Coordenação do Napne
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Coordenação do Napne IFSP Campus São Carlos: Cíntia Yuri Soga Bomfim Machado
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Local de atendimento: Sala B106 |
Veja: Horários de atendimento |
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Napne
O Napne é um órgão de natureza consultiva, de assessoramento e executiva, de composição multiprofissional, instituído pelo diretor-geral de cada campus por meio de Portaria.
Ações do Napne
Para conhecer mais das ações do Napne do Campus São Carlos nos últimos anos, acesse a revista do "Napne Em Ação"
Para mais informações, acesse o Napne - Reitoria.
Finalidade do Napne
O Napne tem por finalidade desenvolver ações, programas, projetos que contribuam para a promoção da inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especificas, buscando viabilizar as condições para o acesso, permanência e êxito, e na sua qualidade de vida com ética, respeito, cidadania e social.
Entende-se como estudantes acompanhados pelo Napne aqueles que fazem parte do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), conforme legislação vigente. Os demais estudantes (aqueles que não constituem parte do público-alvo da educação especial segundo a legislação vigente) deverão também ser acompanhados pela equipe multiprofissional da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP), ou equivalente, com direito a percursos formativos diferenciados, caso necessário. Esses também poderão ser direcionados ao Napne de acordo com a avaliação conjunta entre o Núcleo e a CSP.
Em atendimento a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. A educação especial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), efetivada por meio das ações inclusivas do Napne de cada câmpus, as quais estão integradas às atuações das demais instâncias do Instituto, constitui um paradigma educacional fundamental na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da instituição de ensino.
Objetivos do Napne
0 Napne de cada campus do IFSP tem como objetivos, visando o PAEE:
- Contribuir para criação de espaços que viabilizem a discussão para a implementação da cultura da educação para a convivência, para o respeito à diversidade, para a promoção da acessibilidade arquitetônica, bem como para a eliminação das barreiras educacionais e atitudinais, incluindo socialmente a todos por meio da educação;
- Prestar apoio educacional aos estudantes;
- Envolver os diversos segmentos que compõem a comunidade escolar no sentido de estabelecer políticas e diretrizes para inclusão no IFSP enquanto um compromisso coletivo (de todos);
- . Instigar a prática democrática e as ações inclusivas para os estudantes.
Parágrafo único. Entende-se por comunidade escolar a direção-geral, os docentes, os servidores técnico-administrativos, os colaboradores (terceirizados e estagiários), os estudantes, seus familiares e a comunidade externa onde o instituto está localizado.
- Difundir e programar as diretrizes de inclusão dos estudantes;
- . Envolver os diversos segmentos que compõem a comunidade escolar no sentido de estabelecer políticas e diretrizes para inclusão no IFSP enquanto um compromisso coletivo (de todos);
- Instigar a prática democrática e as ações inclusivas para os estudantes.
Parágrafo único. Entende-se por comunidade escolar a direção-geral, os docentes, os servidores técnico-administrativos, os colaboradores (terceirizados e estagiários), os estudantes, seus familiares e a comunidade externa onde o instituto está localizado.
Saiba mais sobre o funcionamento do Napne na PORTARIA NORMATIVA RET IFSP Nº 8, DE 28 DE JUNHO DE 2021
Mais informações podem ser acessadas na representação do NAPNE na reitoria: https://ifsp.edu.br/acoes-e-programas/42-ensino/1472-acoes-inclusivas
PEI - Plano Educacional Individualizado
O Plano Educacional Individualizado, mais conhecido pela sigla PEI, é um documento elaborado pela comunidade escolar para os estudantes PAEE que necessitem de acessibilidade. A construção do plano deve ser coletiva pelo estudante, família (se o estudante for menor de idade), docentes, Napne, CSP e demais envolvidos.
O planejamento deve ser revisado periodicamente, a fim que seja possível acompanhar o desenvolvimento do estudante, pensando nas estratégias de acessibilidade.
Conforme a Instrução normativa PRE/IFSP nº 001, de 20 de março de 2017, o PEI do IFSP é composto de informações gerais sobre o estudante, sugestões de encaminhamentos e de um programa pedagógico, conforme o modelo disponível aqui para download. https://drive.ifsp.edu.br/s/1EZavhiSljRQysM#pdfviewer
Para saber mais sobre o PEI e outras orientações para acessibilidade ao estudante apoiado pelo NAPNE, leia:
Instrução Normativa PRE/IFSP Nº 001, de 20 de março de 2017
Instrução Normativa PRE/IFSP Nº 001, de 20 de março de 2017 - Anexos
Caso necessite, neste link se encontra os links em word, em formato editáveis:
https://drive.ifsp.edu.br/s/iyYI5Yn6B6uEAGv#pdfviewer
Para mais informações, acesse o Napne - Reitoria.
Composição do Napne
A equipe do Napne deve ser composta por
- Diretor Adjunto Educacional ou equivalente;
- Um pedagogo;
Ill. Um assistente social;
- Um psicólogo;
- Um técnico em assuntos educacionais;
- Um tradutor-intérprete de Libras-português;
VII. Um docente de Libras;
VIII. Um professor de Educação Especial;
- Um estudante PAEE;
- Um representante da família, preferencialmente familiar de PAEE;
Xl. Coordenador de curso ou um representante docente de cada curso que tiver estudantes
acompanhados pelo Napne;
XII. Um representante de cada coordenadoria: CSP, CRA, CEX, CTI, CAE, CBI, DAA;
XIII. Um representante estudantil;
XIV. Um representante da comunidade externa, com aprovação dos membros natos do Napne.
Parágrafo único: Na ausência de profissionais da equipe básica poderá compor outros profissionais especificado em portaria.
Art. 12. Além da equipe básica descrita no artigo acima, podem participar outros servidores do IFSP (docentes e técnico-administrativos), profissional de apoio; brailista; guia vidente; ledor e demais pessoas da comunidade escolar (direção-geral, docentes, técnico-administrativos, estudantes e familiares) que se identifiquem com a temática da inclusão e que manifestem o desejo de participação efetiva no Napne.
Entre em contato com a equipe do Napne pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Reuniões do Napne 2024
Reuniões do NAPNE:
Primeiro semestre:
28/03/2024
25/04/2024
30/05/2024
27/06/2024
Segundo semestre:
29/08/2024
26/09/2024
24/10/2024
28/11/2024*
*A data da reunião poderá sofrer alteração para 05/12/2024.
Documentos do Napne
Legislação das Ações Inclusivas
O compromisso do IFSP com as ações inclusivas está assegurado pela legislação vigente bem como por documentos institucionais. Para saber mais, acesse a página da DAIN - Diretoria de Ações Inclusivas (Legislação) e a página do Napne - Reitoria.
Redes Sociais