Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFSP São Carlos se destacam na OBMEP e avançam para a 2ª fase da competição

• Publicado: Sábado, 05 de Agosto de 2023, 15h24
  • Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2023, 14h20

Os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus São Carlos mostraram seu talento e dedicação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e conquistaram suas vagas na tão aguardada 2ª fase da competição.

Entre os alunos classificados estão Aron Costa da Silva Araujo, Caio Augusto Marangoni de Mello, Fábio Machado da Silva, Gustavo Rodrigues Trizotti, João de Camargo Pinto, Lorena Orlandi, Lucas Henrique Lorençoni, Maria Júlia de Oliveira, Mateus Almeida da Conceição, Mirella Luana Martines Rodrigues, Nicolas Miguel Pani e Valéria da Silva Sartorio.

A OBMEP, que é uma das mais prestigiadas competições matemáticas do país, visa incentivar o estudo da matemática e o desenvolvimento de jovens talentos na área. O evento é destinado a alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas de todo o Brasil.

A 2ª fase da OBMEP está agendada para o dia 07 de outubro de 2023. Os alunos do IFSP Campus São Carlos têm agora o desafio de se prepararem ainda mais para enfrentar novos desafios matemáticos e representar a instituição de ensino com maestria.

O IFSP São Carlos, orgulhoso do desempenho de seus alunos, parabeniza a todos os classificados e reforça o apoio e incentivo para que continuem a se dedicar aos estudos e à busca pelo conhecimento. A participação nessa fase da OBMEP é uma conquista que reflete o comprometimento e o talento desses estudantes e da professora Andreia Raquel Simoni Saldanha.

Que a competição proporcione não apenas uma oportunidade de aprendizado e superação, mas também de crescimento pessoal e profissional para cada um dos participantes. Estamos na torcida pelos alunos do IFSP São Carlos e confiantes de que eles representarão a instituição com excelência na 2ª fase da OBMEP. Boa sorte a todos!

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto de abrangência nacional que alcança tanto escolas públicas quanto privadas em todo o território brasileiro. Idealizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e apoiada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é financiada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Desde sua criação em 2005, a OBMEP tem como objetivo principal estimular e promover o estudo da matemática, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica no país. Busca-se, assim, proporcionar a um maior número de alunos brasileiros o acesso a materiais didáticos de qualidade, além de identificar e incentivar jovens talentos no campo da matemática.

Entre os objetivos específicos da OBMEP, destaca-se a intenção de incentivar o ingresso de jovens talentos nas áreas científicas e tecnológicas, reconhecendo seu potencial e encorajando seu desenvolvimento acadêmico. Além disso, a olimpíada também visa aprimorar o conhecimento dos professores das escolas públicas, valorizando sua profissão e reconhecendo a importância de seu papel no processo educacional.

A OBMEP é uma iniciativa que promove a integração entre as escolas brasileiras, as universidades públicas e os institutos de pesquisa, bem como estabelece conexões com as sociedades científicas. Dessa forma, ela se torna um importante meio para disseminar conhecimento e criar oportunidades de aprendizado e crescimento acadêmico.

Ao longo dos anos, a OBMEP desenvolveu diversos programas complementares para ampliar sua atuação. Essas iniciativas abrangem temas como o incentivo jovens talentos na matemática, apoio ao ensino de matemática nas escolas públicas, preparação de estudantes para competições internacionais e muito mais.

Convidamos a todos a conhecerem mais sobre a OBMEP, seja como participantes, educadores ou entusiastas da matemática. Essa olimpíada tem se mostrado um importante instrumento para a inclusão social, ao democratizar o acesso ao conhecimento e despertar o interesse pela matemática em jovens de todo o Brasil.

Saiba mais no site da OBMEP.