Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus São Carlos apresenta o projeto “Camerata Jovem"

Câmpus São Carlos apresenta o projeto “Camerata Jovem"

• Publicado: Terça, 29 de Março de 2022, 13h22
  • Última atualização em Terça, 29 de Março de 2022, 13h25

RESUMO DO PROJETO “CAMERATA JOVEM IFSP - SÃO CARLOS”

O direito ao acesso à cultura está diretamente ligado à condição social do indivíduo. Em grandes cidades, nem todos os munícipes conseguem ter esse direito devido às desigualdades sociais. A música é uma forma de arte e cultura que este projeto pretende oferecer para atender essa demanda da cidade de São Carlos. Uma das regiões com maior vulnerabilidade social possui Centros da Juventude, onde o projeto “Camerata Jovem IFSP - São Carlos” será desenvolvido prevendo a formação de jovens músicos para uma camerata, além de oportunizar eventos culturais para toda a cidade. Para isso, este projeto prevê o oferecimento de um curso de formação de músicos, eventos culturais, concertos didáticos, oficinas e vídeos. O curso deverá ser totalmente presencial e contará com a ajuda de professores de música externos. Assim que os jovens músicos tiverem uma maturidade, estes poderão promover alguns eventos e apresentações culturais. Os colaboradores voluntários e equipe do projeto também vão promover concertos didáticos com a finalidade de divulgação do projeto. Este projeto visa ser perene na formação de jovens músicos, além de permitir o acesso a eventos musicais e culturais a toda comunidade durante sua execução. É previsto um acordo de cooperação entre o IFSP Câmpus São Carlos e a Prefeitura. O projeto recebeu emenda parlamentar, conforme Lei Municipal n° 20.492, de 16 de dezembro de 2021, e foi firmada a parceria com a OSC Multiesporte e com o Centro Suzuki de Ensino Musical de São Carlos.

JUSTIFICATIVA

Assim como em outros centros urbanos, a cidade de São Carlos apresenta regiões com grandes desigualdades sociais e suas particularidades. A cidade possui regiões menos privilegiadas e de baixa renda que dependem efetivamente da qualidade de serviços e programas públicos para alcançar uma melhor qualidade de vida. Ainda que a prefeitura da cidade consiga fornecer educação, saúde e transporte, entre outros serviços básicos, algumas regiões da cidade não possuem acesso à cultura. Nesse sentido, o Plano Nacional de Cultura (PNC, base da política cultural nacional), estabeleceu 53 metas para orientar o desenvolvimento de programas, projetos e ações culturais que garantam a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural existente no Brasil. Atendendo o PNC, o IFSP lançou um programa de Arte, Cultura, Esporte e Lazer no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023) para atender essa demanda sociocultural brasileira. Dentro deste programa, encontra-se o objetivo de institucionalizar a criação do Núcleo de Arte e Cultura do IFSP. Assim, o desenvolvimento deste projeto é uma demanda da Prefeitura da cidade que irá colaborar com seu desenvolvimento dentro dos Centros da Juventude. Vale ressaltar, que estes centros estão localizados nas regiões com maior vulnerabilidade social.

Ainda dentro do IFSP, a música é considerada um componente curricular obrigatório na Educação Básica Brasileira. E como o IFSP oferece cursos técnicos integrados ao ensino médio, este projeto também visa aumentar o contato dos alunos internos e externos com eventos musicais.

A cidade de São Carlos apresenta uma demanda latente de formação musical, tendo até um curso de graduação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que também conta com uma Orquestra Experimental, além de várias escolas de música. Assim, este projeto também poderá auxiliar a comunidade externa local oferecendo um espaço para que interessados realizem estágios curriculares, atividades complementares, temas de estudos sobre formação de grupo musical, parcerias, eventos em conjunto, entre outros.

Desta forma, este projeto trará grandes benefícios para a cidade, possibilitando o acesso à cultura, atendendo uma demanda institucional do Programa de Arte, Cultura, Esporte e Lazer. E futuramente criando um núcleo de Arte e Cultura do IFSP. Além disso, este projeto seria mais uma opção para a comunidade acadêmica da cidade.

AULA INAUGURAL

No dia 28/03/2022, foi realizada uma apresentação didática para os alunos do ensino médio da Escola Estadual Dona Aracy Leite Pereira Lopes, que fica localizada na Vila Monte Carlo em São Carlos.