Básica. Isso será feito através do oferecimento de um curso com o intuito de desenvolver um objeto artístico que utilize conceitos de robótica. Com isso, é esperado que isso contribua para aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.
Coordenador:
5. #Uma Carta para Você
O projeto, caracterizado como um projeto interinstitucional colaborativo, envolverá alunos do ensino médio integrado do IFSP - Campus São Carlos e alunos deste mesmo nível de ensino do IFSULDEMINAS - campus Três Corações, que se corresponderão uns com os outros por meio de cartas manuscritas (à princípio com utilização de pseudônimos), com foco no desenvolvimento de habilidades comunicativas e estreitamento das relações afetivas, buscando ainda a troca de informações sobre a rotina estudantil em diferentes contextos da Rede Federal. Nesta nova versão do projeto (a primeira versão foi desenvolvida em 2023), o desenvolvimento das habilidades comunicativas por meio da escrita será associado, de maneira interdisciplinar, às habilidades artísticas de desenho e pintura como forma de expressão e comunicação. Além de leituras de obras escritas, os alunos terão acesso a documentários, filmes e música como fonte de informações e estímulo às produções. Para Marcuschi (2008) é impossível não se comunicar verbalmente por algum gênero, ou por algum texto “Porque toda a manifestação verbal se dá sempre por meio de textos realizados em algum gênero.” (p.154). Neste projeto propomos um trabalho com o gênero carta pessoal, objetivando atrelar de forma articulada a atividade de escrita (produção textual) às atividades humanas, buscando proporcionar vivências significativas em situações de interação (a princípio distante e, posteriormente presencial). Este gênero será revisitado, com vistas a agregar um certo ‘tom’ de mistério, pois trabalharemos com a noção de tempo “kairós”, em que há uma espera pela resposta da carta.
Coordenador:
6. Promovendo o desenvolvimento do empreendedorismo local em parceria com o Ateliê de costura Ana Gonçalves - Fina Estampa
Esta ação de extensão feita de forma parceira entre o Ateliê de Costura Ana Gonçalves - Fina Estampa e o IFSP Campus São Carlos tem como proposta oferecer consultoria empresarial para um empreendimento, proporcionando aos estudantes uma oportunidade prática de aprender habilidades de gestão de negócios e resolução de problemas reais enquanto ajudam a fortalecer e apoiar pequenas empresas da comunidade. A abordagem para realizar o projeto inclui a condução de uma análise detalhada do ateliê, identificando áreas para aprimoramento e elaborando estratégias personalizadas para melhorar sua eficiência, impulsionar a produção, consolidar uma identidade visual nas redes sociais e reforçar sua posição no mercado. Isso será feito por meio de uma oficina especializada, como uma voltada para o controle de estoque, e ações voltadas para a criação de uma identidade visual, alinhadas com as necessidades expressas previamente pelo Ateliê. Os alunos participantes serão responsáveis por liderar essas atividades, aprimorando suas competências em liderança, administração e gestão, ao mesmo tempo em que contribuem para o fortalecimento da economia local e aumentam suas chances de empregabilidade. A duração do projeto é de aproximadamente oito meses e não serão necessários recursos financeiros do IFSP, além da bolsa discente.
Coordenador:
Edital nº 08/2024 - Programa Institucional de Apoio a Ações de Extensão
1. Sancabots - Iniciação tecnológica em robótica
Os atuais avanços tecnológicos, principalmente os digitais, impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas. O Brasil é um grande consumidor dessas tecnologias e carece de formação tecnológica para amenizar esta dependência. O ensino de programação e eletrônica através da robótica pode ser uma forma de contornar este problema, além de contribuir para uma educação de qualidade (ODS4). Assim, este projeto de extensão tem como objetivo difundir os conhecimentos de programação, eletrônica e robótica para a comunidade de São Carlos, aumentando o número de jovens e adultos com habilidades, competências técnicas e profissionais, propiciando assim um ambiente propício ao empreendedorismo, desenvolvimento científico e tecnológico nestas áreas que permeiam diversas atividades humanas. A demanda surgiu da articulação com uma Escola Municipal de Educação Básica e de uma Fundação Educacional da cidade. Isso será feito através do oferecimento do curso "Lógica de programação com Arduino e Scratch" e de uma exposição na qual os alunos irão competir em grupos. Com isso, é esperado que isso contribua para aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.
Coordenador:
2023
2023/2
Edital nº 22/2023, de 14 de junho de 2023
1. Letramento de português e matemática
O Projeto de Extensão "Letramento de Português e Matemática" é uma iniciativa conduzida em colaboração com o Salesianos e EMEB Arthur Natalino Deriggi para combater os problemas de letramento que foram exacerbados pela pandemia da COVID-19. Através de uma série de atividades estruturadas e monitoradas, este projeto busca desenvolver as habilidades de leitura e matemática das crianças, fornecendo a elas as ferramentas necessárias para alcançar o sucesso acadêmico. O projeto, que tem a duração de um semestre escolar, prevê a possibilidade de atendimento a duas turmas por ano, com a seleção dos participantes realizada pela direção da instituição. As atividades são ministradas uma vez por semana com duração média de 1,5 horas, proporcionando um ambiente de aprendizado seguro e estimulante. Nosso objetivo é ajudar as crianças a superar as dificuldades de letramento, estimulando sua confiança e engajamento na aprendizagem. Espera-se que, através desta intervenção, seja possível fornecer o suporte necessário para garantir que as crianças estejam prontas para prosseguir com sucesso em sua trajetória educacional.
Coordenador:
2. #Uma Carta para Você
Para Marcuschi (2008) é impossível não se comunicar verbalmente por algum gênero, ou por algum texto “Porque toda a manifestação verbal se dá sempre por meio de textos realizados em algum gênero.” (p.154). Neste projeto propomos um trabalho com o gênero carta pessoal, objetivando atrelar de forma articulada a atividade de escrita (produção textual) às atividades humanas, buscando proporcionar vivências significativas em situações de interação (a princípio distante e, posteriormente presencial). Este gênero será revisitado, com vistas a agregar um certo ‘tom’ de mistério, pois trabalharemos com a noção de tempo “kairós”, em que há uma espera pela resposta da carta. O projeto, caracterizado como um projeto interinstitucional colaborativo, envolverá alunos do segundo ano do ensino médio do IFSP - Campus São Carlos e alunos deste mesmo nível de ensino do IFSULDEMINAS - campus Três Corações, que se corresponderão uns com os outros por meio de cartas manuscritas (à princípio com utilização de pseudônimos), com foco no desenvolvimento de habilidades comunicativas e estreitamento das relações afetivas, buscando ainda a troca de informações sobre a rotina estudantil em diferentes contextos da Rede Federal.
Coordenadora:
Edital nº 245/2023, de 14 de abril de 2023
1. Identificação de trilhas e preservação de árvores no Bosque Cambuí: promovendo a conscientização ambiental e o desenvolvimento sustentável
O Bosque Cambuí é um espaço verde fundamental para promover a conscientização ambiental e o desenvolvimento sustentável na comunidade de São Carlos. O projeto atende a uma demanda da Associação dos Moradores do Bairro Santa Marta, que informou sobre a necessidade de uma atualização das antigas e precárias placas de identificação existentes no local. A proposta busca expandir o escopo do projeto para melhorar a experiência e a educação ambiental dos visitantes do bosque. O objetivo do projeto é classificar as árvores ao longo das trilhas ecológicas e criar um guia de visitação, que incluirá informações sobre a identificação das árvores, as trilhas mapeadas e a sinalização do bosque. O guia proporcionará um ambiente educacional ao ar livre para visitantes de escolas de toda a cidade e região, promovendo a conscientização da natureza e do meio ambiente.
Coordenador:
2. Sancabots em Extensão
Os atuais avanços tecnológicos, principalmente os digitais, impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas. O Brasil é um grande consumidor dessas tecnologias e carece de formação tecnológica para amenizar esta dependência. O ensino de programação e eletrônica através da robótica pode ser uma forma de contornar este problema, além de contribuir para uma educação de qualidade (ODS4). Assim, este projeto de extensão tem como objetivo difundir os conhecimentos de programação, eletrônica e robótica para a comunidade de São Carlos, aumentando o número de jovens e adultos com habilidades, competências técnicas e profissionais, propiciando assim um ambiente propício ao empreendedorismo, desenvolvimento científico e tecnológico nestas áreas que permeiam diversas atividades humanas. A demanda surgiu da articulação com uma Escola Municipal de Educação Básica e de uma Fundação Educacional da cidade. Isso será feito através do oferecimento do curso "Lógica de programação com Arduino e Scratch", da realização de oficinas formativas e de debates sobre robótica. Com isso, é esperado que isso contribua para aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.
Coordenador:
Edital nº 182/2023 | Curricularização da Extensão - Fluxo Contínuo (Vigente até o 1º sem/2024)
1. Voe para o futuro
O projeto de extensão "Voe para o futuro" tem como objetivo principal realizar a divulgação do IFSP – Campus São Carlos na comunidade local, com foco nas escolas de ensino médio instaladas no município. O projeto visa apresentar a instituição como um espaço de produção do conhecimento, pesquisa e extensão, buscando desmistificar a ideia de que a instituição pública de ensino superior é um lugar distante e inacessível para a população. Para a execução das ações, serão selecionados estudantes de graduação que estarão cursando disciplinas que fazem parte das ações de curricularização da extensão dos cursos superiores da instituição. Esses estudantes serão capacitados por meio de oficinas e treinamentos que versarão desde a apresentação da instituição até técnicas de comunicação e abordagem. Para elaboração das atividades, será realizada uma pesquisa com as escolas, a fim de identificar quais as principais dúvidas e questionamentos dos alunos e professores a respeito de instituições de ensino superior. Com base nessa pesquisa, serão elaboradas atividades que buscam esclarecer as principais dúvidas e apresentar a instituição de forma dinâmica e atrativa. As atividades serão divididas em duas etapas: a primeira consistirá em visitas das equipes do projeto às escolas, onde será realizada a apresentação da instituição, suas atividades e as possibilidades de ingresso. Essas apresentações serão acompanhadas de atividades lúdicas e interativas, que buscarão aproximar os alunos da instituição e estimular o interesse pelo ensino superior. Já a segunda etapa consistirá na realização de visitas guiadas à instituição, onde os estudantes das escolas terão a oportunidade de conhecer a estrutura da instituição, visitar os laboratórios e participar de oficinas e atividades práticas realizadas pelos estudantes voluntários do projeto. A avaliação das ações será realizada por meio de questionários aplicados aos alunos e professores das escolas participantes do projeto, bem como por meio de análise dos registros das atividades realizadas e dos relatórios elaborados pelos estudantes voluntários. Espera-se que os resultados apontem se as atividades foram bem recebidas pelos alunos e professores, destacando a importância do projeto para o esclarecimento de dúvidas e o estímulo ao interesse pelo ensino superior.
Coordenador:
2. Inglês para Aviação: comunicação e estudos linguísticos
O inglês é o idioma usado por profissionais da aviação, incluindo pilotos, controladores de tráfego aéreo, engenheiros, despachantes de voo, comissários de bordo e outros (Friginal; Mathews; Roberts, 2020). Embora atenção significativa tenha sido dada à comunicação do piloto e do controlador de tráfego aéreo, outros âmbitos profissionais, como a documentação escrita que garante a aeronavegabilidade da aeronave e a segurança do voo, foram marginalizados. Como a maioria da documentação vem dos fabricantes de aeronaves e é produzida em inglês, recomenda-se que os profissionais da aviação sejam proficientes em inglês para facilitar a mobilidade e o comércio já que tal documentação é atualizada constantemente e não haveria tempo hábil para traduções. Visto que 80% de todos os técnicos de aeronaves em todo o mundo não são falantes nativos de inglês (Friginal; Mathews; Roberts, 2020), a ausência da proficiência e a consequente dificuldade em se compreender as informações publicações técnicas de aeronaves pode levar a sérias consequências (Drury; Ma, 2003). Assim, o objetivo deste projeto é promover discussões e ações em prol da melhor compreensão da língua inglesa e da melhoria da comunicação considerando a língua inglesa e a área da aviação. O projeto tem potencial para gerar alguns produtos, tais como materiais pedagógicos, guias de estudo, palestras, minicursos, treinamentos de equipe.
Coordenadora: Daniela Terenzi
3. Práticas Extensionistas - Dialogando com a Sociedade
O projeto "Práticas Extensionistas - Dialogando com a sociedade" tem o objetivo de ampliar o diálogo entre o IFSP – Campus São Carlos e a comunidade externa – contemplando organizações empresariais, públicas e do Terceiro Setor – que atua em seu entorno, visando identificar as reais demandas sociais e possíveis melhorias, baseadas nas grandes áreas da Administração, da gestão nestas organizações. Assim, a partir da realização de ações, como por exemplo palestras e visitas técnicas, espera-se que sejam levantadas as oportunidades de extensão a serem desenvolvidas no âmbito da curricularização da Extensão no curso de Bacharelado em Administração do IFSP – Campus São Carlos com o devido protagonismo dos estudantes e em articulação com a comunidade externa.
4. Práticas Extensionistas – Propostas de Melhorias para organizações de São Carlos
O projeto "Práticas Extensionistas – Propostas de Melhorias para organizações de São Carlos" tem o objetivo de fomentar um diálogo aberto e colaborativo entre o IFSP, Campus São Carlos, e as comunidades empresariais, órgãos públicos e organizações do Terceiro Setor que atuam em seu entorno, visando desenvolver propostas de melhorias em processos de gestão. Seu objetivo principal é formular e implementar abordagens de aprimoramento nos processos de gestão, os quais foram identificados como necessidades latentes durante o desenvolvimento do projeto de extensão curricularizado (no segundo semestre de 2023 e primeiro de 2024) intitulado “Práticas Extensionistas Dialogando com a Sociedade”. Desta forma, a partir da realização de uma série de ações dialógicas e interativas, como visitas técnicas e experiências práticas, espera-se desenvolver, juntamente com os atores e com o devido protagonismo dos estudantes, a compreensão dos processos de gestão escolhidos e sugerir possíveis melhorias a serem desenvolvidas no âmbito das disciplinas do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais (TPG) do campus. A expectativa é que tais atividades e ações propiciem a continuidade e o fortalecimento das empresas envolvidas, desempenhando um papel consolidativo do arranjo produtivo local e na promoção da geração de emprego e renda.
Coordenador:
5. Desenvolvimento de uma interface Web para carregamento e análise de dados genômicos de animais
Pesquisadores da área de melhoramento genético constantemente fazem uso da análise genômica de bovinos de corte com o intuito de obter melhorias em relação à qualidade da carne bovina. Nesse contexto, existe um software livre chamado Machado Genomics, no qual dados genômicos são carregados a fim de uma maior utilização da comunidade de pesquisadores. Embora esse software seja muito útil e amplamente utilizado, o carregamento de dados genômicos nele requer um conhecimento técnico prévio, pois é necessária a execução de comandos de um sistema operacional específico, o Linux. Essa exigência faz com que pesquisadores que não tenham um conhecimento técnico do sistema operacional encontrem dificuldades em carregar os seus dados. Dessa forma, o objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de uma interface Web intuitiva para simplificar o processo de carregamento de dados no software Machado Genomics, em parceria com a empresa pública Embrapa Agricultura Digital, que é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para alcançar esse objetivo, será realizado um workshop com os pesquisadores da Embrapa, um estudo do software Machado Genomics, será feita a criação e validação de protótipos de interface Web, a sua implementação utilizando um framework para front-end, além de testes unitários e de integração contínua, visando garantir a qualidade do código produzido. O processo de desenvolvimento será suportado em todas as suas etapas pelo método ágil Scrum, que permitirá uma adaptação contínua às mudanças e uma entrega iterativa de valor ao longo do desenvolvimento do projeto. A duração prevista para o projeto é de 18 meses e meio e não acarretará custos adicionais ao IFSP câmpus São Carlos. Ao final de cada iteração planejada, haverá um entrega parcial do produto, sempre validado por meio de testes e aprovação da empresa envolvida. A documentação do software será constantemente gerada e atualizada. Ao final do projeto, espera-se que a interface Web desenvolvida seja de amplo uso pelos pesquisadores da área e que facilite a inserção de dados genômicos no software Machado.
Coordenador:
6. Voo de Conhecimento: Engenharia Aeronáutica na Comunidade
O projeto de extensão "Voo de Conhecimento: Engenharia Aeronáutica na Comunidade" tem como objetivo promover a integração entre o IFSP – Campus São Carlos e a comunidade externa, estendendo suas ações para além dos muros da instituição e envolvendo diversas entidades e grupos da região. A iniciativa busca posicionar o IFSP como um centro ativo de produção de conhecimento, pesquisa e prestação de serviços à comunidade, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, o projeto oferece a possibilidade de prestação de serviços à comunidade externa, com o intuito de atender às necessidades locais de forma eficiente e sustentável. Para alcançar esses objetivos, serão selecionados estudantes de graduação que estejam envolvidos nas disciplinas relacionadas à curricularização da extensão nos cursos superiores da instituição. Esses alunos serão capacitados através de oficinas e treinamentos que abrangem desde a apresentação da instituição até o desenvolvimento de habilidades de comunicação e abordagem. Para conceber as atividades, os alunos participantes do projeto irão estabelecer contato direto com representantes da comunidade externa, buscando identificar as principais dúvidas e necessidades relacionadas às instituições de ensino superior, além de oportunidades para ações que possam atender essas demandas. Com base nessas interações, serão desenvolvidas atividades que não apenas esclareçam dúvidas e apresentem a instituição de maneira dinâmica e atrativa, mas que também atendam às necessidades específicas da comunidade externa. A avaliação das ações será realizada por meio de questionários aplicados aos participantes, bem como pela análise dos registros e relatórios elaborados pelos estudantes voluntários. Espera-se que os resultados evidenciem a eficácia das atividades na disseminação de informações sobre o ensino superior e no estímulo ao interesse pela educação, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável da comunidade.
Coordenador:
7. Criação de jogos de tabuleiro para crianças com base em livros infantis
O projeto de extensão busca promover o desenvolvimento infantil por meio da literatura, arte, criatividade, comunicação e aplicação de conhecimentos adquiridos, por meio de atividades lúdicas. Além disso, o projeto incorporará uma nova dimensão ao integrar conceitos de eletrônica analógica, com os alunos do IFSP desenvolvendo e aplicando circuitos eletrônicos em jogos de tabuleiro. Essa abordagem permitirá que crianças das escolas municipais de São Carlos interajam com tecnologias práticas, promovendo não apenas a criatividade e o raciocínio lógico, mas também introduzindo princípios básicos de eletrônica de maneira divertida e educativa. Com a participação da comunidade externa, os alunos trarão seus jogos de tabuleiro preferidos para compartilhar com os demais, explorando diferentes estruturas de jogos, suas características e elementos desafiadores. Além disso, as crianças irão buscar inspiração em livros infantis de sua preferência, promovendo a leitura, debate e reflexão sobre a história e, em seguida, a criação de um jogo baseado no livro, utilizando atividades de arte para aprimorar os personagens e cenários. O projeto prevê o desenvolvimento de habilidades como liderança e trabalho em equipe pelos alunos, que serão avaliados pelo seu nível de envolvimento e protagonismo no processo de criação dos jogos. Será feito um acompanhamento e avaliação sistemática para garantir a coerência com os objetivos, metodologia e cronograma, com indicadores de resultados claros e mensuráveis. Ao final, serão realizadas rodadas de jogo, divulgando os resultados alcançados. O projeto visa, portanto, promover o desenvolvimento infantil de forma lúdica, com a participação da comunidade externa, o envolvimento ativo dos discentes do IFSP e avaliação sistemática para garantir a efetividade das ações realizadas.
Coordenador: Fabriciu Alarcão Veiga Benini
8. Inclusão digital para pessoas com deficiência intelectual
A introdução do computador na vida moderna é um fator irreversível, mais ainda no contexto educacional. Se para pessoas comuns o uso do computador é muito importante, ele se torna algo ainda maior quando se fala em pessoas com deficiência.
Para esse público, o uso do computador significa a sua autonomia para fins educacionais e de trabalho, a sua integração com o mundo moderno e possibilidades de emprego. Nesse contexto, estimular o uso do computador para esse público torna-se primordial para melhorar a qualidade de vida e possibilitar mais chances de inserção no mundo do trabalho, alinhando as atividades do projeto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Em contrapartida, pensar na relação trabalho e deficiência é algo importante e necessário para docentes, discentes e comunidade em geral, principalmente diante do contexto das cotas escolares e das empresas. A fim de atingir tais objetivos serão escolhidos estudantes de graduação, envolvidos nas disciplinas relacionadas à curricularização da extensão do curso de Bacharelado em Engenharia de Software e do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Esses estudantes serão capacitados por meio de oficinas e treinamentos, abrangendo desde a apresentação do IFSP a instituições que prestam atendimento a alunos com deficiência intelectual, até habilidades de comunicação. Para isso, este projeto visa trabalhar a inclusão digital e social de pessoas com deficiência intelectual por meio de aulas de computação propostas e preparadas pelos alunos, visita técnica à APAE e à outras instituições que atendem esse público e palestras sobre deficiência. Será também proposto aos alunos a pesquisa sobre demandas dessas entidades, o que poderá gerar grupos de discussão e oficinas onde poderão ser convidadas pessoas que trabalham com deficiência. A avaliação das ações serão feitas por meio de questionários aplicados aos participantes bem como a análise dos relatório e registros das ações, além da dinâmica que será proposta ao final do semestre para verificar possíveis melhorias para projetos futuros.
Coordenadora: Celia Leiko Ogawa Kawabata
2023/1
Edital nº 004/2023, de 22 de fevereiro de 2023
Projetos contemplados e em desenvolvimento no ano de 2023
1. Inclusão digital para pessoas com deficiência intelectual
O projeto busca promover o desenvolvimento infantil por meio da literatura, arte, criatividade, comunicação e aplicação de conhecimentos adquiridos, por meio de atividades lúdicas. Com a participação da comunidade externa, os alunos trarão seus jogos de tabuleiro preferidos para compartilhar com os demais, explorando diferentes estruturas de jogos, suas características e elementos desafiadores. Além disso, as crianças irão buscar inspiração em livros infantis de sua preferência, promovendo a leitura, debate e reflexão sobre a história e, em seguida, a criação de um jogo baseado no livro, utilizando atividades de arte para aprimorar os personagens e cenários. O projeto prevê o desenvolvimento de habilidades como liderança e trabalho em equipe pelos alunos, que serão avaliados pelo seu nível de envolvimento e protagonismo no processo de criação dos jogos. Será feito um acompanhamento e avaliação sistemática para garantir a coerência com os objetivos, metodologia e cronograma, com indicadores de resultados claros e mensuráveis. Ao final, serão realizadas rodadas de jogo, divulgando os resultados alcançados. O projeto visa, portanto, promover o desenvolvimento infantil de forma lúdica, com a participação da comunidade externa, o envolvimento ativo dos discentes do IFSP e avaliação sistemática para garantir a efetividade das ações realizadas.
Coordenadora: Celia Leiko Ogawa Kawabata
2. Criação de jogos de tabuleiro para crianças com base em livros infantis
O projeto busca promover o desenvolvimento infantil por meio da literatura, arte, criatividade, comunicação e aplicação de conhecimentos adquiridos, por meio de atividades lúdicas. Com a participação da comunidade externa, os alunos trarão seus jogos de tabuleiro preferidos para compartilhar com os demais, explorando diferentes estruturas de jogos, suas características e elementos desafiadores. Além disso, as crianças irão buscar inspiração em livros infantis de sua preferência, promovendo a leitura, debate e reflexão sobre a história e, em seguida, a criação de um jogo baseado no livro, utilizando atividades de arte para aprimorar os personagens e cenários. O projeto prevê o desenvolvimento de habilidades como liderança e trabalho em equipe pelos alunos, que serão avaliados pelo seu nível de envolvimento e protagonismo no processo de criação dos jogos. Será feito um acompanhamento e avaliação sistemática para garantir a coerência com os objetivos, metodologia e cronograma, com indicadores de resultados claros e mensuráveis. Ao final, serão realizadas rodadas de jogo, divulgando os resultados alcançados. O projeto visa, portanto, promover o desenvolvimento infantil de forma lúdica, com a participação da comunidade externa, o envolvimento ativo dos discentes do IFSP e avaliação sistemática para garantir a efetividade das ações realizadas.
Coordenador: Fabriciu Alarcão Veiga Benini
3. Soft Skills - Para além do virtual
Com a virada do século XXI, a globalização, a internet e a 4ª revolução industrial, as habilidades técnicas, antes essenciais, se tornaram ineficientes. Ademais, as ferramentas e técnicas de gestão de qualidade se mostraram adequadas até determinado ponto, além de serem facilmente replicáveis pelos concorrentes. A partir de então, surge uma nova gama de habilidades requeridas não somente pelas empresas no campo profissional, mas também no dia a dia das pessoas, que estavam cada vez mais interconectadas e sob pressão, que são as chamadas soft skills. Basicamente, essas "habilidades suaves", na tradução literal, são habilidades de relacionamento interpessoal, controle emocional, entre outros. Elas promovem melhoria tanto do ambiente de trabalho quanto de cada pessoa em si e são características presentes nos grandes líderes. O presente projeto contará com duas ações principais de extensão, sendo elas um curso FIC para toda a comunidade externa do IFSP e uma palestra/oficina de algum dos tópicos abordados no curso, com um especialista convidado. Esse palestrante poderá ser algum gestor, profissional de recursos humanos, recrutador, profissional da saúde, entre outros, desde que se relacione com o curso e com o desenvolvimento do estudante, seja ele profissional ou pessoal. Espera-se, ao final, ampliar e desenvolver as “soft skills” dos alunos, além de melhorar sua empregabilidade.
Coordenador: Roberto Ramon Mendonça
4. Grupo de Música Popular Brasileira Flor do Indaiá
Esta ação de extensão feita de forma parceira entre a Escola de Música Diego Lima e o IFSP Campus São Carlos tem como proposta levar aos alunos e à comunidade de São Carlos uma vivência cultural que privilegia instrumentos e gêneros musicais locais da música popular brasileira. Sua relevância acadêmica e social está dividida em duas frentes: os benefícios cognitivos do fazer musical e o resgate da cultura local e nacional. A música trabalha aspectos cognitivos e motores que podem ser benéficos em outras áreas e campos, além de trabalhar expressão, criatividade e memória. Ao mesmo tempo, o tema escolhido valoriza gêneros musicais da cultura brasileira, como o samba, forró, baião, o choro e seus sub-gêneros (valsa, maxixe, polca, etc.), permitindo aos alunos que entrem em contato com a extensa cultura musical brasileira - valorizando inclusive a forte herança africana em sua estrutura - e propagando-a por meio de apresentações musicais. O presente projeto também visa integrar toda a comunidade externa com a comunidade acadêmica. Pretende-se ocupar o espaço físico do IFSP integrando pessoas que já frequentam ou não o campus por meio de tais atividades musicais. Desta forma, um dos efeitos também esperados desta integração é a divulgação do campus na cidade e região. Também é alvo do projeto apresentações e oficinas que podem ser oferecidas fora das dependências do campus, estreitando os laços da instituição com a comunidade externa, inclusive de outros campi, instituições e cidades. A ação de extensão proposta se destina a pessoas que toquem instrumentos tanto harmônicos, melódicos e percussivos ou que cantem. Além de conhecerem o repertório, aprenderão conceitos de teoria (leitura de cifras e partitura), percepção e prática musical.
Coordenador: André Garcia Correa
2021
1. Microbacias Hidrográficas do Município de São Carlos: coeducação entre gerações para a sustentabilidade
Objetivo do projeto: formar pessoas comprometidas com o exercício da cidadania crítica e a sustentabilidade do ambiente, principalmente em relação às questões que envolvem o consumo, a gestão sustentável dos recursos hídricos e o potencial dialógico existente nas relações entre gerações utilizando como recursos didáticos o Atlas Histórico e Socioambiental das Regiões Hidrográficas do Município de São Carlos e o livro A Coeducação entre Gerações: um olhar crítico para o desenvolvimento sustentável.
Equipe:
Renata Martins dos Santos Paro - coordenadora
Isabel Georgina Patronis Dominguez - escritora
Silvia Aparecida Martins dos Santos - CDCC-USP
Rita de Cássia de Almeida - professora
Veja: Vídeos do Projeto
Redes Sociais