Página inicial > Últimas Notícias > [Saúde Mental] - “Precisamos falar sobre isso!”

[Saúde Mental] - “Precisamos falar sobre isso!”

• Publicado: Segunda, 02 de Maio de 2022, 16h54
  • Última atualização em Terça, 10 de Maio de 2022, 09h13

Alunos e servidores do IFSP- SCL  podem participar do projeto “Precisamos falar sobre isso!”

Tema do mês: Saúde Mental

A partir de hoje (02 de maio) alunos e servidores do campus São Carlos estão convidados a participar do projeto “Precisamos falar sobre isso”, com o tema “Saúde Mental”.

Está afixado no pátio do campus um cartaz gigante, para que seja alimentado por alunos e servidores com dados, informações, mensagens e depoimentos sobre o tema “Saúde Mental”.

O projeto foi idealizado pela professora Viviane Garcia, docente de idiomas no campus, em parceria com a Coordenadoria Socio-pedagógica (CSP) e Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE). “A ideia do projeto surgiu a partir da necessidade de preparar os alunos de português com informações sobre temas da atualidade, para que estejam aptos a produzirem redações a partir dessas temáticas com informações relevantes e argumentos bem fundamentados sobre o assunto”, explica a professora. “Depois resolvemos ampliar a participação de todo o campus”.

A professora Viviane esclarece, ainda, que os alunos trouxeram a temática da Saúde Mental durante as aulas para ser discutida devido à volta às aulas depois do isolamento social devido à pandemia Covid-19. “Muitos de nós estamos vivenciando momentos bastante difíceis com esse período de readaptação, e esse deve ser um momento de compartilhamento, solidariedade e, sobretudo, de acolhimento. Precisamos nos munir de informações sobre o que é Saúde Mental, quais suas causas e consequências e o que pode ser feito para minimizar esse problema.

Depois das contribuições dadas no cartaz ao longo de 1 semana, haverá uma roda de conversa sobre o tema, para a qual todos – servidores e alunos – serão convidados. Divulgaremos no site a data e o horário da roda de conversa.

Salientamos que as informações, mensagens e depoimentos devem ser exclusivamente dentro da temática de Saúde Mental e que estão proibidas mensagens de teor pejorativo ou ofensivo.

Esperamos contar com a colaboração de todos para que possamos seguir com o projeto ao longo de todo o ano de 2022, com a oportunidade de discutir outras temáticas que possam contribuir com nossa formação como cidadãos críticos e participativos.