Página inicial > Últimas Notícias > Trabalho com participação de professor do IFSP é capa de revista científica

Trabalho com participação de professor do IFSP é capa de revista científica

• Publicado: Quarta, 16 de Maio de 2018, 18h41
  • Última atualização em Terça, 12 de Junho de 2018, 16h04

A renomada revista Review of Scientific Instruments, editada pelo American Institute of Physics (AIP), exibiu em sua capa da edição de fevereiro imagens de um trabalho feito em parceria com o IFSP, campus São Carlos. O artigo "Quantitative magneto-optical investigation of superconductor/ferromagnet hybrid structures” teve participação do Professor Lincoln B. L. G. Pinheiro, professor do campus São Carlos do IFSP e de mais dois autores brasileiros, os Professores Maycon Motta e Wilson Ortiz, do Departamento de Física da UFSCar. A atuação do Professor Lincoln ocorreu principalmente durante seu período de doutorado sanduíche na Université de Liège (ULg), Bélgica, onde teve oportunidade de contribuir diretamente tanto na construção do aparato utilizado para melhorar substancialmente a qualidade das imagens adquiridas experimentalmente pela técnica de Imageamento Magneto-ótico quanto no desenvolvimento do algoritmo de processamento de imagens, responsável por converter a intensidade de cinza de cada pixel no valor local do campo magnético. Posteriormente, já afastado para dedicar-se integralmente ao doutorado, foi a vez da análise cuidadosa dos resultados e de contribuições na redação do texto. O Prof. Lincoln ressalta que esse trabalho somente foi possível pelo apoio dos colegas do IFSP, campus São Carlos, que no final de 2015, aceitaram apoiar o uso da licença capacitação para que esse e outros trabalhos fossem possíveis.
O trabalho está disponível no site da editora, e pode ser baixado gratuitamente pelo portal Periódicos da Capes.