Página inicial > Destaques > Últimas Notícias > Alunos do Segundo Ano do Curso Técnico em TII do Campus São Carlos desenvolveram Cartazes de Utilidade Pública na disciplina de Inglês

• Publicado: Sexta, 24 de Maio de 2024, 16h29
  • Última atualização em Sexta, 24 de Maio de 2024, 17h06

No primeiro bimestre deste ano, os alunos do segundo ano do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio do IFSP Campus São Carlos desenvolveram na disciplina de Inglês, sob a orientação da professora Aline Raquel Franceschini, projetos finais focados em campanhas de serviço público, conhecidas como PSAs (Public Service Announcements). O objetivo dessas campanhas é abordar temas importantes na sociedade, incentivando ações e conscientização sobre questões relevantes.

Durante o bimestre, os alunos seguiram um processo estruturado para criar suas campanhas. Primeiramente, eles escolheram temas de grande relevância social, como doação de sangue, vícios com telas de celular, adoção de animais, fake news entre outros. Em seguida, realizaram uma pesquisa detalhada, buscando dados científicos que justificassem a escolha de seus temas. Esse processo envolveu a escrita de um minirrelatório científico que resultou no desenvolvimento de suas habilidades de pesquisa e argumentação. Após a justificativa dos temas, os alunos passaram à criação de cartazes. Cada cartaz foi cuidadosamente elaborado, levando em consideração elementos de semiótica. As cores, as fontes e a hierarquia visual foram estrategicamente pensadas para transmitir a mensagem de forma clara e impactante. O objetivo era comover e despertar a sociedade para a importância dos temas abordados. Como etapa final do projeto, os alunos gravaram podcasts nos quais discutiram suas opiniões e reflexões sobre os temas escolhidos. Esses podcasts serviram como uma plataforma para os alunos expressarem suas vozes e aprofundarem o debate sobre questões sociais críticas.

Os resultados desses projetos estão disponíveis para a comunidade conferir. Clicando no link abaixo, você pode acessar os cartazes criados pelos alunos e ouvir os podcasts, mergulhando nas campanhas de serviço público desenvolvidas por esses jovens comprometidos com a transformação social.