Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Destaques > Últimas Notícias > Abertura do curso técnico em Manutenção Aeronáutica em Célula destaca participação feminina
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

Abertura do curso técnico em Manutenção Aeronáutica em Célula destaca participação feminina

Cerimônia no Campus São Carlos do IFSP marca o início de um projeto pioneiro em parceria com a Anac, voltado para a inclusão de mulheres na aviação

  • Publicado: Terça, 18 de Junho de 2024, 17h37
  • Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2024, 10h22

Na última segunda-feira (17), o Campus São Carlos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizou a cerimônia de abertura da Aula Magna do Curso Técnico em Manutenção Aeronáutica em Célula. Este curso subsequente ao ensino médio é uma parceria entre a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o IFSP, integrando o programa “Asas para Todos”. A iniciativa visa aumentar a participação feminina em carreiras tradicionalmente dominadas por homens, como a de mecânico de manutenção aeronáutica e piloto, patrocinada pelo projeto "Mulheres na Aviação".

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o reitor do IFSP, Professor Silmário dos Santos, o Diretor-Presidente da Anac, Tiago Sousa Pereira, e representantes de importantes instituições educacionais e governamentais. "Este curso é fundamental para desenvolver capital humano em uma região que exige muitos mecânicos de aeronáutica," destacou Tiago Sousa Pereira. Ele ainda ressaltou a importância da parceria com o IFSP na formação de profissionais de qualidade para a aviação civil.

O curso oferece 40 vagas, das quais 24 foram preenchidas por mulheres. A estudante Ana Paulo dos Santos Roberto, de 37 anos, compartilhou seu entusiasmo: “Senti necessidade de agregar na minha formação e esse curso está em uma área que está em crescimento”. O curso terá duração de 24 meses, com bolsas de R$ 700 mensais, seguidas por mais 12 meses de bolsa para incentivar a continuidade dos estudos na área de Mecânica de Aeronaves.

Rodrigo Cristian Lemes, diretor-adjunto Educacional e Gestor do Projeto, comentou sobre a importância da parceria: "Isso vai institucionalmente trazer uma responsabilidade muito grande, tanto pelo desenvolvimento do Campus São Carlos quanto para promover nossos alunos no mercado de trabalho." 

O reitor do IFSP, Professor Silmário dos Santos, também celebrou a iniciativa, destacando que o projeto-piloto deve ser ampliado para incluir um programa de pilotagem, beneficiando tanto mulheres quanto homens. Ele agradeceu a participação da Setec/MEC e da Anac, evidenciando o apoio do governo federal no desenvolvimento regional e nacional.
A Aula Magna foi conduzida por Tiago Sousa Pereira, cuja vasta experiência na área de aviação e gestão pública trouxe insights valiosos para os novos alunos. Ele enfatizou o papel crucial da formação de mecânicos de manutenção para o crescimento da aviação civil e a criação de oportunidades profissionais para os estudantes do IFSP.

0
0
0
s2smodern
registrado em:
Fim do conteúdo da página