Página inicial > Últimas Notícias > Professor do IFSP Câmpus São Carlos publica livro sobre Materiais Compósitos

Professor do IFSP Câmpus São Carlos publica livro sobre Materiais Compósitos

Materiais Compósitos: Constituição, Propriedades e Reparos, de Arnaldo Carlos Morelli

• Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2022, 14h35
  • Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 08h32

O professor Arnaldo Carlos Morelli, docente dos Cursos Técnicos, Tecnológico e Bacharelado em Engenharia Aeronáutica do Câmpus São Carlos, publicou o livro “Materiais Compósitos: Constituição, Propriedades e Reparos” em outubro de 2022.

O livro, segundo o autor, é oriundo das anotações de aulas, ministradas nos cursos da área de aeronáutica, ao longo dos últimos 10 anos de sua vida como professor desta área.

O autor destaca que o enfoque principal do livro é “a atualização tecnológica de materiais compósitos, com uma visão mais voltada para sua constituição, propriedades físico-mecânicas, processos de fabricação e reparações destas estruturas. O livro tem uma linguagem mais tecnológica voltada para os tecnólogos e engenheiros, abordando exemplos de casos que ocorrem em situações práticas, quando de suas aplicações nos diversos campos da tecnologia”.

Atualmente, segundo o professor, “do ponto de vista de consumo, materiais compósitos tem se tornado cada vez mais presentes em nosso cotidiano, a incessante busca por materiais mais leves, com propriedades físico-mecânicas mais aprimoradas, tem levado ao desenvolvimento e aplicações destes materiais cada vez em maior escala nos diversos campos da tecnologia”.

O professor Arnaldo ainda ressalta que, “na área da aviação tais materiais estão substituindo o alumínio, em quase todas as partes estruturais das aeronaves, em áreas da indústria aeroespacial no ônibus espacial, satélites, em áreas da indústria automobilística, estão presentes na fabricação chassis dos automóveis e até a substituição completa de todas as peças das carcaças dos automóveis, em carroçarias de caminhões, trens de metrô, trem bala, em barcos de médio e de grande porte, além de aplicações em segmentos esportivos, próteses, etc. Portanto, existe um grande número de novos produtos sendo desenvolvidos, envolvendo estes materiais e, portanto, torna-se necessário um estudo mais detalhado dos processos envolvidos em sua fabricação, bem como, nos processos de manutenção”.

Sobre o livro

O livro destina-se a disciplinas ministradas em cursos tecnológicos e de engenharia e tem uma abordagem voltada para os aspectos tecnológicos de materiais compósitos, visando propiciar ao leitor uma visão global destes materiais sob o ponto de vista da engenharia de materiais, introduzindo alguns conceitos de ciência dos materiais, que têm grande importância para o entendimento de determinados problemas decorrentes das propriedades dos materiais constituintes e de suas variáveis de processamento, que influenciam diretamente na constituição dos produtos oriundos desta tecnologia e devem ser tratados com maiores detalhes pela área de engenharia, uma vez que, tem influência direta nas suas propriedades finais. Também trata de maneira geral, os processos de manipulação que são mais adequados para seus processos de instalação em equipamentos onde são empregados. Nos capítulos finais do livro tratamos de assuntos pertinentes aos aspectos de manutenção e reparação, que são de fundamental importância para alguns tipos empresas que atuam nos segmentos ligados à área de transporte e locomoção de pessoas.

Sobre o autor

Arnaldo Carlos Morelli possui graduação em Engenharia de Materiais, mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos, (UFSCar). Experiência profissional na área de engenharia, tendo trabalhado por mais de 20 anos, como engenheiro em processos de produção e desenvolvimento de produtos refratários de alto desempenho, passando por cargos de gerência e diretoria de grandes empresas nacionais e multinacionais. Nos cursos de mestrado e doutorado atuou na área de concretos refratários de alto desempenho de matriz espinelizada MgO-Al2O3, matrizes cerâmicas reforçadas com fibras cerâmicas e fibras poliméricas reforçando matrizes cerâmicas. Atualmente é professor dos cursos técnicos, tecnológico e engenharia aeronáutica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus, São Carlos (IFSP – SCL). Como professor titular e pesquisador do IFSP, tem realizado pesquisas com compósitos tridimensionais de matriz polimérica e compósitos nanotecnológicos, particularmente aerogéis de sílica para aplicações estruturais em aeronaves e produção de fibras cerâmicas pelo processo sol-gel.