Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Destaques > Últimas Notícias > Defesa de Monografia do curso de Pós-Graduação - "Especialização Lato Sensu em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade"
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

Defesa de Monografia do curso de Pós-Graduação - "Especialização Lato Sensu em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade"

Defesa de Monografia da discente Juliana Nakamoto Arai do curso de Pós-Graduação "Especialização Lato Sensu em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade"

  • Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2022, 07h05
  • Última atualização em Quinta, 24 de Novembro de 2022, 07h05

 

A defesa de monografia da discente Juliana Nakamoto Arai do curso de Pós-Graduação "Especialização Lato Sensu em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade", agendada para amanhã dia 24/11/2022, às 14:00h, via Microsoft Teams.

TítuloEDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAÇÃO: ESTUDO DE CASO NO IFSP - CAMPUS SÃO CARLOS
Discente
Juliana Nakamoto Arai 
Orientadora: Profa. Dra. 
Adriana Antunes Lopes 
Banca
Profa. Dra. Katia Sakihama Ventura e Profa. Dra. Renata Martins dos Santos Paro
SuplenteProf. Dr. Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira
 
Resumo:
Com a evolução da humanidade, houve a necessidade do aumento na produção dos alimentos. Para atender essa demanda, como por exemplo a Revolução Verde, a qual foi criada para permitir um aumento na produção agrícola por meio de novas sementes e práticas agrícolas, chegando até a mesa dos consumidores diretamente ou por meio de terceiros. As indústrias passaram a produzir alimentos ultra processados facilitando a vida da população com a praticidade em encontrar nos supermercados, alimentos prontos para o consumo. Durante o processo de produção de um alimento natural desde o seu cultivo, colheita, produção, logística até chegar ao consumidor final podem ocorrer perdas ou desperdício, além de gastos com a energia elétrica e água. Assim como no processo de preparação desses alimentos podem gerar sobras, no consumo das refeições podem gerar o resto-ingesto. Em ambos ocorrem desperdício e estas práticas acontecem devido à ausência de informação ou sensibilização por parte da sociedade, uma vez que, podem ocorrer impactos ambientais desde do início de sua produção, até o destino final dos alimentos. A educação ambiental é uma forma de contribuir para a diminuição dos impactos ao meio ambiente. Essa reflexão foi a motivação para a realização desta pesquisa, que tem como objetivo geral sensibilizar os servidores de uma instituição de ensino pública no interior de São Paulo acerca da educação ambiental e alimentação. A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa em forma de estudo de caso realizada no Instituto Federal de São Paulo - campus São Carlos, onde foi aplicado um questionário online (via formulário) com parte dos servidores, contendo 10 questões fechadas. Os participantes puderam responder questões sobre a rotina de alimentação e seu preparo, demonstrar conhecimento sobre termos relacionados à sustentabilidade e descrever sobre atitudes acerca dos resíduos gerados durante a alimentação. Por fim, foi elaborado um guia digital por meio de um weblog, de caráter informativo e educacional sobre sustentabilidade, curiosidades e receitas alternativas com intuito de diminuir o desperdício de alimentos e organizar o descarte de restos e sobras de alimentos na instituição e locais onde os servidores realizam suas refeições.
 
Palavras-chave: educação ambiental, desperdício de alimentos; sustentabilidade.
0
0
0
s2smodern
registrado em:
Fim do conteúdo da página