Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Extensão “Tardes educativas no IFSP: reforço escolar através do pensamento computacional” apresenta Mostra Virtual com os trabalhos desenvolvidos em 2023

• Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 15h17
  • Última atualização em Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 16h03

O IFSP Campus São Carlos desenvolveu a Mostra Virtual dos trabalhos desenvolvidos em 2023 pelo projeto de extensão "Tardes educativas no IFSP: reforço escolar através do pensamento computacional", sob a coordenação da profª Dra. Maria Claudia Bontempi Pizzi. Este projeto teve como propósito oferecer atividades extracurriculares no contraturno para alunos da rede municipal de ensino da cidade de São Carlos, especialmente para aqueles nos anos finais do ensino fundamental.

Com a colaboração de três monitores, Valéria da Silva Sartorio, Deividi Douglas de Carlo Filho, Daniel da Silva Gibim e Kayky Flávio Juvenal, sendo dois bolsistas de extensão e um voluntário, o projeto realizou dois encontros por semana, abrangendo duas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs Dalila Galli e Carmine Botta). Os alunos foram selecionados em parceria com as escolas, que também forneceram o transporte.

As atividades propostas visaram reforçar conceitos de inglês e matemática, além de introduzir os alunos ao pensamento computacional de forma lúdica, utilizando uma linguagem de programação visual baseada em blocos conhecida como Scratch. Além disso, foram utilizadas ferramentas como Kahoot! e Plickers para dinâmicas educativas, MindMeister para criação de mapas mentais e Word Cloud para gerar nuvens de palavras.

Os resultados do projeto indicaram que os alunos participantes desenvolveram habilidades e tiveram contato com novas tecnologias não disponíveis em suas escolas regulares. Além disso, o projeto contribuiu para a divulgação do Instituto Federal como uma opção para ensino técnico integrado ao médio, despertando o interesse de muitos alunos que estão finalizando o ensino fundamental.

A Mostra Virtual dos trabalhos, elaborada em parceria com alunos da disciplina "Inglês para Engenharia Aeronáutica 2" do curso de Engenharia Aeronáutica, está disponível em vídeo com legendas em inglês.

A professora Maria Claudia enfatizou que o projeto "Tardes educativas no IFSP: reforço escolar através do pensamento computacional" teve um impacto positivo na formação dos estudantes, destacando sua capacidade de fortalecer habilidades fundamentais, como o pensamento computacional, além de complementar o aprendizado em sala de aula. Ela ressaltou que o projeto oferece uma oportunidade única para os alunos explorarem novas tecnologias e desenvolverem habilidades essenciais para o mundo contemporâneo. Agradeceu também a colaboração dos monitores, tanto bolsistas quanto voluntários, cuja participação foi crucial para o sucesso da iniciativa. Expressou ainda seu orgulho em fazer parte de uma instituição que valoriza e promove atividades tão enriquecedoras como essa. Por fim, parabenizou todos os envolvidos pelo empenho e dedicação em oferecer uma educação de qualidade e acessível para a comunidade escolar.

Informações sobre o projeto:

Título: Tardes educativas no IFSP: reforço escolar através do pensamento computacional

Coordenação de Extensão IFSP/SCL - Prof. Dr. Ricardo Arai

Docente responsável pelo projeto - Profa. Dra. Maria Claudia Bontempi Pizzi

Monitores bolsistas e voluntários - Valéria da Silva Sartorio, Deividi Douglas de Carlo Filho, Daniel da Silva Gibim e Kayky Flávio Juvenal