Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NAPNE > Últimas Notícias > Notícia em destaque > Curricularização da Extensão: Projetos de Computação Concluídos e Novos Desafios para 2025
Início do conteúdo da página
Notícia em destaque

Curricularização da Extensão: Projetos de Computação Concluídos e Novos Desafios para 2025

Curricularização da Extensão potencializa o aprendizado dos estudantes da área da Computação. 

  • Publicado: Segunda, 27 de Outubro de 2025, 15h49
  • Última atualização em Quinta, 04 de Dezembro de 2025, 16h10

A reformulação dos cursos da área de Computação, concluída em 2023, trouxe importantes avanços para a integração da extensão acadêmica no currículo. A chamada Curricularização da Extensão, que promove a inserção de ações práticas e de impacto social no aprendizado dos estudantes, tem se consolidado como um marco para o desenvolvimento de projetos inovadores.

Em 2024, dois projetos de destaque foram realizados. O primeiro, em parceria com a Embrapa Agricultura Digital (Campinas, SP), focou no desenvolvimento de soluções de software, enquanto o segundo envolveu a APAE, com um projeto voltado para a inclusão digital de pessoas com deficiência intelectual.

O projeto com a APAE, conduzido no segundo semestre de 2024 pelos alunos do Bacharelado em Engenharia de Software, teve um impacto significativo, permitindo aos estudantes interagir de forma personalizada com as pessoas atendidas pela instituição. Essa experiência foi enriquecedora tanto para os alunos, que aplicaram seus conhecimentos de forma prática, quanto para os usuários da APAE, que foram beneficiados com novas ferramentas para facilitar sua inclusão digital. Durante o projeto os alunos fizeram uma visita técnica à Apae onde puderam conhecer os espaços e os atendimentos feitos pela instituição que possui 3 setores principais: o setor de deficiência intelectual (DI), o setor de transtorno do espectro autista (TEA) e o setor de apoio ao envelhecimento (AE). O projeto visa a inclusão digital dos alunos com deficiência intelectual proporcionando também uma inclusão social dessa população que aprende a utilizar softwares como navegadores, editores de texto, dentre outros. As aulas de informática foram feitas no laboratório de informática da APAE e foram atendidas três turmas de TEA, duas de AE e uma de DI. Os alunos do BES também tiveram a oportunidade de assistir uma palestra sobre TEA ministrada pela psicóloga da APAE.

O desenvolvimento de software em parceria com a Embrapa foi realizado de maneira colaborativa entre os alunos do Bacharelado em Engenharia de Software (BES) e do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). Iniciado no segundo semestre de 2024 e concluído no primeiro semestre de 2025, o projeto teve por objetivo o desenvolvimento de um sistema Web para alimentação do software Machado Genomics, que possibilita aos usuários o armazenamento, a busca e a visualização de dados biológicos. Isso evidencia a flexibilidade e a continuidade das ações de extensão entre diferentes turmas e cursos. O sucesso do projeto foi reconhecido pela Embrapa, que parabenizou a equipe pelo excelente trabalho realizado.

Novos Projetos para 2025:

O segundo semestre de 2025 traz novas perspectivas e desafios para a área de Computação. Continuando a parceria com a APAE, novos projetos serão desenvolvidos, com a ampliação da participação dos estudantes. Além disso, dois novos projetos de desenvolvimento de software estão em andamento, envolvendo três turmas de diferentes cursos: duas do BES e uma do ADS.

Um desses projetos, em parceria com a Santa Casa e a UFSCar, tem como objetivo a automação do acompanhamento de pacientes, facilitando a interação entre médicos, residentes e a equipe de saúde. O outro projeto, em colaboração com a Embrapa Pecuária Sudeste, busca criar um sistema de indicadores para sistemas de produção que combina atividades agrícolas, pecuárias e florestais.

Esses novos projetos envolvem cerca de 100 alunos, distribuídos entre quatro turmas e dois cursos de Computação, com a orientação de cinco professores: Célia, Fabio, Jorge, Lucas e Tiago.

A Curricularização da Extensão continua a ser um pilar importante na formação dos alunos da área de Computação, proporcionando experiências reais tanto para os estudantes, como também para beneficiar diretamente a sociedade.

Confira as fotos da Curricularização da Extensão e projetos em nosso Instagram, clicando aqui

0
0
0
s2smodern
Fim do conteúdo da página