IFSP é contemplado em edital da Setec para implementação de Oficinas 4.0
Cada uma das três propostas contempladas pode receber recursos que chegam a R$ 68 mil
Os Câmpus São Carlos, Guarulhos e Itaquaquecetuba foram contemplados no Edital nº 83/2022 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec), que visou à seleção de projetos voltados à implementação de Oficinas 4.0.
O IFSP submeteu oito propostas, tendo três câmpus contemplados. Cada proposta poderá receber recursos financeiros de até R$ 68 mil.
Conforme o edital, os projetos classificados devem abranger os seguintes objetivos:
— Promover a imersão de estudantes da Rede Federal em atividades de formação e pesquisa aplicada, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao uso das tecnologias digitais, ao empreendedorismo e à inovação, demandadas pela Economia 4.0.
— Capacitar professores de instituições da Rede Federal nas metodologias das Oficinas 4.0 e de orientação de projetos de inovação tecnológica.
— Estimular a aproximação entre as instituições da Rede Federal e o setor produtivo, reforçando a articulação das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.
Sobre os projetos
Inovação Tecnológica para Idosos através da Robótica e Cultura Maker — São Carlos (coordenador: Ricardo Arai)
A população brasileira está passando por um problema devido ao processo de envelhecimento. E para que isso ocorra de forma saudável, é necessário que se criem ou alterem as políticas públicas em benefício desta população. Surge aí, a demanda por inovações tecnológicas como atividades de robótica educacional e inclusão à cultura maker para a parcela da população idosa. O objetivo deste projeto é implementar o programa de capacitação de estudantes para desenvolver um projeto de inovação tecnológica focado em robótica educacional e cultura maker para idosos utilizando metodologias ativas. Isso será realizado através de atividades extracurriculares dos alunos do IFSP em um espaço colaborativo, por meio de aprendizagem baseada em projetos para a construção de soluções de demandas reais oriunda da instituição parceira.
Manufatura aditiva de cerâmica avançada em impressora 3D comercial não dedicada — Itaquaquecetuba (coordenador: Italo Leite de Camargo)
A manufatura aditiva (MA) ou impressão 3D é um conjunto de tecnologias que fabrica corpos pela adição sucessiva de camadas. Tal técnica já é aplicada em todas as classes de materiais (polímeros, metais e cerâmicas). Na fabricação de peças com material cerâmico, a MA permite a produção de corpos em pequena escala, com maior liberdade de forma, menor custo, e prazo de entrega reduzido. Dentre as tecnologias de MA, a fotopolimerização em cuba se destaca pela capacidade de produzir peças cerâmicas com excelente precisão dimensional e acabamento superficial. Contudo, existe uma escassez de equipamentos comerciais destinados a produzir cerâmica, baseados nessa tecnologia e com preço acessível, visto os desafios de lidar com a matéria-prima com alto carregamento de partículas. Assim, este projeto visa superar essa carência, utilizando uma impressora 3D comercial comum (que utiliza o processo de fotopolimerização em cuba, mas não é dedicada à fabricação de materiais cerâmicos). Para isso, suspensões cerâmicas serão desenvolvidas e caracterizadas, buscando-se uma matéria-prima compatível com a impressora 3D não dedicada utilizada. Ainda, o material desenvolvido será testado na fabricação de componentes cerâmicos demandados pela empresa parceira. Acredita-se que este projeto contribuirá para o uso da técnica em laboratórios e empresas de pequeno e médio porte.
Desenvolvimento software de aquisição e monitoramento de dados, por eixo, em veículos de transporte de carga rodoviários — Guarulhos (coordenador: Rogério Daniel Dantas)
Aproximadamente 60% do transporte de cargas é realizado pelas rodovias no Brasil, segundo dados do relatório da Confederação Nacional de Transportes. Este modal de transporte terrestre permite a flexibilização na locomoção de veículos de tamanhos e capacidades diversificados. O excesso de peso neste tipo de veículo pode comprometer as rodovias, o próprio veículo e seus ocupantes. O desenvolvimento de tecnologias que possibilitam mensurar a carga transportada, em tempo real, ajudam os transportistas a otimizar a distribuição destas nos eixos dos veículos, evitando assim multas e outros problemas relacionados ao excesso de peso. Além disso, com esse monitoramento é possível mensurar a fadiga dos eixos e outros elementos do veículo, permitindo a atuação de uma manutenção preditiva. Sendo assim, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de dispositivos que permitam o monitoramento, em tempo real, das cargas a que os eixos de veículos de transportes são submetidos; a implementação de um sistema de comunicação e monitoramento na nuvem, e também permitirá um maior contato do discentes e docentes do campus com tecnologias 4.0, e com o foco no desenvolvimento de um produto com a empresa parceira do projeto.
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