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COMUNICADO – POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

  • Publicado: Terça, 02 de Fevereiro de 2021, 16h11
  • Última atualização em Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 16h09

Comunicamos que:

  1. O auxílio estudantil referente a fevereiro de 2021 será pago aos alunos matriculados que se encontravam ativos no Programa de Auxílio Permanência em dezembro de 2020.
  2. O Edital para inscrição no Programa de Assistência Estudantil deverá ser publicado ainda esta semana.
  3. O SUAP já abriu as inscrições! Quem quiser adiantar, poderá seguir as orientações a seguir:

 

Período das Inscrições – De 02/02/2021 à 15/02/2021

 

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÕES

Os estudantes deverão se inscrever através do sistema SUAP de acordo com as etapas abaixo:

 1° Passo:

  1. Acessar o site: ifsp.edu.br/suap. Para quem ainda não tem acesso ao SUAP, clicar em PRIMEIRO ACESSO → preencher os campos para criação de senha utilizando o número do prontuário → preencher os dados solicitados;
  2. Após efetivação do cadastro e criação da senha, entrar novamente na página www.ifsp.edu.br/suap e inserir os dados de acesso (em usuário, inserir a sigla SC + nº prontuário);
  3. Clicar nas abas ATIVIDADES ESTUDANTIS → SERVIÇO SOCIAL→ INSCRIÇÃO;
  4. Na aba INSCRIÇÃO, selecionar o PROGRAMA DE AUXILIO PERMANÊNCIA e responder o QUESTIONÁRIO;
  5. Após responder a CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA, clicar em SALVAR. Abrirá uma aba pedindo para ANEXAR os documentos. Após anexar os documentos, RETORNE A TELA DE INÍCIO. Na lateral esquerda, próximo a foto do aluno, num quadro de aviso amarelo na área ‘fique atento!’, selecione o edital correspondente e termine de preencher sua inscrição. Em seguida clicar em ENVIAR.

2° Passo:

  1. Encaminhar as cópias dos documentos solicitados para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com título de e-mail “INSCRIÇÃO PAP 2021”.

3° Passo:

  1. Preencher o questionário a seguir: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdH-qOzrjcilgO-zgy9sBbxSEV8gGMmaZ7gKdoSSHOuftfM_g/viewform 

 

Não serão homologadas inscrições onde algum dos passos descritos acima não sejam concluídos e/ou em que todos os documentos solicitados não forem apresentados.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Apresentar a cópias dos documentos abaixo. Anexar toda a documentação na inscrição do SUAP e encaminhá-la via e-mail – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

DOCUMENTOS PESSOAIS DO ESTUDANTE

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de endereço atualizado
  • TERMO DE RESPONSABILIDADE (anexo I). Em caso de menores de 18 anos, os responsáveis legais deverão assinar o termo.
  • Comprovante de Conta (preferencialmente comprovante de depósito) – A conta deve estar no nome e CPF do próprio estudante (mesmo para os menores de 18 anos). Não é possível realizar o pagamento em conta conjunta, salário, privativa, inativa ou que estejam em nome de terceiros.

 DOCUMENTOS DA FAMÍLIA/DESPESAS

  • RG e CPF de todos os membros que residem na casa
  • Aos menores de 18 anos: RG ou certidão de nascimento

COMPROVANTES DE RENDA E TRABALHO

  • Empregados com renda fixa e/ou servidores públicos: cópia do contracheque referente ao mês anterior à abertura deste edital ou declaração do empregador, constando cargo e salário mensal atualizado; 
  • Autônomos e trabalhadores inseridos no mercado informal: declaração de Trabalho Autônomo (Anexo V) e cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com folhas de identificação e última anotação de contrato de trabalho (se houver) e página seguinte em branco; 
  • Empresários autônomos: no mínimo, último comprovante de pro labore ou Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE) e guia de recolhimento ao INSS do mês anterior à abertura deste edital, compatível com a renda declarada e/ou declaração do imposto de renda; 
  • Aposentados: contracheque ou último detalhamento de crédito, comprovando o recebimento de aposentadoria; 
  • Pensionistas: comprovante atualizado de pagamento de pensão por morte e/ou pensão alimentícia paga pelo pai ou mãe. No caso de pensão alimentícia informal, apresentar declaração do responsável (anexo V), atestando o acordo verbal, no qual conste o valor recebido, o nome do beneficiário, nome dos pais e número dos documentos de identificação (RG e CPF), data e local e assinatura do declarante; 
  • Desempregados: preenchimento de declaração de próprio punho, conforme Anexo V, termo de rescisão do último contrato de trabalho ou comprovante de recebimento de respectivas parcelas do seguro desemprego; 
  • Estagiários: termo de compromisso de estágio, constando o valor da remuneração atualizado. Declaração da empresa, constando o valor da remuneração; 
  • Pessoas com necessidades especiais/deficiência: comprovante do benefício recebido; 
  • Beneficiários dos programas sociais de transferência de renda: cartão do programa social e cópia do extrato do último recebimento;
  • Locatários de imóveis: comprovante de rendimento oriundo de locação de imóveis;
  • Maiores de dezoito anos que não trabalham ou que possuam Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em branco: apresentar cópia da CTPS, com folhas de identificação e página de contrato de trabalho e a declaração “sem renda” do Anexo V;
  • Comprovante do auxílio-doença para os casos de recebimento do referido benefício previdenciário. 

 

As declarações, formulários e anexos citados neste Edital estão disponíveis para download no site oficial do IFSP Campus São Carlos (scl.ifsp.edu.br), aba ENSINO - Assistência Estudantil – Programa de Auxílio Permanência.

 

Samira Nathalia Pizza de Santis

Assistente Social

Coordenadoria Sociopedagógica

 

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