Página inicial > Destaques > Últimas Notícias > IFSP Campus São Carlos completa 15 anos de início das atividades acadêmicas

IFSP Campus São Carlos completa 15 anos de início das atividades acadêmicas

Aula inaugural foi ministrada em 02/08/2008

• Publicado: Quarta, 02 de Agosto de 2023, 16h33
  • Última atualização em Sábado, 05 de Agosto de 2023, 10h27

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus São Carlos está em festa neste mês de agosto! Comemorando seus 15 anos de início das atividades acadêmicas na cidade de São Carlos, a instituição celebra uma história de compromisso com a educação de qualidade, formação de profissionais capacitados e contribuições significativas para a comunidade local e regional.

O Campus São Carlos, sediado na cidade de São Carlos, SP, teve sua autorização de funcionamento concedida através da Portaria nº 1.008, de 29 de outubro de 2007, pelo Ministério da Educação (MEC). Desde então, o campus tem se destacado como um dos principais centros de formação técnica e tecnológica da região, atraindo alunos de diversas partes do país em busca de ensino de excelência.

A aula inaugural do primeiro curso, Análise e Desenvolvimento de Sistemas - ADS, foi proferida pelo Prof. Cleber Silva de Oliveira, da Unidade Guarulhos, no dia 02 de agosto de 2008, marcando o início de uma jornada de sucesso para o campus e seus estudantes. Desde o início do funcionamento, o IFSP Campus São Carlos estabeleceu uma parceria estratégica para a utilização racional de recursos materiais, contando com o apoio fundamental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Prefeitura Municipal de São Carlos. Sediado na área de expansão norte da UFSCar, próximo ao Centro de Convenções, o campus possui infraestrutura moderna e completa, incluindo biblioteca, salas de aula, laboratórios, cantina e até um hangar, oferecendo aos alunos um ambiente propício para a aprendizagem e desenvolvimento de habilidades.

Ao longo desses 15 anos, o IFSP Campus São Carlos tem desempenhado um papel fundamental na formação de profissionais qualificados em diversas áreas do conhecimento. Seus cursos técnicos e superiores e de pós-graduação, aliados à busca constante por atualização curricular e tecnológica, têm preparado os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Hoje, ofertamos os cursos: Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio e Curso Técnico em Manutenção Aeronáutica em Aviônicos Integrado ao Ensino Médio; Curso Técnico Concomitante e/ou Subsequente em Manutenção Aeronáutica em Célula; Curso Técnico Concomitante e/ou Subsequente em Manutenção Aeronáutica em Grupo Motopropulsor; Curso Técnico Concomitante e/ou Subsequente em Qualidade; Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves (em extinção), Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais; Bacharelado em Engenharia Aeronáutica; Bacharelado em Engenharia de Software; Bacharelado em Administração; Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Desenvolvimento de Sistemas para Dispositivos Móveis e Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Além disso, a instituição tem se destacado na promoção da pesquisa, da inovação e do empreendedorismo, fomentando projetos e iniciativas que aproximam os estudantes da realidade do mercado e incentivando-os a desenvolver soluções criativas e sustentáveis.

Nesse contexto, o IFSP Campus São Carlos não apenas cumpre com sua missão de formar profissionais, mas também de impactar positivamente a comunidade onde está inserido. Projetos de extensão, ações sociais e parcerias com empresas locais são algumas das formas pelas quais a instituição contribui para o desenvolvimento regional e a promoção da cidadania.

Parabéns ao IFSP Campus São Carlos pelos seus 15 anos de trajetória! Que essa história de sucesso continue sendo escrita, formando profissionais que transformam realidades e contribuindo para um futuro cada vez mais promissor.