Página inicial > Últimas Notícias > Professora do IFSP São Carlos participa de mesa redonda em evento promovido pela embaixada da Espanha no Brasil

• Publicado: Segunda, 02 de Maio de 2022, 18h31
  • Última atualização em Segunda, 02 de Maio de 2022, 18h32

No último sábado, 30 de abril, a Profa. Dra. Viviane C Garcia de Stefani -  docente de espanhol e português do IFSP São Carlos -  participou da mesa redondaUso de expressões artísticas da aula de Espanhol Língua Estrangeira, no 29º SeminárioEspañol en Brasil, promovido pela Consejería de Educación da Embaixada da Espanha no Brasil e pelo Colégio Miguel de Cervantes, cujo tema foi “Expressões artísticas e ensino de ELE”.

Juntamente com Viviane, participaram da mesa redonda a profa. Dra. Rosana Acquaroni Muñoz, da Universidad Complutense de Madrid, e o Prof. Dr. Hugo Jesús Correa Retamar, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mesa redonda sobre uso de expressões artísticas na aula de espanhol: profa. Viviane (IFSP), profa. Rosana (Universidad Complutense de Madrid), Sonia Merinero (mediadora - Instituto Cervantes) e prof. Hugo Retamar (UFRGS)

O evento foi aberto pelo embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas, juntamente com o Conselheiro de educação da embaixada da Espanha, Pedro Cortegoso e o diretor do Colégio Miguel de Cervantes, Jorge Ángel Berné Espinosa.

Embaixador da Espanha, Fernando Garcia Casas; Diretor do CMC, Jorge Espinosa; e profa Rosana Acquaroni

Durante o evento, além da participação da mesa redonda, a professora Viviane ministrou duas oficinas, intituladas: “Atividades práticas para o ensino de língua e cultura espanhola com cinema e séries” e “O Sarau Cultural Espanhol como ação de internacionalização: experiências com histórias em quadrinhos”, voltadas para professores de espanhol da rede pública e privada.

Profa. Viviane ministra oficina sobre uso de cinema e séries na aula de espanhol

A abertura do evento e a mesa redonda foram transmitidas online e podem ser acessadas no canal “Escritório de Educação da Espanha no Brasil”,  no link:

A mesa redonda tem início às 2h06min do vídeo.

Confira a programação completa do evento aqui.

No evento, a Embaixada da Espanha também premiou o IFSP – Capivari como “Colégio do Ano em Espanhol”, com o projeto Diálogo Intercultural Online Brasil-Argentina (DIOBA) em parceria com o Instituto Secundário El Principito — Saint Exupéry, de Concórdia, localizada na província de Entre Rios, Argentina. Esse projeto, coordenado pela Profa. Fernanda Tonelli, teve como objetivo promover a interação entre alunos das disciplinas de Espanhol do Ensino Médio Integrado e estudantes argentinos que cursam disciplinas de Português como língua estrangeira em sua instituição, em um processo colaborativo de ensino e aprendizagem dessas línguas. A iniciativa foi tema do programa “O que meu câmpus tem?” do IFSP.

O anúncio dos colégios ganhadores e mais informações sobre a premiação estão disponíveis em: