Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus podem aderir ao Programa Mulheres Mil e promover inclusão feminina

Câmpus podem aderir ao Programa Mulheres Mil e promover inclusão feminina

Até 28 de maio os câmpus podem manifestar interesse em aderir ao Programa Mulheres Mil

• Publicado: Quarta, 24 de Maio de 2023, 00h35
  • Última atualização em Quarta, 24 de Maio de 2023, 00h35

Os câmpus do IFSP têm até 28 de maio para manifestar interesse em aderir ao programa Bolsa-Formação — Mulheres Mil, voltado a mulheres em situação de vulnerabilidade social. Os câmpus interessados devem indicar o curso a ser ofertado e quantidade de vagas disponibilizadas.

A manifestação deve ser feita pelo e-mail mulheres@ifsp.edu.br com a indicação de um servidor do câmpus como interlocutor da proposta.

Esta é uma chamada de manifestação de interesse em ofertar cursos pelo Bolsa-Formação — Programa Mulheres Mil e não garante que o câmpus será contemplado, pois, as ofertas serão definidas por classificação posterior, após informação do número de vagas que o MEC/SETEC disponibilizará para o IFSP.

Planilha de manifestação de interesse: Clique aqui

Modelo de Matriz Curricular: Clique aqui

O Bolsa-Formação — Programa Mulheres Mil tem por objetivo a oferta de cursos de qualificação profissional (160h) para mulheres acima de 16 anos, que se encontrem em vulnerabilidade e risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, moradoras de locais com infraestrutura deficitária. As ofertas são vinculadas ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com previsão de até 20 mil vagas nas redes federais, estaduais e Sistemas Nacionais de Aprendizagem.

Sobre o Mulheres Mil

Instituído pela Portaria n.º 725, de 13 de abril de 2023, o Programa Mulheres Mil — integra um conjunto de ações que consolidam as políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.

O Programa possibilita que mulheres moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano, sem o pleno acesso aos serviços públicos básicos, ou integrantes dos Territórios da Cidadania, tenham uma formação educacional, profissional e tecnológica, que permita sua elevação de escolaridade, emancipação e acesso ao mundo do trabalho, por meio do estímulo ao empreendedorismo, às formas associativas solidárias e à empregabilidade.

Para dar início às ações voltadas à qualificação de mulheres em situação de vulnerabilidade social, entre o período de 2011e 2014, através da Pró-Reitoria de Extensão (PRX), o IFSP foi executor do “Programa Nacional Mulheres Mil — Educação, cidadania e desenvolvimento sustentável” instituído pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Em 2014 e 2015, o IFSP realizou as ações do Programa Mulheres Mil custeadas pela Bolsa Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec).

Em 2015, foi considerada a necessidade de institucionalizar uma ação com os mesmos objetivos e a metodologia do Programa Mulheres Mil, com vistas a garantir a continuidade do atendimento educacional do público-alvo em questão, mas assegurando que as especificidades e demandas locais fossem respeitadas. Assim, o Programa Mulheres do IFSP foi criado em 2016 pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PRX) para ampliar o acesso à educação profissional e à qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Os projetos vinculados ao Programa Mulheres do IFSP buscam a formação cidadã e à qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social, que apresentem pouca ou nenhuma escolaridade, preferencialmente pertencentes a grupos sociais específicos, que habitam o entorno no qual os câmpus estão inseridos; além de promover o resgate da autoestima e o combate à violência contra a mulher. Todos os projetos vinculados ao programa são propostos considerando a região de cada câmpus, a demanda por qualificação e os arranjos produtivos locais (APL).