Página inicial > Últimas Notícias > Defesa de Monografia do curso de Pós-Graduação - "Especialização Lato Sensu em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade"

Defesa de monografia do discente Lucas da Silva Basso do curso de Pós-Graduação "Especialização Lato Sensu em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade"

• Publicado: Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 10h40
  • Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 10h46

A defesa de monografia do discente Lucas da Silva Basso ocorrerá no dia 14/12/2022, às 18h00, via Microsoft Teams.

Título: Formação continuada: Experiências e desafios enfrentados por professores de uma escola pública da região de São Carlos - SP durante a pandemia de COVID-19
Discente: Lucas da Silva Basso
Orientadora: Renata Martins dos Santos Paro
Banca: Viviane Garcia de Stefani
             Carla Ariela Rios Vilaronga
Suplente: Matheus de Sousa Sato

Resumo: Considerando a educação como ferramenta de transformação individual e coletiva e de aperfeiçoamento do próprio funcionamento enquanto área do conhecimento, este trabalho busca refletir sobre a formação continuada de um grupo de professores atuantes na rede pública de ensino do Estado de São Paulo na modalidade de ensino remoto durante o período da pandemia COVID-19. Para isso, oito professores foram convidados pessoalmente para participar da pesquisa e os dados foram coletados por meio da ferramenta “Google Formulário”. Enquanto uma pesquisa qualitativa, optou-se pela utilização da metodologia “análise de conteúdo” para a compreensão dos fenômenos mais subjetivos. Os dados analisados revelam que durante a pandemia os professores tiveram muitas dificuldades para a execução do ensino remoto pela falta de condições adequadas como local físico, equipamentos tecnológicos para o planejamento atividades e a falta de conhecimento nas ferramentas digitais necessárias para a construção e execução das atividades remotas além da precariedade de materiais disponíveis dos próprios alunos. Contudo, a formação continuada foi uma ferramenta essencial para o desenvolvimento dos saberes pedagógicos que permitiram aos professores um avanço significativo na oferta das atividades a distância. Em suma, considerando os desafios já presentes no ensino remoto é fundamental que a formação continuada da docência continue os estudos sobre as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDICs), adaptações curriculares e novas metodologias ativas a fim de fortalecer novos hábitos nos docentes para que o ensino presencial pós pandemia se torne mais atrativo e efetivo.
Palavras-chave: Educação continuada, Ensino remoto, Saberes pedagógicos.