Página inicial > Últimas Notícias > Campus São Carlos recebe equipamento de baixo custo para descontaminação de máscaras criado por servidores e alunos do IFSP em parceria com pesquisadores externos

• Publicado: Quinta, 17 de Junho de 2021, 19h42
  • Última atualização em Quinta, 17 de Junho de 2021, 20h26

O equipamento nomeado como “Ultracif” foi criado em duas versões, uma com maior potência, que permite a desinfecção da máscara em três minutos, e outro que necessita de cinco minutos para total esterilização das máscaras.

A equipe de desenvolvimento do projeto é formada pelo professor Alexandre Brincalepe Campo e o aluno Rafael Feitoza, do curso superior de Engenharia de Controle e Automação, do Campus São Paulo; Luísa Perez Yamauchi Baptista, da Escola Politécnica da USP; o engenheiro Carlos Eduardo Palmieri Teixeira, servidor do Campus São Carlos, e o empresário Marcelo Sousa, físico e proprietário da Bright Photomedicine.

De acordo com Alexandre Brincalepe, professor do Departamento de Elétrica e coordenador do Laboratório de Controle Aplicado (LCA) do campus São Paulo, o Ultracif usa um tipo de radiação ultravioleta do tipo C nociva para tecidos vivos. “O espectro do ultravioleta é dividido em quatro faixas, sendo que a faixa UVC é aquela compreendida entre 200 nm e 280 nm. Esta faixa tem a característica de ser absorvida com facilidade por ácidos nucleicos de organismos vivos, sendo, portanto, uma faixa letal para estes”. Para não trazer riscos aos seres humanos, segundo o professor, foi necessário confinar as lâmpadas, colocando-as dentro de uma região fechada, em que é possível pendurar a máscara em uma alça e deixá-la o tempo suficiente para descontaminá-la. Confira:

O projeto foi premiado em um edital do Instituto EDP e foi realizado a partir da parceria entre a empresa Bright Photomedicine e o Campus São Paulo do IFSP. Foram desenvolvidas dez unidades do Ultracif, sendo que um deles ficará disponível para uso no Campus São Carlos e foi recebido de Carlos Eduardo Palmieri Teixeira, engenheiro do projeto, pelo Diretor-Geral Prof. Rivelli da Silva Pinto.

Para conhecer mais, acesse:

Projeto Ultracif

Manual de Montagem