Página inicial > Últimas Notícias > [Participe!] Palestra: "Impactos antrópicos e a escassez de água para o abastecimento público"

• Publicado: Quarta, 06 de Outubro de 2021, 10h38
  • Última atualização em Quarta, 06 de Outubro de 2021, 10h38

Palestra: "Impactos antrópicos e a escassez de água para o abastecimento público" (15/10, às 18h)

A água doce é hoje um dos recursos naturais imprescindíveis para a sustentabilidade econômica, social e ecológica. No atual cenário de mudanças climáticas globais é prevista a escassez hídrica em vastas áreas do planeta. Contudo mesmo em países detentores de grandes bacias hidrográficas, prevê-se que as mudanças climáticas que já se iniciaram levarão, em tempo relativamente curto à escassez de água potável para abastecimento humano. Estima-se que setecentos milhões de pessoas serão atingidas ainda nesta década, no mundo todo.

Seja em âmbito federal, estadual ou municipal, as medidas propostas para deter a perda quantitativa dos recursos hídricos, ou para conter a deterioração da qualidade da água ambas superficial e subterrânea não tem surtido o efeito necessário e desejado, e desde a virada do milênio não se observam resultados significativos. Muitas populações e seus empreendimentos econômicos experimentam algum tipo de inviabilidade criando incertezas e preocupações.

Nesta apresentação exploraremos como muitos municípios em diversas regiões do Brasil e em particular do Estado de São Paulo enfrentarão problemas de escassez de água não só pela diminuição da quantidade de água, mas também pela perda da qualidade da água usada para abastecimento humano, dessedentação de animais ou pela elevada perda de diversidade da biota aquática, como já acontece com os recursos pesqueiros, em geral.

No caso específico dos municípios de pequeno e médio porte houve avanços consideráveis no mapeamento dos Recursos Hídricos e no Diagnóstico dos Problemas locais de escassez ou do comprometimento por uso inadequado ou poluição generalizada seja na área rural ou urbana.

Abordaremos também medidas que tenham sido tomadas ou ações urgentemente necessárias por parte da gestão municipal ou estadual.

Link de inscrição: https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/46/

Será gerado certificado de participação para os inscritos que assinarem a lista de presença no dia da palestra.

Mini-currículo da palestrante: Profa. Dra. Odete Rocha

Professora titular em Ecologia e pesquisadora do departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos, campus de São Carlos, SP.
Formação Acadêmica: Bióloga, Licenciada em Ciências e Matemática (1970 a 1972) e Ciências Biológicas (1973 a 1975), pela Universidade Federal de São Carlos. É Mestre em Zoologia/Ecologia pela Universidade de São Paulo, São Paulo (1976-1978), Doutorado em Zoologia (PhD) pela Universidade de Londres, Royal Holloway College, Inglaterra (1979-1983) e Pós-doutorado pela Universidade da California, San Diego, Estados Unidos (1993-1994);
Atuação Profissional: Foi docente no Ensino Básico e Médio (1969-1975); é Docente no Ensino Superior na Universidade Federal de São Carlos (março de 1976 até o presente). Ministra disciplinas obrigatórias para Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, e optativas para Licenciatura em Física e Química, Bacharelado em Estatística e Engenharia de Materiais e Mecânica. É docente e orientadora no Curso de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de São Carlos e docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos. Desenvolve e orienta pesquisas ecológicas nas Áreas de Ecologia Aquática com ênfase em Limnologia e Ecotoxicologia. Os principais temas estudados são a Biodiversidade em águas doces, Ecologia de comunidades planctônicas e bentônicas, Espécies exóticas invasoras, Poluição das águas, Ecotoxicidade aquática. Tem ampla experiência de pesquisa de campo tendo desenvolvendo pesquisas em diversos ecossistemas e biomas brasileiros: Bacias dos rios Amazonas, São Francisco, Alto Paraná e Rio Doce; Biomas Lençóis Maranhenses, Pantanal Matogrossense e Sisdtema Lacustre do Vale do Médio Rio Doce.
Atua fortemente na formação de recursos humanos, tendo concluído a orientação de 25 iniciações científicas, 41 mestrados e 60 doutorados. Publicou 197 artigos científicos em periódicos, 8 livros e 55 capítulos de livros.

CV: http://lattes.cnpq.br/7577441794992601

Transmissão ao vivo pelo canal do câmpus no Youtube: