IFSP conquista oito medalhas na OBFEP
Estudantes foram destaques na edição de 2021 da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas
A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) divulgou os resultados da sua edição de 2021. Ao todo o IFSP recebeu oito medalhas, sendo uma de ouro, quatro de prata e três de bronze.
Leonardo Jaques Franco, competidor do câmpus Capivari, conta que a OBFEP foi uma das olimpíadas mais legais de que participou. “As questões são bem elaboradas e divertidas de resolver.” Feliz com o resultado, o estudante planeja a participação na próxima edição e faz um agradecimento especial ao professor de física Cleidson Santiago de Oliveira, que segundo o aluno foi o “grande responsável por esta conquista”.
O medalhista do Câmpus São Paulo Igor Iglesias Mangolini é um entusiasta de olimpíadas do conhecimento, mas nas competições da área de Física ele revela que foi sua primeira experiência. “A prova foi bem desafiadora, principalmente a 1ª fase, pois não tive tempo de estudar. Assim, a 2ª fase foi menos desafiadora, em relação ao conteúdo. No entanto, tive de aprender conteúdos de outros anos (3º e 4º ano), que estão me ajudando a entender outras disciplinas (principalmente as matérias técnicas)”, revela.
Igor ainda comenta sobre as vantagens de participar dessas competições. “Normalmente, as pessoas não gostam de física, ou preferem utilizar o tempo livre para olimpíadas mais famosas. Mas o objetivo das olimpíadas não é de meramente selecionar os melhores participantes, pode-se adquirir um gosto pela matéria ou funcionar como oportunidade para o aprendizado”, explica.
A OBFEP é uma competição nacional de Física realizada anualmente, e se destina exclusivamente aos estudantes do Ensino Médio e do último ano (9º ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas. Ela é um projeto da Sociedade Brasileira de Física (SBF), que é responsável por sua execução, e também é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O programa surgiu em 2010, e vem acontecendo anualmente desde 2012 no país. São premiados estudantes, escolas e professores. Os estudantes mais bem classificados podem ser convidados para a fase pré-olímpica da Olimpíada Internacional de Física e receber bolsas de Iniciação Científica Júnior.
Veja aqui os resultados da OBFEP 2021.
Confira abaixo a lista de estudantes medalhistas:
4º Ano - Lucas Sales Duarte - Câmpus São Carlos - Ouro
3º Ano - Guilherme Fortunato Miranda - Câmpus Suzano - Bronze
1º Ano - Henrique Fernandes Casagrande - Câmpus São Paulo Pirituba - Prata
1º Ano - Igor Iglesias Mangolini - Câmpus São Paulo - Prata
1º Ano - Isabela Renno Pocai - Câmpus Campinas - Prata
1º Ano - Rogério Alcântara Feitosa - Câmpus Guarulhos - Prata
1º Ano - Déryk Miguel Vieira Maia - Câmpus Avançado São Miguel Paulista - Bronze
1º Ano - Leonardo Jaques Franco - Câmpus Capivari - Bronze
Redes Sociais