Página inicial > Últimas Notícias > Docente apresenta resultados de pesquisa a Grupo de Política Agrícola

Docente apresenta resultados de pesquisa a Grupo de Política Agrícola

• Publicado: Quarta, 13 de Junho de 2018, 15h23
  • Última atualização em Segunda, 25 de Junho de 2018, 18h14

Na última terça-feira, 12/06, o Prof. Dr. Marcelo Carrer e a pesquisadora Marcela Vinholis (Embrapa Pecuária Sudeste) apresentaram os resultados do projeto de pesquisa “Fatores determinantes da adoção de sistemas de integração por pecuaristas no estado de São Paulo” na 14ª Reunião do Grupo Gestor do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC). Esse Grupo é responsável pela discussão e formulação de políticas públicas com o objetivo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa na produção agropecuária brasileira.

Estiveram presentes na reunião representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Zootecnia (IZ), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) e Banco do Brasil (BB).

Na apresentação dos pesquisadores Marcelo Carrer e Marcela Vinholis foram ressaltados os fatores que afetam as decisões de adoção e uso de tecnologias sustentáveis por produtores rurais do estado de São Paulo. Segundo o Prof. Carrer, “uma melhor compreensão desses fatores é fundamental para aumentar a efetividade da política pública. Por exemplo, com base na compreensão das características dos agricultores menos propensos à adoção de tecnologias sustentáveis, a política de extensão rural deve se preocupar em alterar incentivos e criar condições para que esses produtores passem a enxergar benefícios nessas tecnologias”. O Prof destacou ainda que os resultados apresentados despertaram grande interesse no público presente.