Página inicial > Últimas Notícias > [DIVULGAÇÃO] - Criação de jogos de tabuleiro para crianças com base em livros infantis, projeto de extensão

Projeto incentiva a leitura, a sua aplicação prática e o trabalho em equipe, de forma lúdica. Saiba mais!

• Publicado: Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 10h21
  • Última atualização em Segunda, 15 de Maio de 2023, 15h23

Encerrou-se a primeira edição do projeto de extensão intitulado “Criação de jogos de tabuleiro para crianças com base em livros infantis”, cujas atividades foram desenvolvidas, ao longo de 2022, no Salesianos (R. Padre Teixeira, 3649 - Vila Vista Alegre, São Carlos - SP), às segundas-feiras, nos turnos matutino e vespertino. O projeto, direcionado a crianças de 9 a 11 anos, consiste em sessões de leitura, da literatura infantil e, com base no livro, o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro com temática e inspiração no livro lido. O projeto atendeu a mais de 80 crianças nos dois turnos, essas crianças contaram com a valorosa assistência de voluntários, alunos do nosso IFSP.

Segundo o coordenador do projeto, professor Fabriciu Benini, “É inspirador acompanhar a evolução de uma criança, observando sua resiliência inicial em ler e depois vê-la criando algo que será utilizada por ela e seus colegas, ao mesmo tempo chama a atenção da importância da leitura, sua aplicação prática e estímulo ao trabalho em equipe, tudo de forma lúdica.”

A equipe do projeto, além do professor coordenador, contou com a generosidade de 7 pessoas: 2 alunos de pós-graduação, 3 alunos do integrado e 2 alunos da graduação, que são respectivamente, Camilla Oliveira Melo Cazonatto, Kauã Akira Fernando Porrio Nakayama, Hyago dos Santos Souza, Samuel José Garbujo Neves, Brenda Mirelle Vicente Santiago, Ingrid de Cassia Nery e Khaled Haikel.

Acesse o VÍDEO SOBRE O PROJETO NO YOUTUBE.

3 integrantes da equipe, da esquerda para a direita, Hyago, prof. Benini e Brenda, diante de dois jogos criados.

O projeto inicia com as crianças jogando com um jogo de tabuleiro manufaturado como demonstração prática dos objetivos a serem atingidos.

Em seguida, passa-se à leitura, cada criança escolhe o seu livro e aqueles com maiores dificuldade de leitura fazem a leitura em grupos. Nesta imagem, as atividades estão sendo conduzidas pelo Hyago.

Após a leitura, dá-se início ao processo de criação, podendo ser individualmente ou coletivamente, a depender da preferência, do perfil de cada criança e do livro lido. Nesta foto as atividades estão sendo conduzidas por Ingrid, Hyago e Brenda.

Criança em seu processo construtivo, desenvolvendo o tabuleiro e os elementos do jogo com base no livro.

Criação de jogos coletivos, nesta sessão, conduzido pelo Khaled. Prof. Benini ao fundo.

Criação de um jogo coletivamente, manufaturado por diversas crianças e abaixo as crianças jogando esse jogo.

Sessão de jogo conduzida pelo Samuel e Khaled.

Jogo individual, desenvolvido por uma criança, sendo testado pelo prof. Benini.

Jogo criado coletivamente, em uma sessão de jogo, diversão garantida!