COMUNICADO – POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Comunicamos que:
- O auxílio estudantil referente a fevereiro de 2021 será pago aos alunos matriculados que se encontravam ativos no Programa de Auxílio Permanência em dezembro de 2020.
- O Edital para inscrição no Programa de Assistência Estudantil deverá ser publicado ainda esta semana.
- O SUAP já abriu as inscrições! Quem quiser adiantar, poderá seguir as orientações a seguir:
Período das Inscrições – De 02/02/2021 à 15/02/2021
PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÕES
Os estudantes deverão se inscrever através do sistema SUAP de acordo com as etapas abaixo:
1° Passo:
- Acessar o site: ifsp.edu.br/suap. Para quem ainda não tem acesso ao SUAP, clicar em PRIMEIRO ACESSO → preencher os campos para criação de senha utilizando o número do prontuário → preencher os dados solicitados;
- Após efetivação do cadastro e criação da senha, entrar novamente na página www.ifsp.edu.br/suap e inserir os dados de acesso (em usuário, inserir a sigla SC + nº prontuário);
- Clicar nas abas ATIVIDADES ESTUDANTIS → SERVIÇO SOCIAL→ INSCRIÇÃO;
- Na aba INSCRIÇÃO, selecionar o PROGRAMA DE AUXILIO PERMANÊNCIA e responder o QUESTIONÁRIO;
- Após responder a CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA, clicar em SALVAR. Abrirá uma aba pedindo para ANEXAR os documentos. Após anexar os documentos, RETORNE A TELA DE INÍCIO. Na lateral esquerda, próximo a foto do aluno, num quadro de aviso amarelo na área ‘fique atento!’, selecione o edital correspondente e termine de preencher sua inscrição. Em seguida clicar em ENVIAR.
2° Passo:
- Encaminhar as cópias dos documentos solicitados para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com título de e-mail “INSCRIÇÃO PAP 2021”.
3° Passo:
- Preencher o questionário a seguir: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdH-qOzrjcilgO-zgy9sBbxSEV8gGMmaZ7gKdoSSHOuftfM_g/viewform
Não serão homologadas inscrições onde algum dos passos descritos acima não sejam concluídos e/ou em que todos os documentos solicitados não forem apresentados.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Apresentar a cópias dos documentos abaixo. Anexar toda a documentação na inscrição do SUAP e encaminhá-la via e-mail – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
DOCUMENTOS PESSOAIS DO ESTUDANTE
- RG
- CPF
- Comprovante de endereço atualizado
- TERMO DE RESPONSABILIDADE (anexo I). Em caso de menores de 18 anos, os responsáveis legais deverão assinar o termo.
- Comprovante de Conta (preferencialmente comprovante de depósito) – A conta deve estar no nome e CPF do próprio estudante (mesmo para os menores de 18 anos). Não é possível realizar o pagamento em conta conjunta, salário, privativa, inativa ou que estejam em nome de terceiros.
DOCUMENTOS DA FAMÍLIA/DESPESAS
- RG e CPF de todos os membros que residem na casa
- Aos menores de 18 anos: RG ou certidão de nascimento
COMPROVANTES DE RENDA E TRABALHO
- Empregados com renda fixa e/ou servidores públicos: cópia do contracheque referente ao mês anterior à abertura deste edital ou declaração do empregador, constando cargo e salário mensal atualizado;
- Autônomos e trabalhadores inseridos no mercado informal: declaração de Trabalho Autônomo (Anexo V) e cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com folhas de identificação e última anotação de contrato de trabalho (se houver) e página seguinte em branco;
- Empresários autônomos: no mínimo, último comprovante de pro labore ou Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE) e guia de recolhimento ao INSS do mês anterior à abertura deste edital, compatível com a renda declarada e/ou declaração do imposto de renda;
- Aposentados: contracheque ou último detalhamento de crédito, comprovando o recebimento de aposentadoria;
- Pensionistas: comprovante atualizado de pagamento de pensão por morte e/ou pensão alimentícia paga pelo pai ou mãe. No caso de pensão alimentícia informal, apresentar declaração do responsável (anexo V), atestando o acordo verbal, no qual conste o valor recebido, o nome do beneficiário, nome dos pais e número dos documentos de identificação (RG e CPF), data e local e assinatura do declarante;
- Desempregados: preenchimento de declaração de próprio punho, conforme Anexo V, termo de rescisão do último contrato de trabalho ou comprovante de recebimento de respectivas parcelas do seguro desemprego;
- Estagiários: termo de compromisso de estágio, constando o valor da remuneração atualizado. Declaração da empresa, constando o valor da remuneração;
- Pessoas com necessidades especiais/deficiência: comprovante do benefício recebido;
- Beneficiários dos programas sociais de transferência de renda: cartão do programa social e cópia do extrato do último recebimento;
- Locatários de imóveis: comprovante de rendimento oriundo de locação de imóveis;
- Maiores de dezoito anos que não trabalham ou que possuam Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em branco: apresentar cópia da CTPS, com folhas de identificação e página de contrato de trabalho e a declaração “sem renda” do Anexo V;
- Comprovante do auxílio-doença para os casos de recebimento do referido benefício previdenciário.
As declarações, formulários e anexos citados neste Edital estão disponíveis para download no site oficial do IFSP Campus São Carlos (scl.ifsp.edu.br), aba ENSINO - Assistência Estudantil – Programa de Auxílio Permanência.
Samira Nathalia Pizza de Santis
Assistente Social
Coordenadoria Sociopedagógica
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