Projetos do IFSP marcam presença no Agrishow 2023
Milhares de visitantes têm a oportunidade de conhecer cursos e ações dos câmpus do IFSP
Desde o dia 1º de maio, alunos e servidores do IFSP participam da Agrishow, uma das maiores feiras agrícolas do mundo, expondo projetos e divulgando a Instituição, na cidade de Ribeirão Preto, interior paulista.
A Agrishow, Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, reúne soluções para todos os tipos de culturas e tamanhos de propriedades, e é reconhecida como o palco dos lançamentos das principais tendências e inovações para o agronegócio.
Neste ano, perto de 200 mil visitantes, esperados no evento, tiveram a oportunidade de conhecer o Instituto Federal de São Paulo, seus cursos e projetos, durante os cinco dias de evento, realizado de 1º a 5 de maio.
Quem passa pelo stand da Prefeitura de Ribeirão Preto se depara com um impactante veículo off road totalmente desenvolvido pelos alunos do curso de Engenharia do Câmpus Sertãozinho do IFSP.
O Projeto Tatu Baja é desenvolvido desde 2017 e competiu durante o Campeonato Nacional Baja-SAE em 2022. Criado para enfrentar obstáculos variados e terrenos irregulares, o veículo segue as regras da Sociedade de Engenheiros de Automóveis (SAE) e permite que os alunos coloquem em prática conhecimentos como desenho, usinagem materiais, soldagem e cálculos.
Outra ação do IFSP presente na Agrishow é a Indicação Geográfica (IG) do queijo artesanal paulista Porungo, projeto desenvolvido no Câmpus Catanduva em parceria com o arranjo produtivo local e apresentado em formato de banner no stand da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.
A Indicação Geográfica é um reconhecimento de que uma determinada região se tornou conhecida pela extração, produção ou fabricação de um produto, ou então por um produto ou por serviços cujas qualidades e características se devam exclusivamente ou essencialmente ao meio geográfico. Ela é uma importante ferramenta, pois assim o consumidor não é enganado sobre a origem de determinado produto. Os produtores, por sua vez, são valorizados, e durante o processo da obtenção da IG, espera-se que haja reflexão tanto sobre sua diferenciação quanto a garantia de padrões nos processos, além de como se apropriar dos benefícios da IG, ampliando seu mercado ou gerando produtos de maior valor agregado, entre outros.
O projeto de IG foi coordenado pelos professores Murilo Secchieri de Carvalho e Paulo Henrique Palota e contou com a participação das alunas bolsistas Maria Eduarda de Oliveira Varolo e Gabriela de Lima Kido, todos do Câmpus Catanduva, entre os meses de março e agosto de 2022. O diagnóstico do queijo Porungo demonstrou um grande potencial daquela região para o depósito de IG por indicação de procedência (IP) junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Thiago Rodrigues Schulze, da Diretoria de Cooperação e Sustentabilidade da Pró-Reitoria de Extensão (PRX), destaca que a participação do IFSP em um evento dessa grandiosidade permitiu a ampla divulgação dos cursos ofertados nas diferentes modalidades pelos câmpus próximos a Ribeirão Preto, onde o evento está sendo realizado, além da apresentação dos projetos e ações exitosas desenvolvidas na Instituição. "Já a participação dos discentes nesse e em outros eventos apresentando seus projetos e ações desenvolvidas permite maior integração com o Arranjo Produtivo Local, gerando novas oportunidades de estágios e inserção profissional, além de insights para novos projetos ou, ainda, para o surgimento de novos empreendimentos, consolidando assim a práxis educacional característica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo”, ressalta.
Notícias relacionadas:
IFSP participa pela primeira vez do Baja SAE BRASIL
Portaria nº 1573/2022 - designa servidores para compor o Comitê Permanente de Turismo
Redes Sociais