Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do Campus São Carlos classificam-se para a final da Olimpíada Nacional de História do Brasil em Campinas

A final será realizada nos dias 26 e 27 de agosto de 2023, em Campinas

• Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2023, 15h15
  • Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 20h40

Chegaram à fase final da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), que ocorrerá presencialmente na Universidade de Campinas (UNICAMP), nos dias 26 e 27 de agosto de 2023, duas equipes do IFSP Campus São Carlos, Jacarandá e Vênus. A equipe Jacarandá é formada pelos alunos Arthur Azorli Gagliardi (2° Ano - TII) , Renan Trofino Silva (3º Ano - TII) e Victor Delamerlini Rodrigues (3º Ano - TII) e a equipe Vênus é composta pelos alunos Heitor Leite de Almeida (3º Ano - TII), Nicole Delello Costa (3º Ano - TII) e Sofia dos Guimarães Azevedo (3º Ano - TII).

O professor Giordano Barbin Bertelli  comentou que "para alcançar esses resultados foi essencial a colaboração e a troca de ideias entre todos os alunos participantes e os professores do Campus São Carlos, que se prontificaram a compartilhar  conhecimentos e experiências.

A olimpíada iniciou-se em 08/05/2023 com 30.524 equipes de todo o Brasil, sendo 8.771 do estado de São Paulo. Ambas as equipes paulistas classificaram-se entre as 28 finalistas do estado. Os estudantes passaram por seis fases durante 6 semanas. Cada fase englobava diversas atividades e tarefas dos mais variados temas relacionados a história do Brasil, com ênfase nas questões indígenas contemporâneas.

Na fase final, serão 340 equipes finalistas que farão uma prova dissertativa no dia 26 de agosto e no domingo, dia 27 de agosto, será anunciado os medalhistas em uma cerimônia de premiação, que será realizada no Ginásio da Unicamp, com a presença de autoridades, familiares, historiadores de relevância nacional, e após as premiações haverá um show.

A ONHB está em sua 15ª edição, é considerado o maior projeto de extensão da Unicamp. Esta edição destacou-se como a edição de maior número de participantes, registrando a participação de 120 mil pessoas, 30,5 mil grupos participantes, e um aumento de 68% em comparação com 2022.

Além de contribuir para a preparação dos alunos para Enem e vestibulares, a ONHB é integra o edital ‘Vagas Olímpicas’ da Unicamp, que oportuniza aos participantes com melhor desempenho, concorrerem a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp, sem passar pelo  vestibular.

Seguem abaixo todos os participantes da Olimpíada Nacional de História do Brasildo Campus São Carlos do IFSP:

Heitor Leite de Almeida (3º Ano - TII) — Equipe Vênus

Nicole Delello Costa (3º Ano - TII) — Equipe Vênus (3º Ano TII)

Sofia dos Guimarães Azevedo (3º Ano - TII) — Equipe Vênus

Arthur Azorli Gagliardi (2° Ano - TII) — Equipe Jacarandá