Página inicial > Últimas Notícias > RETORNO PARCIAL DO ATENDIMENTO PRESENCIAL DA BIBLIOTECA: Empréstimo e Devolução de Livros

• Publicado: Sexta, 08 de Outubro de 2021, 19h39
  • Última atualização em Quarta, 13 de Outubro de 2021, 15h35

A biblioteca do Câmpus São Carlos retornou parcialmente suas atividades com o serviço de empréstimo de material via agendamento.

O acesso do público aos espaços físicos da biblioteca estará restrito apenas à entrada e saída com finalidade exclusiva de retirada de materiais emprestados (via agendamento). O uso das mesas e espaços destinados para estudos individuais e em grupo, salas de reuniões, ambientes destinados à leitura e computadores continuam suspensos, assim como os empréstimos entre bibliotecas (EEB) e recebimento de doações de materiais. O acesso ao acervo físico da biblioteca também permanecerá fechado para a comunidade.

Mais informações você pode consultar o Protocolo de Biossegurança para as Atividades Presenciais.

Como faço o empréstimo de material?

O agendamento será realizado através do Pergamum pela opção Solicitação de Empréstimo.

• Acesse o catálogo da Biblioteca no Pergamum: http://pergamum.biblioteca.ifsp.edu.br/
  • Faça seu acesso no Pergamum, clicando em LOGIN no canto superior direito da tela;
  • Realize a pesquisa do material pelo catálogo (Importante: não se esqueça de selecionar a Unidade de Informação de São Carlos);
  • Localizado o material clique em SOLICITAÇÃO DE EMPRÉSTIMO;
  • Preencha seus dados: prontuário e senha serão preenchidos automaticamente, selecione São Carlos nos campos 7 e 8, coloque seu e-mail e telefone de contato e clique em CONFIRMAR:
  • A solicitação foi enviada para a Biblioteca!!! A resposta para sua solicitação, com a data de retirada do material, será enviada para seu e-mail institucional.

O agendamento para retirada do material será feito pelo e-mail institucional do estudante (@aluno.ifsp.edu.br) ou do servidor (@ifsp.edu.br). Fique atento a este e-mail e verifique também a caixa de spam.

Neste momento de pandemia iremos ampliar o quantitativo de itens para empréstimos: 6 itens para discentes e 8 itens para docentes.

O objetivo dessa medida é ampliar a possibilidade do nosso usuário em relação ao acervo, principalmente os livros de literatura e lazer.

Os materiais emprestado nesse momento de pandemia serão renovados automaticamente. Esta decisão de prorrogação dos prazos poderá ser revista a qualquer tempo, e toda a comunidade será avisada com antecedência.

Dúvidas? Consulte o Passo a Passo ou envie e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Como faço a devolução de material?

Os alunos que forem devolver livros poderão acessar o câmpus, no horário de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 16h00, sem necessidade de agendamento, devendo para tanto, se identificar na portaria e sair imediatamente após a devolução do livro.

As devoluções serão realizadas através da caixa de autodevolução que está no corredor de acesso à biblioteca próximo a entrada da sala C108.

As devoluções serão processadas às terças, quartas e quintas e você receberá em seu e-mail cadastrado no sistema da biblioteca o comprovante de devolução.

Todos os itens devolvidos pelos usuários seguirão para um período de quarentena de dez  dias.

Para outras demandas, favor realizar prévio agendamento no link: https://forms.gle/ZtcwfyE5mH4EoGwZA (Atualizado em 13.10.2021)