Página inicial > Últimas Notícias > Comunicado nº 10/2023 - DRG - Controle de Acesso ao Campus

Comunicado nº 10/2023 - DRG - Controle de Acesso ao Campus

A partir de fevereiro de 2024. Veja os procedimentos necessários para a realização do seu cadastro.

• Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 09h53
  • Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 09h53

A Diretora-Geral em exercício do Campus São Carlos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, COMUNICA que:

Recentemente, realizamos a instalação dos controles de acesso, visando aprimorar a segurança e a eficiência do acesso ao campus. O sistema conta com controle de acesso de pedestres, através de catracas com reconhecimento facial, e controle de acesso de veículos, através de cancelas automatizadas por tags veiculares.

Para garantir o pleno funcionamento partir de fevereiro/2024, é necessário atenção às seguintes orientações:

1. Cadastro biometria facial de alunos(as):

• O cadastro da facial dos(as) alunos(as) será realizado com base na foto disponível no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP);

• Para os(as) alunos(as) que estiverem sem foto, solicitamos que acessem o SUAP, abram um requerimento e anexem a foto em JPG, para que a Coordenadoria de Registros Acadêmicos possa atualizar;

• Padrão de qualidade de captura das fotos:

Posicionamento: O rosto deverá estar alinhado horizontalmente na fotografia com os ombros visíveis, orelhas a mostra na mesma proporção, verificar também o posicionamento correto da cabeça, sempre posicionada no centro, deverá ser mantido um pequeno espaço na parte superior da foto.

• A foto deverá possuir as seguintes especificações:
    I – Formato 3/4 ;
    II – enquadramento de 1/3 do corpo e 2/3 do rosto em 1º plano;
    III – nítida;
    IV – plano de fundo branco;
    V – contraste adequado com nítida distinção entre o plano de fundo e o rosto, visualizando o reconhecimento de detalhes dos olhos, nariz, boca e orelhas;
    VI – Não é permitida a utilização de qualquer adereço que impossibilite a identificação
    do rosto do(a) estudante (óculos de sol, chapéus, máscaras, boné, etc);
    VII – Não utilizar enfeites, brincos grandes, laços muito grandes nos cabelos ou faixas
    que escondam parte do rosto ou pescoço;

• Foto não recomendada: imagem desfocada ou com baixa resolução;

2. Cadastro biometria facial de servidores (as):

• O cadastro da facial dos(as) servidores(as) será realizado com base na foto disponível no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), seguindo os mesmos critérios de fotos para alunos descrito anteriormente.

3. Tagveiculares para servidores (as):

• Cada servidor terá direito a uma Tag para utilização em veículos;
  • Ressaltamos que a Tag não é apropriada para motos e bicicletas, devido ao risco de danificação, este veículos deverão se identificar diretamente com o porteiro;
  • Caso seja necessário uma segunda Tag, o(a) servidor(a) deverá adquiri-lo no local indicado pelo fiscal do contrato dos controles de acesso;
  • O cadastro dos veículos será efetuado pela CTI para todos(as) os(as) servidores(as) através de formulário encaminhado via e-mail institucional, e todos serão avisados quando e onde poderão retirar as Tags.

4. Funcionários Terceirizados

• Será realizada, posteriormente, uma reunião com os gestores e fiscais de contratos para orientações sobre o acesso.

Acesse e leia o Comunicado nº 10/2023 - DRG/SCL/IFSP na íntegra.