Aluno de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves (TMA) participa de projeto da XMobots junto com a ANAC
O aluno Audriê Mendes, do Curso de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves (TMA), participou de um importante projeto. Trata-se de um processo de certificação aeronáutica bastante simplificado quando comparado às aeronaves tripuladas, mas que têm suas particularidades e desafios por conta de serem aeronaves operadas remotamente. Veja o relato do Audriê:
Fui contratado pela XMobots no final de 2019, com o início da vigência do contrato de estágio se dando em janeiro de 2020. Hoje me encontro no cargo de Analista de Certificação.
O setor de certificação tem a importante atribuição de homologar produtos aeronáuticos e estabelecer níveis mínimos de segurança ao projeto aeronáutico, conforme critérios de aceitabilidade vigentes junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Esse processo consiste na interação técnica entre agência e requerente, e baseia-se no desenvolvimento de meios de cumprimento aceitáveis em relação aos requisitos de aeronavegabilidade estabelecidos pela base de certificação (RBAC e 94). As demonstrações de cumprimento de requisitos envolvem ensaios em voo e em solo, avaliações de segurança e confecção de documentação técnica.
Não participei de todo processo, mas foi um aprendizado muito grande poder interagir com a ANAC através da resolução de pendências técnicas e na realização de ensaios em voo de preparação para os voos de final compliance. Estes são os voos finais, realizados na presença de inspetores da ANAC a fim de verificar a capacidade operacional do sistema. Além do aprendizado, é também uma honra fazer parte deste pioneirismo e desse passo tão importante que foi dado na indústria de aeronaves não tripuladas do Brasil. No entanto, esse não foi o primeiro feito da XMobots no campo da certificação de aeronaves não tripuladas. A empresa também é a detentora do primeiro Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) para um VANT fabricado no Brasil e do primeiro Certificado de Aeronavegabilidade Especial de RPA (CAER) para voos além da linha de visada visual (beyond visual line of sight - BVLOS). É de interesse da companhia e o objetivo do time certificação continuar superando fronteiras e atingindo conquistas pioneiras no campo da certificação de aeronaves não tripuladas.
Parabéns Audriê! É o IFSP de São Carlos preparando seus alunos para os desafios atuais e inovações na área tecnológica.
Redes Sociais