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Professores de Institutos Federais podem compartilhar experiências interdisciplinares no IX Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Esocite

  • Publicado: Quarta, 11 de Agosto de 2021, 10h52
  • Última atualização em Quarta, 11 de Agosto de 2021, 10h52

Inscrições foram prorrogadas até 16/08!


Duas docentes do IFSP - Câmpus São Carlos: Carla Rufo (da área de gestão) e Viviane Garcia (da área de línguas) coordenam um Grupo de Trabalho sobre Formação Interdisciplinar nos institutos federais, no qual docentes de diferentes IFs poderão compartilhar suas experiências nessa temática. O GT faz parte do IX Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Esocite (Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias), que este ano tem como tema: “Qual interdisciplinaridade queremos? Novas agendas científicas para sociedades em transformação”.

De acordo com as professoras, práticas de ensino que ultrapassam as disciplinas e que contribuam para a formação de cidadãos críticos - capazes de atuar socialmente em um mundo cada vez mais plural, globalizado, tecnológico – são fundamentais no contexto escolar atual, embora ainda sejam bastante tímidas, considerando o modelo de ensino bastante fragmentado ao qual estamos submetidos. Especialistas no tema afirmam que essa fragmentação limita e dificulta a compreensão do conhecimento científico e dos fenômenos em geral, em toda sua complexidade, e que as práticas interdisciplinares, compreendidas como práticas que promovem a interação entre duas ou mais disciplinas, têm sido uma forma de promover a integração, uma alternativa à abordagem disciplinar normalizadora e ao modelo de educação baseado em parcelas de conhecimento.

Para a professora Dra. Viviane Garcia, é importante olharmos cientificamente para o resultado de experiências interdisciplinares nos diversos contextos de ensino, especialmente no contexto dos Institutos Federais, onde essas práticas têm sido cada vez mais incentivadas – tanto pelos documentos norteadores do ensino quanto pelas ações de formação continuada de professores. “O olhar científico nos auxilia a compreender os fenômenos resultantes dessas ações e a produzir conhecimento de forma a iluminar o caminho para futuras experiências interdisciplinares”, afirma.

A professora Dra. Carla Rufo explica que o objetivo do GT é dar ênfase e visibilidade a trabalhos que versam sobre resultados de experiências com ações e projetos que envolvam a interdisciplinaridade, no sentido de compartilhar saberes e práticas de docentes dos institutos federais, nos seus diversos níveis de atuação – médio, técnico, superior e pós-graduação. Pretendemos, ainda, contribuir para que essas práticas e projetos interdisciplinares, muitas vezes relegados a um lugar periférico, sejam dinamizados e ocupem uma dimensão mais relevante no contexto dos IFs no Brasil.

O evento ocorrerá virtualmente de 10 a 16 de outubro e as submissões de trabalho (comunicações orais) poderão ser feitas até 16 de agosto.

Link de acesso à plataforma de inscrições e à programação do evento: https://esocite9.esocite.org.br/

 

Dúvidas sobre o GT “Formação Interdisciplinar e CTS nos IFs:  boas práticas” podem ser esclarecidas diretamente com as professoras proponentes, via e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

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