IFSP encerra o ano com nota máxima em 21 graduações
A avaliação do Ministério da Educação (MEC) analisa as condições de ensino oferecidas aos estudantes
O IFSP encerra 2022 com 21 cursos de graduação reconhecidos com nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Numa escala que vai de 1 a 5, os outros 12 cursos avaliados obtiveram o conceito 4, alcançando também a excelência.
O objetivo dessa avaliação é identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes. Ela é feita levando em conta três dimensões: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura. E o que significa então receber a nota máxima? Significa que o curso atingiu o nível mais alto de qualidade considerando os três eixos analisados.
Em relação à organização didático-pedagógica, os indicadores, considerados para a avaliação são inúmeros, vão desde uma análise de como as políticas institucionais estão sendo aplicadas nos cursos, passando pela verificação da estrutura curricular, até a avaliação do perfil do egresso e das ações de apoio aos estudantes.
Para o pró-reitor de Ensino do IFSP, Carlos Procópio, as notas altas recebidas pelos cursos são uma demonstração de como a Instituição vem trabalhando em sintonia. O conceito de excelência é uma confirmação de que as políticas institucionais de ensino, extensão e pesquisa previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) estão sendo implantadas no âmbito dos cursos, voltadas para a promoção das oportunidades de aprendizagem alinhada ao perfil do egresso, com adoção de práticas comprovadamente inovadoras.
Outro ponto importante a ser destacado é o reconhecimento de que a Instituição tem apoiado os alunos por meio de ações de acolhimento, permanência e acessibilidade, assim como tem proporcionado suporte psicopedagógico e oportunidade de participação em centros acadêmicos e em intercâmbios nacionais e internacionais.
Quanto ao corpo docente, as notas máximas recebidas pelo curso resultam, entre outras coisas, de um quadro de professores altamente capacitado. Atualmente o IFSP conta com 2.625 docentes, sendo 1.140 deles mestres e 1.297 doutores. São profissionais com experiência na educação básica, na docência superior e também no mercado de trabalho: aptos, portanto, a apresentar exemplos práticos de aplicação da teoria ministrada em diferentes grades curriculares.
Elvis Vinicius Palazzi, aluno da primeira turma do curso de Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Bragança Paulista, destaca a atuação dos docentes, que além de possuírem alto grau de titulação, somam a experiência no mercado de trabalho. “Há vários professores com vivência na indústria que conseguem nos passar esse conhecimento”, avalia o estudante. Ele ingressou na Instituição em 2011 no curso Técnico em Mecatrônica, em seguida emendou o curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, e voltou ao câmpus em 2017 para cursar Engenharia de Controle e Automação, que conclui neste semestre.
Produção científica e infraestrutura
Os professores do IFSP são também profissionais com larga produção científica, cultural, artística ou tecnológica. Relatório publicado pela Fapesp em 2020 registrou um aumento de 46 vezes nas publicações científicas do Instituto entre 2009 e 2019. O crescimento significativo nas publicações mostra o grande potencial do IFSP no que diz respeito a esse eixo. Atualmente a Instituição tem diversas ações para incentivar a pesquisa no IFSP. Saiba aqui um pouco mais.
No quesito infraestrutura, salas de aulas confortáveis, laboratórios bem estruturados e garantia de acesso dos alunos a equipamentos de informática garantem aos cursos o conceito máximo.
O reitor do IFSP, Silmário dos Santos, aponta que, além do investimento em infraestrutura e da qualificação do corpo docente, é importante destacar o trabalho das coordenadoras e dos coordenadores de curso, dos núcleos docentes estruturantes e de todos os servidores comprometidos com uma educação pública de qualidade. Ele ressalta que dada a abrangência da avaliação do MEC, cada aspecto das unidades e dos cursos contribui para este resultado: laboratórios, bibliotecas, acessibilidade, atendimento ao aluno, programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação. “Assim, todos e todas estão de parabéns, incluindo nossos estudantes, igualmente responsáveis pelos ótimos resultados.”
Avaliação da educação superior
A diretora de Avaliação Externa do IFSP, Cláudia Roses, explica que as avaliações de reconhecimento acontecem antes da integralização do curso e da primeira turma formada, mas, por conta da pandemia, esses processos avaliativos estavam suspensos pelo MEC e foram retomados este ano. Isso significa, segundo ela, que alguns cursos abertos a partir de 2017 foram avaliados só agora, com a primeira turma já tendo concluído a graduação. Vale lembrar que periodicamente também são realizadas avaliações de renovação de reconhecimento dos cursos.
Em 2022, a Instituição recebeu a visita das comissões avaliadoras para 33 processos de reconhecimento de curso e para o recredenciamento da EaD. Para Cláudia, os resultados das avaliações comprovam a excelência e a qualidade da educação oferecida pelo IFSP. Ela frisa que esses resultados são consequências de um esforço conjunto de servidores administrativos, docentes e alunos, e faz questão de parabenizar especialmente os coordenadores dos cursos avaliados e suas equipes de trabalho. Em 2023, pelo menos outros 20 cursos de graduação do IFSP devem passar por avaliação do MEC.
A avaliação dos cursos de graduação ofertados pelas instituições de ensino brasileiras é um dos papéis do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sinaes atua em três eixos: avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes (Enade).
Os processos avaliativos levam em consideração aspectos como: ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. As informações obtidas são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. Os dados também são úteis à sociedade, especialmente aos estudantes, como referência quanto às condições de cursos e instituições.
Confira na tabela abaixo os cursos avaliados e as notas obtidas por cada um deles:
CÂMPUS | CURSO | NOTA |
Araraquara | Engenharia Mecânica | 5 |
Avaré | Letras Português/Espanhol | 4 |
Avaré | Gastronomia | 4 |
Avaré | Engenharia de Biossistemas | 4 |
Barretos | Agronomia | 5 |
Birigui | Engenharia de Computação | 5 |
Boituva | Pedagogia | 5 |
Bragança Paulista | Engenharia Controle e Automação | 5 |
Campinas | Eletrônica Industrial | 4 |
Campos do Jordão | Pedagogia | 5 |
Caraguatatuba | Física | 4 |
Caraguatatuba | Engenharia Civil | 5 |
Cubatão | Letras Português | 5 |
Cubatão | Engenharia Controle e Automação | 5 |
Cubatão | Turismo (Bacharelado) | 5 |
Hortolândia | Matemática | 4 |
Itapetininga | Engenharia Mecânica | 5 |
Itaquaquecetuba | Matemática | 5 |
Jacareí | Pedagogia | 5 |
Matão | Engenharia de Alimentos | 4 |
Piracicaba | Engenharia Elétrica | 4 |
Pirituba | Letras Português/Inglês | 5 |
Pirituba | Gestão Pública | 4 |
Presidente Epitácio | Pedagogia | 5 |
Presidente Epitácio | Ciência da Computação | 5 |
Presidente Epitácio | Engenharia Elétrica | 5 |
Registro | Engenharia de Produção | 4 |
São João da Boa Vista | Ciências Naturais – Química | 4 |
São João da Boa Vista | Ciências Naturais – Física | 4 |
São José dos Campos | Engenharia Mecânica | 5 |
Sertãozinho | Engenharia Elétrica | 5 |
Sorocaba | Gestão de Recursos Humanos | 5 |
Votuporanga | Engenharia Elétrica | 5 |
EaD | Recredenciamento cursos | 4 |
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