Página inicial > Últimas Notícias > A Carreta da USP e o Podcast Sabidão desenvolveram atividades no Campus São Carlos

• Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 10h40
  • Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2023, 16h35

No último dia 30 de agosto de 2023, quarta-feira, o Campus São Carlos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) recebeu a unidade móvel da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP apresentando o projeto "Há vida em uma gota". Essa iniciativa que envolveu os estudantes dos cursos Técnico em Manutenção Aeronáutica em Aviônicos e Técnico em Informática para Internet Integrados ao Ensino Médio, bem como a comunidade local, teve como objetivo promover o conhecimento sobre as bacias hidrográficas de São Carlos, seus usos e ocupação, além de realizar atividades práticas sobre poluição e qualidade das águas, e mergulhar na biodiversidade de organismos aquáticos usando microscópios e lupas.

Para os alunos, foi um momento de conexão com a conservação ambiental de forma significativa por meio de atividades que extrapolam os limites das salas de aulas.

Durante o evento, aconteceu a transmissão ao vivo do PodCast "Sabidão" da USP São Carlos,  com apresentação do projeto "Há vida em uma gota" pelo professor Evaldo Luiz Gaeta Espindola, professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC/USP e coordenador do projeto, que enfatiza a importância da atividade para os docentes e alunos da graduação da USP na relação com a comunidade externa e também com relação à integração com outras escolas, a fim de disseminar o conhecimento produzido na universidade para melhorar a vida das pessoas da sociedade.

O programa, apresentado pela Claudia Lieri e Antonio Carlos R. Adão Junior com assessoria do Udson Ferreira de Andrade Conceição, abordou a importância do IFSP e do Campus São Carlos em particular. O Diretor-Adjunto Educacional do Campus São Carlos, João Luiz Franco, destacou a relevância do IFSP para o Estado de São Paulo e para a cidade de São Carlos e região, enfatizando o compromisso da instituição em oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, com foco no desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão. O IFSP visa fortalecer a educação no país e na região, atendendo as demandas locais e regionais, formando profissionais conscientes, críticos e altamente qualificados para o mundo de trabalho e para as relações interpessoais na sociedade.

Os coordenadores de cursos, André Luiz Mendes de Oliveira e José Antonio Croce, juntamente com o Diretor-Adjunto Educacional tiveram a oportunidade de apresentar os cursos técnicos integrados e concomitantes/subsequentes, de graduação e pós-graduação das áreas da Indústria, da Computação, da Gestão e da Educação oferecidos pelo IFSP Campus São Carlos, comentar as especificidades de cada programa, as formas de ingresso, as perspectivas de carreira, contribuindo para a orientação vocacional dos estudantes, viés do Podcast Sabidão.

Além disso, o Diretor-Adjunto Educacional informou sobre o Processo Seletivo para os Cursos Técnicos 2024.1, que está com inscrições abertas até o dia 03 de setembro de 2023.

Por fim, a professora de Biologia do Campus São Carlos, Renata Martins dos Santos Paro, destacou a importância da colaboração interinstitucional entre a USP e o IFSP para a realização do Projeto "Há vida em uma gota' e da relevância da extensão para a formação acadêmica e para a disseminação do conhecimento em prol do desenvolvimento da sociedade e do meio ambiente. A professora Renata comentou que "a formação integral dos nossos estudantes perpassa por atividades de ensino, pesquisa e extensão. No ensino, o estudante formará a base teórica de sua carreira. Na pesquisa, o discente descobre o fazer Ciência. Na extensão, tem a possibilidade de um engajamento na sociedade, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longos dos anos e melhorando a qualidade de vida das pessoas e transformando o ambiente no qual está inserido. Dessa forma, torna-se possível a formação humana, crítica e profissional dos estudantes, que serão ativamente participativos e transformadores da sociedade".

Agradecemos imensamente ao professor Evaldo por convidar a professora Renata e por incluir o IFSP Campus São Carlos no desenvolvimento do projeto "Há vida em uma gota". A visão e comprometimento desses professores com a educação e a conscientização ambiental são verdadeiramente inspiradores.

Também expressamos nossa gratidão aos responsáveis pelo Podcast Sabidão, que fizeram uma cobertura in loco deste evento tão especial. A brilhante condução da conversa proporcionou uma oportunidade valiosa para apresentação do Projeto "Há vida em uma gota" e também para compartilhamento de informações sobre o IFSP com um público mais amplo. A iniciativa de cobrir o evento ao vivo demonstra o compromisso em divulgar o conhecimento e a educação de forma inovadora e envolvente.

Veja algumas FOTOS do evento e acesse/siga nossas redes sociais:

<https://www.facebook.com/ifspcampussaocarlos>

<https://www.instagram.com/ifspsaocarlos/>