Página inicial > Últimas Notícias > VAGAS PARA PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

VAGAS PARA PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

• Publicado: Segunda, 30 de Maio de 2022, 13h06
  • Última atualização em Segunda, 30 de Maio de 2022, 13h09

Duas (2) oportunidades de pesquisa em projeto de iniciação científica, para início imediato, destinadas a todes1 alunes do IFSP, câmpus São Carlos:

1. SEAID - SISTEMA PARA TROCA DE INFORMAÇÃO BIOMÉTRICA SEM FIO;
  2. COOMAPEIXE - IDENTIFICAÇÃO DE TILÁPIAS ATRAVÉS DE CORRELAÇÃO ÓPTICA;

Descrição das atividades gerais: Revisão bibliográfica, experimentações, teste em campo, criação de tutoriais e contato com ferramentais computacionais são práticas obrigatórias nos projetos. Também é imprescindível submeter resultados parciais e completos a conferências e eventos acadêmicos. Essas práticas proporcionam experiências extra-curriculares e enriquecem o currículo abrindo as portas para as oportunidades da vida. Você também pode usar como horas complementares no seu curso e até convertê-lo em TCC, posteriormente.

Perfil do candidato: Alune candidate deve ser acima de tudo comprometide, curiose, apresentar interesse em desenvolver novas habilidades que não são abordadas pelo ensino tradicional, através da investigação científica. Será desenvolvido um trabalho metódico e sistemático. Ao final do projeto de pesquisa você terá tido contato com uma série de técnicas empregadas no mundo acadêmico, terá aprimorada sua habilidade de se comunicar através da escrita. Essa vivência acadêmica permitirá adquirir um diferencial exclusivo, tanto no mercado de trabalho quanto no ambiente acadêmico.

Conheça a equipe GTA-PB e os trabalhos realizados em:

Formulário para o processo seletivo para alune responsável pelo projeto

Antes de preencher o formulário, certifique-se que tenha o link para o seu currículo Lattes2

_____________________________________________________________________________________
1 Verifique no resumo do projeto se está limitado apenas a alunes da graduação.
2 O aluno que ainda não tiver poderá realizar o seu cadastro no site http://lattes.cnpq.br/**
** maiores informações no artigo https://fia.com.br/blog/curriculo-lattes/

RESUMO DE CADA PROJETO:

1)   SEAID - SISTEMA PARA TROCA DE INFORMAÇÃO BIOMÉTRICA SEM FIO

RESUMO: O projeto tem foco em organização e gerenciamento de imagens de impressões digitais a qual a aquisição é realizada através de um equipamento portátil e sua validação em um segundo equipamento, ambos equipamentos encontram-se prontos para serem usados no projeto. O projeto temático denominado Sistema Embarcado para Aquisição de Impressão Digital (SEAID), já desenvolveu oito projetos de iniciação científica. O objetivo final do projeto é que os dois equipamentos desenvolvidos estejam aptos para atividades de captura e validação de impressões biométricas com objetivo de testar algoritmos de visão computacional, que ambas as plataformas possam trocar informações biométricas entre si através do wi-fi.  Para isso, o aluno responsável pelo projeto deverá integrar os dois equipamentos que foram desenvolvidos anteriormente e implementar o algoritmo de reconhecimento de impressão digital, utilizando a técnica de correlação óptica, de forma que os dois equipamentos troquem informações e façam a devida validação da impressão digital, tirando proveito de todo o conhecimento gerado nos oito projetos anteriores.

Palavras-chaves: Impressão Digital; Sistema Embarcado; Reconhecimento Biométrico; correlação óptica

2)  COOMAPEIXE - IDENTIFICAÇÃO DE TILÁPIAS ATRAVÉS DE CORRELAÇÃO ÓPTICA

RESUMO: Com o aumento da piscicultura no Brasil proporcionando vários benefícios para a comunidade, o mercado oferece algumas soluções para o ramo. Um exemplo são os contadores de peixes. Auxiliando diretamente na venda do produto final, garantindo uma contagem precisa e reduzindo o stress no animal. O presente projeto busca desenvolver um contador de tilápias investigando a possibilidade de realizar identificação única através de captura de imagens feitas dentro do tanque-rede. Utilizando o microcontrolador ESP32 para executar as funções desenvolvidas em MicroPython e uma câmera de baixo custo que ficará submersa dentro de uma cápsula impermeável, o projeto conta com materiais de baixo custo e fácil acesso, e tem como características o manuseio do operador, facilidade na contagem dispensando a transferência para outros recintos durante a contagem, dispensando maquinários pesados para esse fim.

Palavras-chaves: Tilápia; ESP32; MicroPython; WebCam; Identificação; Correlação óptica