Página inicial > Últimas Notícias > IFSP São Carlos abre curso de Bacharelado em Engenharia de Software

IFSP São Carlos abre curso de Bacharelado em Engenharia de Software

São 40 vagas para janeiro de 2023. Saiba mais!

• Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2022, 09h23
  • Última atualização em Quinta, 10 de Novembro de 2022, 15h05

O Brasil possui atualmente um déficit de mais de cem mil profissionais de TI por ano. Nesse contexto de ampla demanda por profissionais qualificados, o IFSP São Carlos iniciará a oferta de uma nova graduação, o Bacharelado em Engenharia de Software. O curso, elaborado a partir das demandas do mercado, oferecerá 40 vagas anuais, já a partir de 2023, sempre no primeiro semestre. Com o oferecimento do bacharelado, o câmpus São Carlos complementa a gama de cursos na área de Computação, que já conta com uma pós-graduação lato sensu em Desenvolvimento de Sistemas para Dispositivos Móveis, uma graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e um curso Técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio.

Primeiro Bacharelado de Engenharia de Software público e gratuito do estado de São Paulo, o curso possui como diferencial uma vocação prática, com uma maior proporção de disciplinas de Computação voltadas ao mercado, se comparado a outros cursos congêneres, como Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Ao longo do curso, os alunos terão sólida base teórica em Computação, aliada a conteúdos que os capacitarão em áreas que cobrem todo o processo de desenvolvimento de um produto de software, desde a especificação, passando pela arquitetura, testes até a implantação e manutenção. Isso permite que os futuros egressos atuem nos mais diversos cargos disponíveis na região e também fora dela. Ao longo do curso, os alunos também aprenderão a desenvolver sistemas para as mais diferentes plataformas, como Web e mobile, além de ter contato com conhecimentos emergentes, como Inteligência Artificial e Ciência de Dados.

Outro aspecto importante é que, durante a formação, os alunos do curso terão oportunidades de aplicação dos conceitos aprendidos em sala de aula por meio de projetos práticos a serem desenvolvidos segundo demandas da sociedade, a partir de parcerias que também poderão envolver empresas instaladas na região. Segundo o prof. Lucas Oliveira, que trabalhou na concepção do curso, "o desenvolvimento de projetos a partir de demandas reais, em conjunto com empresas parceiras, permite ao aluno uma formação integral, humana e mais aderente à qualificação esperada pelo mercado".

O prof. Jorge Francisco Cutigi, que coordenou a implantação do curso, destaca a qualificação de excelência do corpo docente, que tem em sua área técnica professores com formação em nível de doutorado, muitos deles com experiência em empresas do mercado.  Segundo ele, a criação do curso nasceu, também, a partir da vocação de uma parte importante do corpo docente pela área de Engenharia de Software, que permeia toda a grade do curso.

As principais informações sobre o novo curso podem ser encontradas na página institucional e também nas redes sociais LinkedIn e Instagram, onde serão publicadas informações periódicas sobre o curso, processo seletivo e similares.