Página inicial > Últimas Notícias > Defesa de TCC da Especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade

Defesa de TCC da Especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade

• Publicado: Sexta, 19 de Março de 2021, 18h44
  • Última atualização em Sexta, 19 de Março de 2021, 18h44

Defesa de TCC da Pós-Graduação, Especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade da aluna Rosimari Aparecida Viveiro Ruy

A defesa ocorrerá no dia 22/04/2021 às 9h00 pelo Google Meets - https://meet.google.com/ceh-bchw-aye (link da sala).

Seguem os dados:

Título: A Educação Ambiental Escolar Revisitada. Novos olhares, velhos problemas

Orientador: Matheus de Sousa Sato

Banca: Marcelo de Godoy Rodrigues

Renata Martins dos Santos Paro

Suplente: André Garcia Correa

Resumo: O objetivo desta pesquisa foi diagnosticar, em estudos recentes, as possíveis causas da aparente estagnação da evolução da Educação Ambiental (EA) nas escolas brasileiras de educação básica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com base em artigos científicos com estudos realizados no triênio 2017-2018-2019 disponibilizados na base de dados Google Acadêmico de abril de 2019 a abril de 2020. A busca por palavras-chave relacionadas à Educação Ambiental escolar resultou em 24 artigos, a maioria deles publicada em eventos ou periódicos científicos. Tomamos como referência as macrotendências conservacionista, pragmática e crítica da Educação Ambiental definidas por Layrargues e Lima (2014), considerando a predominância das duas primeiras como características de uma EA estagnada. Considera-se, portanto, neste estudo, a preponderância da perspectiva crítica, afinada aos mais recentes desdobramentos epistemológicos da Educação Ambiental, como um sinal de evolução da EA escolar. A análise de conteúdo desses trabalhos ratificou a hipótese de uma aparente estagnação da Educação Ambiental nas escolas brasileiras de educação básica, apontando como principal responsável por esse quadro o imenso poderio socioeconômico das elites mantenedoras do paradigma hegemônico neoliberal, que impede ou desvirtua iniciativas capazes de fazerem emergir formas diferentes de pensar, de ser e de viver que possam conduzir à disrupção das bases da atual economia de mercado. Indica-se, assim, que formações em Educação Ambiental, desenvolvidas numa perspectiva crítica, coletiva e colaborativa, sejam propiciadas aos docentes em formação e/ou em atuação nas escolas brasileiras de educação de básica, com vistas ao fortalecimento dos grupos de professores em cada escola, de modo que possam transcender os muros escolares e se articularem enquanto categoria profissional capaz de construir saberes ambientais em rede e, quiçá, pavimentar os caminhos para uma mudança de paradigmas através da formação dos milhões de estudantes que passam, ano após anos, pelos bancos escolares deste país.

Palavras-chave: Educação ambiental. Pensamento crítico. Educação básica.