Página inicial > Últimas Notícias > COMUNICADO Nº 04/2023 DA DIREÇÃO-GERAL

• Última atualização em Quarta, 10 de Maio de 2023, 13h57

COMUNICADO N.º 4/2023 - DRG/SCL/IFSP

Assunto: Reforço nos Protocolos de Segurança do Câmpus

Nas últimas semanas e sobretudo nos últimos dias, têm circulado várias informações e notícias que envolvem a segurança das escolas em todo o país e este comunicado tem por objetivo apresentar as ações que o Câmpus São Carlos do IFSP tem tomado com relação ao tema.

Sabemos por meio das mídias convencionais e digitais que de fato ocorreram ataques a escolas, o que nos causa muita indignação e tristeza, e isso trouxe preocupações legítimas à comunidade do Câmpus São Carlos.

Por outro lado, também sabemos que muitos boatos e notícias falsas, as conhecidas "fake news", inundaram as redes sociais sobre o assunto na tentativa de causarem pânico, medo e desorganização.

Em nível federal, o Ministério da Justiça e Segurança Pública criou um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas. As informações/denúncias devem ser encaminhadas para o link: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura.

Deste modo, CONSIDERANDO a responsabilidade institucional com a segurança da comunidade que frequenta o Câmpus São Carlos do IFSP.

CONSIDERANDO, ainda, as orientações emitidas pela Reitoria do IFSP no COMUNICADO N.º 3/2023 - GAB-RET/RET/IFSP.

A Direção-Geral do Câmpus São Carlos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no uso de suas atribuições legais COMUNICA as ações a serem adotadas para reforçar a segurança do câmpus:

1) No acesso às dependências do câmpus será exigida a Carteira de Estudante ou Comprovante de Matrícula, podendo ser requisitada a carteira de identidade, caso haja alguma dúvida sobre a identificação do estudante. Os alunos que ainda não tiverem os documentos necessários deverão efetuar o requerimento à CRA via SUAP imediatamente.

2) O acesso do público externo se dará apenas via agendamento com os respectivos setores no câmpus (via e-mail/telefone). Os setores deverão repassar a listagem dos atendimentos e horários aos fiscais do Contrato de Portaria, responsáveis por repassar as informações à terceirizada de modo que os porteiros possam conferir a identificação e registrar a entrada e saída dos visitantes.

3) O estacionamento frontal, que é exclusivo dos servidores, ficará fechado até que a automatização do portão seja concluída

4) O acesso ao estacionamento dos fundos para automóveis será permitido apenas para os servidores do câmpus, sendo admitidas exceções para os alunos ciclistas e motociclistas. O acesso ao estacionamento, seja por parte de servidores quanto por parte dos alunos, só será permitido após a devida identificação.

5) Os servidores deverão apresentar Identificação Funcional ou Crachá para acesso ao câmpus, permanecendo de crachá durante seu período de trabalho no câmpus. Serão confeccionados e distribuídos adesivos para uso nos veículos de servidores. Esta identificação visa facilitar e tornar mais dinâmico o monitoramento da entrada de servidores. Os servidores que optarem por não utilizar a identificação, deverão se apresentar na guarita como todos os estudantes. Caso o servidor realize o transporte de estudantes, estes devem descer do veículo e se identificar na guarita.

6) Os alunos dos cursos Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Manutenção Aeronáutica em Aviônicos Integrado ao Ensino Médio do Câmpus São Carlos do IFSP deverão utilizar uniforme durante sua permanência no câmpus.

7) A quadra será utilizada apenas para as atividades de educação física, estando vetada sua utilização para recreação neste momento.

8) A presença de alunos no contraturno deve-se limitar às atividades previstas pela coordenadoria do curso, em acordo com a DAE.

Paralelamente, estivemos em contato com a Polícia Militar solicitando que a ronda escolar seja retomada e esperamos ser atendidos.

Também informamos que atividades de conscientização sobre violência e Bullying serão desenvolvidas neste momento pelos setores de ensino, em especial o CSP (Coordenadoria Sociopedagógica).

É importante que toda a comunidade esteja envolvida com a cultura de paz, de forma que no câmpus e no âmbito da comunidade acadêmica, todos os casos de assédio, racismo, importunação, violência, Bullying, preconceito ou qualquer outra forma de opressão ou violência devem ser sempre comunicados à CAE (Coordenadoria de Apoio ao Ensino) e/ou CSP (Coordenadoria Sociopedagógica), para os devidos encaminhamentos.

Solicitamos ainda aos pais e responsáveis de nossos estudantes, que se aproximem de seus filhos e dialoguem com eles sobre o assunto, estando atentos aos grupos nas redes sociais que estes participam, atentos ao que compartilham e ao que comentam, bem como aos itens que carregam nas mochilas.

Sem mais, a Direção-Geral coloca-se à disposição para eventuais esclarecimentos.

Leia o COMUNICADO Nº 04/2023 - DRG/SCL/IFSP  na íntegra.