Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de TII, ADS e BES fazem visita técnica ao ONOVOLAB

Estudantes de TII, ADS e BES fazem visita técnica ao ONOVOLAB

• Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 19h45
  • Última atualização em Quinta, 27 de Abril de 2023, 12h32

Estudantes dos cursos de TII, ADS e BES visitaram o ONOVOLAB, centro de inovação e empreendedorismo em São Carlos, na última terça-feira, 18 de abril de 2023. A visita técnica teve como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer de perto o ambiente de trabalho de empresas e aprender sobre as práticas de inovação adotadas pelo ONOVOLAB.

Durante a visita, os estudantes tiveram a chance de conversar com empreendedores residentes e conhecer alguns dos projetos em desenvolvimento no centro de inovação. Foi possível também conversar com um número grande de egressos dos cursos do IFSP, além de alunos que cursam atualmente e estão em seus estágios nas empresas do ONOVOLAB.

Eles também participaram da palestra WEBSUMMIT - as megatendências do maior evento de tecnologia do mundo, apresentada pelo Diretor de Agilidade Coorporativa da RaiaDrogasil, Daniel Santa Lucia.

Para a professora responsável pela organização da visita, Celia Leiko Ogawa Kawabata, a experiência foi enriquecedora para os alunos. "O ONOVOLAB é um exemplo de como a inovação pode ser aplicada na prática, e a visita foi uma oportunidade única para os estudantes aprenderem com quem está fazendo acontecer", afirmou.

O ONOVOLAB é o maior ecossistema independente de inovação do Brasil, a partir do campus de 21.000m2 localizado em São Carlos e por meio das plataformas digitais eles apoiam inovadores, empreendedores e universitários. O ecossistema reúne em um mesmo ambiente mais de 70 startups e grandes empresas como Santander, Magazine Luiza, iFood, Messer, entre outras.  Atuam como parceiro estratégico de inovação de grandes corporações que usam o ONOVOLAB como um hub para realizar experimentos, se conectar com startups e com universidades. Desde 2018 eles organizaram mais de 400 eventos gratuitos ligados a ciência, tecnologia, empreendedorismo, temas digitais, cultura, dentre outros.

Um dos alunos que participou da visita, Arthur Mascaro, deu seu depoimento no Linkedin sobre a visita:

Gostaria de ressaltar que hoje foi um dia memorável, que não apenas focalizou e intensificou mais ainda meu apreço pela tecnologia, como também me ensinou lições maravilhosas.

O tour ministrado por Leandro Palmieri e Anderson Criativo no ONOVOLAB mostrou para mim que a ideia de polarização dos centros e grupos tecnológicos nas grandes capitais é um conceito extremamente errado. O ONOVOLAB enquanto empresa, une e ajuda imensamente nossa sociedade Tech, apresentando um ambiente maravilhoso com diversas startups e empresas como Santander Brasil e iFood, além de uma recepção muito acolhedora.

Como se não bastasse o tour, tivemos ainda uma palestra completa com a equipe da RD, discutindo e conversando sobre diversos nichos tecnológicos e uma síntese geral da Web Summit de 2022, que fomentou mais ainda minha curiosidade do mundo digital.

Garanto que eu e meus colegas presentes (Marcos Stanquini, Miguel Santos, Gustavo Trizotti e Heitor Leite de Almeida) saímos cativados pelo lugar, e se eu ainda tinha dúvidas de onde eu queria estar daqui a alguns anos, com certeza não tenho mais.

Queria agradecer a instituição a qual estudo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP que organizou essa visita para nós, e os professores presentes Lucas Bueno R. de Oliveira, Jorge Francisco Cutigi, Célia Kawabata e Fernando Salina, que além de serem minha inspiração no mundo da tecnologia, vivem nos tratando da melhor maneira possível. (Vou dar um adendo também ao insight com o Vinícius Silva que foi muito bom!)

Espero voltar mais vezes ao local, participar de alguns hackathons e fazer um bom networking com as mentes brilhantes que trabalham lá, obrigado pela oportunidade!

Veja algumas fotos da visita: