Página inicial > Últimas Notícias > Roda de conversa traz Clube de Leitura Ubuntu dia 09/08/2022

Roda de conversa traz Clube de Leitura Ubuntu dia 09/08/2022

• Publicado: Segunda, 08 de Agosto de 2022, 14h17
  • Última atualização em Segunda, 13 de Maio de 2024, 10h31

Roda de conversa traz Clube de Leitura Ubuntu dia 09/08/2022.

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em parceira com a Coordenadoria de Biblioteca (CBI) e Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) do Câmpus São Carlos, convida para a Roda de Conversa “Palavra Ubuntu: A experiência do Clube de Leitura Ubuntu”, com a Profa. Valquíria Pereira Tenório, do IFSP/Câmpus Matão, coordenadora do Clube de Leitura Ubuntu, e as integrantes do Clube, Kayne Lopes Lorena Braga, Maria Rafaela da Silva e João Manoel Araújo Santos.

O Clube de Leitura Ubuntu é um coletivo formado por docentes, estudantes e técnicos do IFSP, e pessoas da comunidade externa, que compartilham leituras de obras de autoria e temática negra, com o intuito de promover o prazer pela leitura e difundir conhecimento sobre autoras e autores negras e negros, na perspectiva da Educação Antirracista. Criado em março de 2019, o Clube funcionou com encontros online durante o período de distanciamento social e atualmente é um projeto de extensão, com participantes não só do estado de São Paulo, mas de outros estados e países.

A Profa.Dra. Valquíria Tenório é doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), graduada e mestre em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Araraquara, docente no IFSP- Câmpus Matão, integrante do NEABI do IFSP, pesquisadora do Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN), do Laboratório de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e da Diversidade (LEAD) e do Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão (NUPE), Grupo de Trabalho FCL-Araraquara.

Maria Rafaela da Silva é Técnica em Química com experiência em Bioquímica e Tecnologia Química, graduanda em Licenciatura em Química no IFSP - Câmpus Matão e bolsista do Clube de Leitura Ubuntu.

A roda de conversa acontece no saguão de entrada do Câmpus, das 14h30 às 16h e é aberta para todos os interessados, incluindo a comunidade externa.

Programação segue ao longo de todo semestre

A Roda de conversa desta terça-feira abre a série de eventos “Literaturas que o mundo precisa conhecer – Diálogos com as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008”, promovida pelo NEABI no Câmpus São Carlos em parceria com a Coordenadoria Sociopedagógica e Coordenadoria de Biblioteca do Câmpus. De agosto a dezembro de 2022, serão realizadas oficinas e rodas de conversa com convidados(as) especiais, exposição de painéis, entre outras ações, com o objetivo de estimular a leitura de autores(as) negros(as) e indígenas, como forma de trazer enfrentamento ao epistemicídio.

O NEABI vem dedicando esforços para enfrentar a exclusão racial, presente em todas as esferas da sociedade, também nas bibliotecas do IFSP, uma vez que estas são ambientes propícios ao desenvolvimento de ações educativas antirracistas. Neste sentido, o Núcleo indicou 70 obras acerca da História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena para aquisição pelas bibliotecas, além de incentivar ações culturais nestes espaços e fazer o acompanhamento dos acervos por meio de pesquisa junto às unidades em todo o estado.

A Biblioteca do Câmpus São Carlos ampliou consideravelmente o número de exemplares destas obras nos últimos anos, conforme relatório do NEABI. Segundo a Coordenadoria da Biblioteca de São Carlos, além deste aumento, espera-se que os títulos sejam incorporados aos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), e que os livros sejam, cada vez mais, lidos pela comunidade do campus.

Em agosto, “Literaturas que o mundo precisa conhecer” coloca em destaque a vida e obra da escritora Carolina Maria de Jesus, por meio de painéis, vídeos e outras ações de estímulo à leitura.