PROCEDIMENTOS PARA A ASSINATURA DE DOCUMENTOS DE ESTÁGIO E RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
A Coordenação de Extensão do Câmpus São Carlos, esclarece os seguintes procedimentos de entrega de documentos de estágio e as formas de assinatura:
FORMAS DE ASSINAR OS DOCUMENTOS DE ESTÁGIO
Os documentos necessários para o início de um estágio são: termo de compromisso e plano de atividades. A empresa e/ou aluno preenchem através do formulário:
https://forms.gle/4pBbRZZ8HnAPmjqw6
A data de início do estágio será preferencialmente nas segundas-feiras e para isso os documentos de estágio deverão ser analisados e aprovados até a quarta-feira anterior para proceder com as assinaturas. Desta forma, procure o professor (a) orientador (a) para aprovar o plano de atividades antes da quarta-feira.
As assinaturas dos documentos são rápidas de serem executadas, o que geralmente atrasa é a demorada dos (das) alunos (as) quando precisam refazer os planos de atividades. Sendo assim, para evitarmos tal situação, o (a) aluno (a) deverá com certa antecedência entrar em contato com o(a) professor(a) orientador(a) de estágio para orientá-lo (a) quanto a construção do mesmo e posterior aprovação.
Após os documentos serem aprovados, os mesmos deverão ser convertidos em formato PDF.
Importante lembrar a todos que os documentos de estágio devem assinados por todos pelo menos até um dia antes da data de início do estágio. Caso alguma assinatura não ocorra, favor, enviar um e-mail para estagio.scl@ifsp.edu.br informando.
Os professores orientadores de estágio são:
- Tecnologia em Processos Gerencias (TPG):
Renata Oliveira de Carvalho (renolicar@ifsp.edu.br) e
André Luiz Mendes Oliveira (andre.mendes@ifsp.edu.br);
- Técnico em Qualidade (QUA):
André Luiz Mendes Oliveira (andre.mendes@ifsp.edu.br);
- Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS):
Sérgio Luisir Discola Junior (sergioldj@ifsp.edu.br) e
Célia Leiko Ogawa Kawabata (celiak@ifsp.edu.br);
- Técnico em Informática para. Internet Integrado ao Ensino Médio:
Carlos José de Almeida Pereira (carlao2005@ifsp.edu.br);
- Tecnologia em Manutenção de Aeronaves (TMA):
Thiago Rodrigo Cicogna (thiago.cicogna@ifsp.edu.br);
- Técnico em Manutenção de Aeronaves em Aviônicos Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Manutenção de Aeronaves em Célula:
Ivens Alberto Mayer (ivensmeyer@ifsp.edu.br).
As assinaturas dos documentos de estágio poderão ser realizadas de 4 formas onde a empresa optará pela que melhor lhe atenda:
Após o preenchimento do formulário, o aluno(a) e/ou empresa deverão entrar em contato pelo e-mail estagio.scl@ifsp.edu.br e informar como será a forma de assinatura dos documentos.
1. VIA PRESENCIAL
Neste caso, os documentos de estágio (já aprovados pelo professor orientador e 3 vias de cada) precisam ser entregues até quarta-feira das 10h às 12h no Câmpus na sala da Biblioteca com a servidora Eliane para que o estágio inicie na próxima segunda-feira. Caso a entrega no Câmpus seja inviável, combinar com a servidora por e-mail (estagio.scl@ifsp.edu.br) qualquer dia antes da quarta-feira para a entrega.
As vias a serem assinadas por todos devem ser retiradas no Câmpus nos dias de quarta-feira das 10h às 12h ou agendar com a servidora Eliane outro dia e horário.
Lembrar que na via presencial, deve ser assinado apenas na última folha e rubricado nas outras páginas.
2. VIA SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública)
Neste caso, faremos todas as assinaturas à distância pelo sistema acadêmico do IFSP (SUAP).
Para tanto, necessitamos que paralelamente ao preenchimento do formulário, o supervisor, o responsável pela assinatura da concedente e o aluno (se for de menor, seu representante legal) precisam enviar para o e-mail estagio.scl@ifsp.edu.br os seguintes documentos digitalizados:
PESSOA EXTERNA |
DOCUMENTOS PESSOAIS |
DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS |
OUTROS DOCUMENTOS |
Representante legal da concedente |
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Documento que comprove o vínculo com a empresa (holerite ou carteira de trabalho). |
Termo de responsabilidade |
Supervisor de estágio |
|
Documento que comprove o vínculo com a empresa (holerite ou carteira de trabalho). |
Termo de responsabilidade |
Responsável legal do aluno menor de idade |
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Documento que comprove a responsabilidade legal (certidão de nascimento, termo de tutela etc.). |
Termo de responsabilidade |
Após o envio desses documentos, cadastramos no SUAP os documentos (termo de compromisso, plano de atividades) e as pessoas externas responsáveis pela assinatura dos documentos (documentos da planilha). O SUAP notificará todos por e-mail para assinar os documentos.
Segue o link explicando como as pessoas externas assinam via SUAP:
https://manuais.ifsp.edu.br/books/ifsp-digital/page/adicionando-pessoa-externa-para-assinatura-eletr%C3%B4nica-de-documentos-no-suap#bkmrk-acessando-como-pesso
Caso não sejam notificados, por gentileza, nos avise através do e-mail estagio.scl@ifsp.edu.br
A ordem das assinaturas serão:
- Termo de compromisso: aluno(a) ⇒empresa concedente ⇒testemunhas (Ricardo Arai e Eliane Ciarallo)⇒diretor geral IFSP
- Plano de atividades: aluno(a)⇒supervisor⇒professor(a) orientador(a).
Após a assinatura de todos os envolvidos, a CEX encaminha os documentos para o (a) aluno (a) encaminhar para a empresa.
3. ASSINATURA ELETRÔNICA DO GOV.BR
Todas as pessoas envolvidas para assinar os documentos: concedente, aluno (representante legal, caso seja de menor), supervisor (a), professor (a) orientador (a), testemunhas e diretor geral do IFSP – Câmpus São Carlos devem fazer o cadastro (é rápido e fácil) no seguinte link: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica
Feito o cadastro, segue a ordem das assinaturas dos documentos que foram gerados em PDF:
- Termo de Compromisso: aluno(a) ⇒empresa concedente ⇒testemunhas (Ricardo Arai e Eliane Ciarallo) ⇒diretor geral IFSP. O aluno encaminha esse documento assinado por ele e pela empresa para o e-mail estagio.scl@ifsp.edu.br.
- Plano de atividades: aluno(a) ⇒supervisor (a)⇒professor(a) orientador(a). O(a) aluno(a) encaminha o documento assinado por ele(a) e pelo(a) supervisor(a) para o email do(a) professor (a) orientador (a). O (a) professor (a) orientador (a) assina e encaminha o documento para a CEX (estagio.scl@ifsp.edu.br).
Após a assinatura de todos os envolvidos, a CEX encaminha os documentos para o (a) aluno (a) encaminhar para a empresa.
Caso as assinaturas desses documentos (termo de compromisso e plano de atividades) por parte do IFSP não forem assinados até um dia antes da data de início do estágio, entrar em contato urgente através do e-mail estagio.scl@ifsp.edu.br.
4. ASSINATURA ELETRÔNICA ATRAVÉS DE PLATAFORMAS
As empresas que optarem pela assinatura dos documentos de estágio por plataformas de assinatura eletrônicas (Contraktor, Docusign, D4sign, Clicksign, Adobe Sign, entre outras) são aceitas.
A empresa precisa nos enviar os dados necessários para assinatura dos servidores do IFSP – Câmpus São Carlos. Lembrando que as assinaturas só poderão ter início após a aprovação do plano de atividades pelo Professor(a) Orientador(a).
Após as assinaturas de todos, a empresa precisará enviar a cópia dos documentos assinados por todos para o e-mail estagio.scl@ifsp.edu.br
Caso as assinaturas desses documentos (termo de compromisso e plano de atividades) por parte do IFSP não forem assinados até um dia antes da data de início do estágio, entrar em contato urgente através do e-mail estagio.scl@ifsp.edu.br.
Os relatórios, termo aditivo, termo de rescisão e termo de realização do estágio também poderão ser assinados pelas 4 maneiras descritas acima.
Quaisquer dúvidas, enviar e-mail para estagio.scl@ifsp.edu.br.
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