Página inicial > Últimas Notícias > Videoaulas produzidas no Câmpus São Carlos por meio de edital são disponibilizadas na internet

• Publicado: Segunda, 21 de Março de 2022, 16h01
  • Última atualização em Segunda, 21 de Março de 2022, 16h01

Durante o segundo semestre de 2021 os docentes Ana Augusta Oliveira (Física) e Matheus Sato (Química) produziram videoaulas para apoio às atividades de ensino, com apoio da Comissão de EaD do Câmpus. Os vídeos complementarão o conteúdo programático dos cursos de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves, Técnicos Integrados e na Especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade, e ficarão disponíveis para estudantes de outros cursos ou qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre seus conteúdos.

Ambas as produções estão disponíveis no canal oficial de vídeos do Câmpus no Youtube.

Com o vídeo “Átomo – O que (não) é representado”, sobre a construção de sinais em Libras para representar conceitos científicos, o professor Sato pretende auxiliar docentes e discentes a compreender como diferentes sinais apresentam diferentes características dos conceitos, além de estimular reflexões sobre os processos de significação do(a) aluno(a) surdo(a).

Já o vídeo “Método eficaz para a resolução de problemas que envolvem a aplicação das leis de Newton”, produzido pela professora Ana Augusta, é direcionado ao estudo da mecânica em física aplicada. A professora observa que alunos(as) tentam resolver, de forma intuitiva, problemas que envolvem a aplicação das leis de Newton. Desta forma, porém, muitas vezes não encontram o resultado. Por isso, ela produziu uma videoaula que apresenta uma maneira sistemática para a resolução de tipo de problema, a partir da qual os alunos podem encontrar todas as variáveis e equações e, assim, obter as soluções. O vídeo é dividido em duas partes – na primeira apresenta as Leis e o método, e na segunda parte, aplica o método em dois exemplos.

Os projetos destes vídeos foram contemplados no Edital n° 020/2021 - Seleção de Projetos de Produção de Vídeos para Apoio ao Ensino, elaborado e executado pela Comissão de EaD do Campus São Carlos. O objetivo da comissão com este edital é estimular que docentes produzam mais e melhores videoaulas. O edital, na medida em que prevê carga horária na PIT do docente e mobiliza membros da comissão para auxiliar e acompanhar as produções, promove boa estrutura para que os docentes dediquem-se a estas produções.