Página inicial > Últimas Notícias > Defesa de Monografia do curso de Pós-Graduação - "Especialização Lato Sensu em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade"

Defesa de monografia do discente William Rossani dos Santos do curso de Pós-Graduação "Especialização Lato Sensu em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade"

• Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 08h14
  • Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2022, 16h59

A defesa de monografia do discente William Rossani dos Santos ocorrerá no dia 05/12/2022, às 18h30, via Google Meet

Título: A presença e o tratamento da evolução humana nas normativas curriculares nacionais: uma análise a partir dos PCN, PCNEM, PCN+, OCEM e BNCC nos níveis fundamental e médio de ensino
Discente: William Rossani dos Santos
Orientadora: Renata Martins dos Santos Paro
Banca: Anselmo João Calzolari Neto
             Isabela Custódio Talora Bozzini
Suplente: Marcos Antônio Gonçalves dos Santos

Resumo: A literatura científica tem evidenciado que estudantes brasileiros tendem a possuir concepções distorcidas sobre evolução humana, derivadas do forte alcance das crenças religiosas, da pouca compreensão de conceitos evolutivos e de equívocos epistemológicos relacionados a um escasso entendimento da natureza da Ciência. Em busca de examinar o papel do currículo nessas questões, objetivamos analisar a presença e o tratamento da evolução humana nas normativas curriculares nacionais da educação básica desenvolvidas após a promulgação da LDBEN/1996, em especial, os PCN do ensino fundamental (1997; 1998), os PCNEM (2000), os PCN+ (2002), as OCEM (2006) e a BNCC do ensino fundamental e médio (2017). A investigação possui caráter documental, com uso das técnicas de análise de conteúdo da Bardin. As unidades de análise selecionadas para o exame restringiram-se à área de conhecimento das Ciências Naturais. Os dados encontrados revelam uma escassez de tratamento da evolução humana nas normativas curriculares do ensino fundamental e uma abordagem abrangente e superficial deste tópico ao longo de toda a educação básica. Esses achados podem ser explicados pela estrutura das normativas curriculares brasileiras organizadas em blocos e unidades temáticas, bem como pela centralidade da evolução apenas nos anos finais da educação básica, o que restringe a compreensão da evolução como eixo unificador das Ciências Biológicas. O estudo sugere que os professores extrapolem os parâmetros curriculares formais deste conteúdo por meio do trabalho com artigos e textos científicos que possibilitem uma compreensão mais refinada dos processos de evolução pelos estudantes, incluindo o estudo de grupos humanos.

Palavras-chave: Evolução Humana; Currículo; Educação Básica.