Página inicial > Últimas Notícias > Defesa de Monografia da Pós-Graduação - "Especialização Lato Sensu em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade"

Defesa de Monografia da discente Cristiane Jussara Romanatto do curso de Pós-Graduação "Especialização Lato Sensu em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade"

• Publicado: Terça, 08 de Novembro de 2022, 08h09
  • Última atualização em Terça, 08 de Novembro de 2022, 08h14

Título: Ensino durante a pandemia: terminologias empregadas em documentos regulatórios da SEDUC/SP
Discente: Cristiane Jussara Romanatto
Orientadora: Renata Martins dos Santos Paro
Banca: Carla Vilaronga
             André Garcia Correa
Suplente:  Viviane Cristina Garcia de Stefani

Resumo: Com a pandemia, todos os setores sociais tiveram suas rotinas alteradas. No tocante à educação, a Secretaria de Educação de São Paulo (SEDUC/SP) lançou vários documentos referentes à suspensão das aulas presenciais e demais rotinas de sua rede de ensino. Através da leitura atenta desses documentos, observa-se uma variação quanto ao emprego de palavras e expressões para indicar o ensino desenvolvido nesse período (“atividades escolares não presenciais”, “aulas mediadas por tecnologias” etc.). Dessa forma, este trabalho procurou determinar o tipo de educação proposto pela secretaria e suas ações para favorecê-lo. Como resultado, foi possível observar que a SEDUC/SP tentou transpor as aulas presenciais para o ensino não presencial e diferenciou claramente em seus documentos esse tipo de educação e a EaD (portanto, anulando possíveis equívocos de interpretação). Além disso, desenvolveu as seguintes ações para apoiar a continuação do ensino e o engajamento dos alunos de sua rede: criação de programas e parcerias para favorecer o acesso de seus alunos às atividades e às aulas mediadas por tecnologias, como o CMSP; a transmissão de aulas pelos canais abertos TV Educação e TV Univesp; o fornecimento de materiais impressos e de plataformas digitais de uso gratuito; a disponibilização de chips de internet; a criação do Programa Além da Escola; o fornecimento de alimentação à comunidade escolar (via pagamento de benefício financeiro ou pelas escolas, que distribuíram marmitas com os alimentos da merenda escolar).

Palavras-chave: Educação, ensino on-line, educação a distância, ensino remoto, COVID-19.