Página inicial > Últimas Notícias > Edital nº 31/2023 - Processo Seletivo para o Preenchimento de Vagas do Curso de Extensão_Soft Skills

Inscrições de 04 a 20/09/2023

• Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 23h17
  • Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 09h02

EDITAL  031/2023, de 01 de setembro de 2023
PRO
CESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS
DE CURSO DE EXTENSÃO

A Diretora-Geral em exercício do Campus São Carlos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio da Coordenadoria de Extensão, no uso de suas atribuições legais, torna público que estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão "Desenvolvendo as Soft Skills", conforme instruções do presente Edital.

DO CURSO, NÚMERO DE VAGAS, PRÉ-REQUISITOS E DURAÇÃO

1.1 O curso oferecido, bem como o número de vagas e os pré-requisitos estão descritos no quadro abaixo:

Vagas Ampla Concorrência

Reserva de Vagas
Desenvolvendo as Soft Skills

Maiores de 16 anos

Equipamento com
acesso à internet

28 (vinte e oito) vagas

25% Candidatos Negros 10 (dez) vagas

5% Candidatos com Deficiência - 2 (duas) vagas

O curso oferecido terá duração e carga horária conforme definido no quadro abaixo:

Carga Horária Total

Desenvolvendo as Soft Skills

09/10/2023 a 04/12/2023

64 (sessenta e quatro) horas

Cinco por cento (5%) das vagas são reservadas a candidatos com deficiência.

Vinte e cinco por cento (25%) das vagas são reservadas a candidatos negros.

Poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Caso não haja o preenchimento de pelo menos setenta por cento (70%) das vagas previstas para cada curso, o IFSP Campus São Carlos se reserva o direito de decidir sobre a sua oferta.

Por se tratar de um curso na modalidade de educação à distância, o interessado deverá ter seu próprio equipamento e conexão com internet para o acesso ao ambiente virtual de aprendizagem.

Sobre o curso:

Curso e atividades: As Soft Skills são habilidades interpessoais e comportamentais que se referem à forma como interagimos uns com os outros e lidamos com as situações no ambiente de trabalho e na vida cotidiana. Elas englobam competências como comunicação eficaz, empatia, resolução de conflitos, trabalho em equipe, liderança, adaptabilidade, criatividade, pensamento estratégico e sistêmico, resolução de problemas e várias outras. Essas habilidades são altamente valorizadas pelas empresas, pois desempenham um papel fundamental no sucesso profissional, na construção de relacionamentos sólidos e no desenvolvimento pessoal. Serão abordados tópicos relevantes para o desenvolvimento dessas habilidades essenciais, que são altamente valorizadas no ambiente de trabalho e na vida cotidiana. Além disso, para uma aprendizagem ainda mais eficaz, os participantes terão a chance de participar de exercícios práticos, simulações e interações em grupo. O objetivo é capacitar os alunos a aprimorar suas Soft Skills e aplicá-las em diversas situações pessoais e profissionais.

DA INSCRIÇÃO

Poderão se inscrever no processo seletivo os candidatos que se adequarem aos pré-requisitos estabelecidos no Item 1.1 deste Edital.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

As inscrições serão realizadas presencialmente na Fundação Educacional São Carlos (FESC), localizada na Rua São Sebastião, 2828 - Vila Nery - São Carlos/SP - CEP: 13560-230 no período de 04/09/2023 a 20/09/2023, das 8 horas às 19 horas, conforme horário de funcionamento da secretaria.

Os candidatos com deficiência deverão, obrigatoriamente, comprovar sua condição mediante a apresentação de laudo médico recente, emitido por profissional da área, no ato da inscrição, presencial ou on-line.

Serão anuladas, a qualquer tempo, as inscrições que não obedeçam às determinações contidas neste Edital.

DA SELEÇÃO

A seleção dos candidatos ocorrerá por Ordem de Inscrição que classificará, automaticamente, os primeiros inscritos que atenderem aos requisitos estabelecidos no Item 1.1 deste Edital.

A seleção dos candidatos obedecerá a divisão de vagas no que se refere aos quesitos Ampla concorrência e Reserva de vagas, conforme definido no Item 1.1 deste Edital.

No caso da falta de candidatos para ocupar uma vaga reservada, serão convocados os candidatos classificados dentro do número de vagas para ampla concorrência.

O processo seletivo classificará a quantidade de candidatos correspondente ao número de vagas estabelecidas mais o equivalente a 20% do número de vagas para composição de lista de espera.

Os candidatos cadastrados na lista de espera poderão ser chamados em caso de desistências decorridas em até 25% da carga horária do curso.

Serão aplicados os mesmos critérios de reserva de vagas na lista de espera.

DO CRONOGRAMA

ETAPA

DATA/PERÍODO

Período para inscrições

04/09/2023 a 20/09/2023, das 8 horas às 19 horas, conforme horário de funcionamento da secretaria.

Divulgação da Lista de Inscritos e Classificados

a partir do dia 22/09/2023

Período para efetuar a Matrícula

02/10 a 06/10

Data Prevista para o Início do Curso

09/10/2023

Leia o Edital nº 31/2023, de 01 de setembro de 2023, na íntegra, para obter mais informações.

DOCUMENTOS PUBLICADOS:

Edital nº 31/2023, de 01 de setembro de 2023 (Publicado em 01/09/2023)

Resultado Final - Divulgação da Lista de Inscritos e Classificados (Publicado em 29/09/2023)

Período para realizar a Matrícula: De 02 a 06/10/2023.

Curso Soft Skills - Banner.jpg