Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFSP conquista oito medalhas na OBFEP
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

IFSP conquista oito medalhas na OBFEP

Estudantes foram destaques na edição de 2021 da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 

  • Publicado: Segunda, 18 de Abril de 2022, 10h35
  • Última atualização em Segunda, 18 de Abril de 2022, 10h35

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) divulgou os resultados da sua edição de 2021. Ao todo o IFSP recebeu oito medalhas, sendo uma de ouro, quatro de prata e três de bronze. 

Leonardo Jaques Franco, competidor do câmpus Capivari, conta que a OBFEP foi uma das olimpíadas mais legais de que participou. “As questões são bem elaboradas e divertidas de resolver.” Feliz com o resultado, o estudante planeja a participação na próxima edição e faz um agradecimento especial ao professor de física Cleidson Santiago de Oliveira, que segundo o aluno foi o “grande responsável por esta conquista”.

O medalhista do Câmpus São Paulo Igor Iglesias Mangolini é um entusiasta de olimpíadas do conhecimento, mas nas competições da área de Física ele revela que foi sua primeira experiência. “A prova foi bem desafiadora, principalmente a 1ª fase, pois não tive tempo de estudar. Assim, a 2ª fase foi menos desafiadora, em relação ao conteúdo. No entanto, tive de aprender conteúdos de outros anos (3º e 4º ano), que estão me ajudando a entender outras disciplinas (principalmente as matérias técnicas)”, revela. 

Igor ainda comenta sobre as vantagens de participar dessas competições. “Normalmente, as pessoas não gostam de física, ou preferem utilizar o tempo livre para olimpíadas mais famosas. Mas o objetivo das olimpíadas não é de meramente selecionar os melhores participantes, pode-se adquirir um gosto pela matéria ou funcionar como oportunidade para o aprendizado”, explica.

A OBFEP é uma competição nacional de Física realizada anualmente, e se destina exclusivamente aos estudantes do Ensino Médio e do último ano (9º ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas. Ela é um projeto da Sociedade Brasileira de Física (SBF), que é responsável por sua execução, e também é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

O programa surgiu em 2010, e vem acontecendo anualmente desde 2012 no país. São premiados estudantes, escolas e professores. Os estudantes mais bem classificados podem ser convidados para a fase pré-olímpica da Olimpíada Internacional de Física e receber bolsas de Iniciação Científica Júnior.

Veja aqui os resultados da OBFEP 2021.

Confira abaixo a lista de estudantes medalhistas:

4º Ano - Lucas Sales Duarte - Câmpus São Carlos - Ouro 

3º Ano - Guilherme Fortunato Miranda - Câmpus Suzano - Bronze

1º Ano - Henrique Fernandes Casagrande - Câmpus São Paulo Pirituba - Prata 

1º Ano - Igor Iglesias Mangolini - Câmpus São Paulo - Prata

1º Ano - Isabela Renno Pocai - Câmpus Campinas - Prata

1º Ano - Rogério Alcântara Feitosa - Câmpus Guarulhos - Prata

1º Ano - Déryk Miguel Vieira Maia - Câmpus Avançado São Miguel Paulista - Bronze

1º Ano - Leonardo Jaques Franco - Câmpus Capivari - Bronze

0
0
0
s2smodern
registrado em:
Fim do conteúdo da página