A Importância da Reciclagem
Projeto de Iniciação Científica: Horta agroecológica em espaço escolar e a difusão de conteúdos para preservação da biodiversidade
A reciclagem possui um papel fundamental na diminuição da produção de resíduos sólidos. Tendo em vista que o acúmulo de resíduos causa diversos problemas ambientais, precisamos urgentemente entender e aderir a novos meios de lidar com sua destinação correta. A reciclagem tem, portanto, o objetivo de dar uma nova utilidade a objetos que seriam descartados.
Em São Carlos desde 2010, ocorre a coleta dos resíduos por meio da Parceria Público Privada entre a Prefeitura e a empresa São Carlos Ambiental, que permite a coleta, transporte e operação dos resíduos sólidos. De acordo com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de São Carlos (PMGIRS, 2019) assim que os resíduos são recolhidos, são destinados ao aterro sanitário denominado pela São Carlos Ambiental de Unidade de Valorização Sustentável (UVS). De acordo com a São Carlos Ambiental, em 2018, foram coletadas cerca de 67.872 toneladas de resíduos domiciliares na cidade.
A coleta seletiva no município é de responsabilidade da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de São Carlos (COOPERVIDA), realizando a coleta, transporte, triagem e comercialização de matérias recicláveis por meio de coletar porta a porta os resíduos, transportar até o galpão em que ocorre a triagem, separar os resíduos e os armazenar até a venda. A coleta seletiva abrange 30 a 40% da área urbana, não ocorrendo coleta na área rural. Estima-se que 100 toneladas de resíduos são coletadas ao mês, entretanto, a organização enfrenta problemas quanto a comunidade descartando materiais inadequados para a coleta, tais como pilhas e baterias. Esses itens são encaminhados para a São Carlos Ambiental que posteriormente faz a destinação deles. Desse modo, percebe-se que tanto a São Carlos Ambiental como a COOPERVIDA cooperam para que haja uma diminuição dos resíduos produzidos pela cidade, promovendo melhorias no meio ambiente local (PMGIRS, 2019).
No Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Câmpus São Carlos, a Comissão de Sustentabilidade é responsável pelas iniciativas que envolvem diminuir a produção de resíduos sólidos e realizar o descarte correto (Figura 1). Uma das iniciativas é a coleta seletiva, que consiste em separar os materiais, por exemplo, os recicláveis dos orgânicos e disponibilizar para a coleta separadamente. No Campus, essa coleta é realizada do seguinte modo: A COOPERVIDA é acionada assim que os contêineres reservados para os resíduos são preenchidos, em torno de 15 dias, e se responsabiliza pelo recolhimento e destinação correta dos resíduos. Entretanto, a cooperativa também é responsável por cerca de 30% de todo material reciclado na cidade, o que dificulta a retirada em lugares distantes como o IFSP. Nos casos em que eles não conseguem fazer a retirada, é acionado o autônomo Adriano Sérgio de Holanda, da organização Cidade Limpa Coleta Seletiva, que retira o resíduo sólido e faz a destinação necessária.
Mas por que é necessário fazer a coleta no câmpus? Realizando a coleta, conseguimos a separação adequada dos resíduos, evitamos o descarte incorreto dos materiais e também para evitar atrair vetores de doenças. Desse modo, percebemos a importância da coleta seletiva.
Figura 1: Contêineres reservados para os resíduos no IFSP Câmpus São Carlos e material reciclável localizado separado localizado na cooperativa.
Fonte:https://portais.ifsp.edu.br/scl/index.php/acoes-e-programas-de-apoio/coleta-seletiva.html.
A Comissão de Sustentabilidade também disponibiliza as lixeiras de descarte separado por todo o câmpus. A lixeira marrom (Figura 2) é específica para resíduos orgânicos, tais como restos de alimentos de origem vegetal ou animal.
Figura 2: Lixeira marrom específica para resíduos orgânicos.
Fonte:https://portais.ifsp.edu.br/scl/index.php/acoes-e-programas-de-apoio/coleta-seletiva.html
A lixeira azul (Figura 3) serve para os papéis, plásticos, metais e vidros. Lembrando que certos metais não podem ser descartados junto com os demais resíduos.
Figura 3: Lixeira para os papéis, plásticos, metais e vidros.
Fonte:https://portais.ifsp.edu.br/scl/index.php/acoes-e-programas-de-apoio/coleta-seletiva.html
A lixeira cinza (Figura 4) é destinada aos papéis higiênicos, lenços umedecidos e papéis umedecidos. E a caixa (Figura 5) serve para os papéis brancos ou coloridos, jornais, revistas e caixas de papelão.
Figura 4: Lixeira cinza destinada aos papéis higiênicos, lenços umedecidos e papéis umedecidos.
Fonte:https://portais.ifsp.edu.br/scl/index.php/acoes-e-programas-de-apoio/coleta-seletiva.html
Figura 5: Caixa para o depósito de papéis brancos ou coloridos, jornais, revistas e caixas de papelão.
Fonte:https://portais.ifsp.edu.br/scl/index.php/acoes-e-programas-de-apoio/coleta-seletiva.html
A Comissão de Sustentabilidade também realiza outras campanhas visando diminuir resíduos sólidos. Sendo elas:
Coleta de Pilhas e Baterias usadas
As pilhas e baterias não podem ser descartados em lixeiras comuns, elas devem ser armazenadas em lugares que não são expostos à natureza até que seja possível a destinação correta. Elas devem ser levadas até os pontos de coleta mais próximos. As pilhas e baterias descartadas no câmpus são destinadas ao programa USP Recicla que é responsável por dar o destino correto desses materiais. As lixeiras (Figura 6) se encontram próximas a Coordenadoria de Apoio e Ensino (CAE) e Coordenadoria de Registro Acadêmico (CRA).
Figura 6: Lixeiras para pilhas e baterias.
Coleta de tampinhas plásticas e lacres de alumínio
A campanha de coleta de tampinhas plásticas e lacres de alumínio (Slogam abaixo) no campus está em vigor desde 03 de outubro de 2022, às lixeiras se encontram no balcão da CAE e na cantina (lixeira azul). Todas as tampinhas e lacres arrecadados são destinados à campanha pela reforma da maternidade da Santa Casa de São Carlos. Lembrando que são aceitas somente tampinhas plásticas, como as de garrafa de água.
Referências Bibliográficas
PMGIRS - Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de São Carlos, 2019. Disponível em: http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/meio-ambiente/173561-plano-municipal-de-gestao-integrada-de-residuos.html. Acesso em 26 de maio de 2023.
Responsáveis pela produção do texto:
Alunas: Isabelly Galli de Souza e Anna Jhulia Krammer Soares
Responsáveis: Profª. Raquel Moreira (UFSCar) e Profª. Renata Martins dos Santos Paro (IFSP Câmpus São Carlos)
Redes Sociais