Página inicial > Últimas Notícias > IFSP-SCL realizou Minicurso de Primeiros Socorros com abordagem Prática para capacitar alunos e servidores do IFSP/SCL

Confira!

• Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2023, 09h44
  • Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2023, 17h10

Na última quarta-feira, dia 20 de setembro de 2023, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus São Carlos  realizou um Minicurso de Primeiros Socorros em dois períodos, ministrado pelo Doutor Leandro da Silva Souza (FMU/USP) como parte do conteúdo de Primeiros Socorros das disciplinas de Introdução à Manutenção Aeronáutica (SCLIMAE) com a turma do Técnico Integrado em Manutenção Aeronáutica em Aviônicos do 1º Ano, que ocorreu às 9h00 no Auditório C103, e o segundo evento, às 19h00 no Hangar, com as turmas do Técnico Concomitante e Subsequente em Manutenção Aeronáutica em Célula e Grupo Motopropulsor dos Módulos 1 e 2 como parte do conteúdo de Regulamentação e Segurança (RSAC1/ RSAM1). O professor Wellington Mattos é o responsável pelas disciplinas e organizador dos eventos, que além de contemplarem os alunos também foram abertos aos servidores do IFSP/SCL.

Segundo o prof. Wellington, "o evento é uma oportunidade de troca de experiências entre o IFSP e outras instituições bem como de disseminação de conhecimentos e reforço do conteúdo programático já visto em sala de aula, com vídeos didáticos e atividades teóricas aplicadas sobre Primeiros Socorros. Ademais, a participação do Dr. Leandro Souza complementa a teoria e traz para o evento uma bagagem de experiências que vai muito além da sala de aula e residência médica. Ele compartilha a vivência de treinamentos em diversas instituições, cursos e treinamentos fora do Brasil, atendimento de emergência nas ruas, em selva e a realização de um sonho de adolescência que compartilha no final das suas apresentações, despertando sonhos dos jovens e incentivando a importância de lutar por seus ideais".

O evento matutino contou com mais de 40 presentes no auditório. Os alunos do curso Técnico Integrado em ManutençãoAeronáutica em Aviônicos que participaram pela manhã ficaram muito satisfeitos com o treinamento e a oportunidade de treinar na prática a RCP (Reanimação Cardio-Pulmonar) com um kit de manequim inflável próprio de treinamento (Mini-Anne) e a manobra de desengasgo (Manobra de Heimlich). Brigadistas da Escola presentes ao evento também puderam treinar na prática a RCP.

No período noturno o treinamento abrangeu várias turmas com aproximadamente 100 presentes sendo que inclusive alunos do curso de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves (TMA turma 19) e do Técnico em Qualidade (QUA03) também participaram. Ao final da apresentação, os alunos tiveram também a oportunidade de treinarem a RCP e a manobra de desengasgo.

Após a finalização do evento no período noturno, a comunidade de alunos presentes pôde participar do intervalo escolar das aulas.

Abaixo, seguem algumas fotos do evento: