IFSP São Carlos abre curso de Bacharelado em Engenharia de Software
São 40 vagas para janeiro de 2023. Saiba mais!
O Brasil possui atualmente um déficit de mais de cem mil profissionais de TI por ano. Nesse contexto de ampla demanda por profissionais qualificados, o IFSP São Carlos iniciará a oferta de uma nova graduação, o Bacharelado em Engenharia de Software. O curso, elaborado a partir das demandas do mercado, oferecerá 40 vagas anuais, já a partir de 2023, sempre no primeiro semestre. Com o oferecimento do bacharelado, o câmpus São Carlos complementa a gama de cursos na área de Computação, que já conta com uma pós-graduação lato sensu em Desenvolvimento de Sistemas para Dispositivos Móveis, uma graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e um curso Técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio.
Primeiro Bacharelado de Engenharia de Software público e gratuito do estado de São Paulo, o curso possui como diferencial uma vocação prática, com uma maior proporção de disciplinas de Computação voltadas ao mercado, se comparado a outros cursos congêneres, como Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Ao longo do curso, os alunos terão sólida base teórica em Computação, aliada a conteúdos que os capacitarão em áreas que cobrem todo o processo de desenvolvimento de um produto de software, desde a especificação, passando pela arquitetura, testes até a implantação e manutenção. Isso permite que os futuros egressos atuem nos mais diversos cargos disponíveis na região e também fora dela. Ao longo do curso, os alunos também aprenderão a desenvolver sistemas para as mais diferentes plataformas, como Web e mobile, além de ter contato com conhecimentos emergentes, como Inteligência Artificial e Ciência de Dados.
Outro aspecto importante é que, durante a formação, os alunos do curso terão oportunidades de aplicação dos conceitos aprendidos em sala de aula por meio de projetos práticos a serem desenvolvidos segundo demandas da sociedade, a partir de parcerias que também poderão envolver empresas instaladas na região. Segundo o prof. Lucas Oliveira, que trabalhou na concepção do curso, "o desenvolvimento de projetos a partir de demandas reais, em conjunto com empresas parceiras, permite ao aluno uma formação integral, humana e mais aderente à qualificação esperada pelo mercado".
O prof. Jorge Francisco Cutigi, que coordenou a implantação do curso, destaca a qualificação de excelência do corpo docente, que tem em sua área técnica professores com formação em nível de doutorado, muitos deles com experiência em empresas do mercado. Segundo ele, a criação do curso nasceu, também, a partir da vocação de uma parte importante do corpo docente pela área de Engenharia de Software, que permeia toda a grade do curso.
As principais informações sobre o novo curso podem ser encontradas na página institucional e também nas redes sociais LinkedIn e Instagram, onde serão publicadas informações periódicas sobre o curso, processo seletivo e similares.
Redes Sociais