Página inicial > Últimas Notícias > Setembro Azul - Mês da Comunidade Surda

Setembro Azul - Mês da Comunidade Surda

Estamos no Setembro Azul e há várias datas importantes para a comunidade surda. Fique por dentro!

• Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2022, 09h56
  • Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2022, 13h57

Setembro Azul

O mês de setembro é marcante para a comunidade surda, tanto pelas perdas quanto pelas conquistas.

Setembro foi escolhido para que seja o mês voltado para a sensibilização de toda a comunidade sobre a acessibilidade e lutas que ainda precisam continuar em favor da comunidade surda e também para rememorar as vitórias conquistadas ao longo dos anos.

O azul relembra o período de opressão vivenciado pelos surdos e, hoje, representa a riqueza cultural da comunidade surda.

Temos várias datas importantes comemoradas pela comunidade surda em setembro:

• 06/09 e 11/09: Lembram o Congresso de Milão de 1880, no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na educação dos surdos. Esse marco fez com que os surdos tivessem que se adaptar às línguas orais até que as línguas de sinais fossem novamente aceitas;
  • 23/09: Dia Internacional das Línguas de Sinais. No Brasil, a data estimula a discussão da falta de acessibilidade em Libras tanto nos ambientes físicos;
  • 26/09: Dia Nacional do Surdo. O dia foi escolhido por ser a data de fundação do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), a primeira escola para surdos do Brasil;
  • 30/09: celebra o Dia do Tradutor, no qual são feitas várias homenagens aos Intérpretes de Libras.

Leia mais sobre o Setembro Azul

Saiba um pouco mais, acessando o vídeo 1  e o vídeo 2.