Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Campus São Carlos modernizará controle de acesso com reconhecimento facial
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

Campus São Carlos modernizará controle de acesso com reconhecimento facial

  • Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 17h29
  • Última atualização em Segunda, 19 de Fevereiro de 2024, 17h49

A partir do primeiro semestre de 2024, o Campus São Carlos implementará uma medida para aprimorar a segurança e o controle de acesso às suas instalações: a adoção de catracas equipadas com tecnologia de reconhecimento facial.

Essa iniciativa visa otimizar e controlar a entrada e saída dos usuários do campus, garantindo maior eficiência e segurança. Todas as informações pertinentes serão importadas diretamente do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), garantindo que todos os usuários estejam previamente cadastrados no momento da implementação do sistema.

As imagens utilizadas para o reconhecimento facial serão aquelas já registradas no SUAP. No entanto, em casos de falhas no reconhecimento na catraca, os usuários deverão se dirigir à portaria para realizar a identificação e, posteriormente, procurar a Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) ou a Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) para atualização da foto no sistema de controle de acesso.

É importante ressaltar que a utilização da biometria facial será EXCLUSIVAMENTE destinada ao controle de entrada e saída do campus, sendo as informações armazenadas de forma segura e criptografada em um ambiente controlado, demonstrando a preocupação da instituição com a privacidade das informações.

O acesso às catracas será disponibilizado durante a primeira semana de aula para realização de testes iniciais. Após esse período, as catracas se tornarão o principal meio de entrada e saída para pedestres nas dependências do campus.

O procedimento de utilização das catracas é simples: basta se aproximar da mesma para que a câmera do módulo facial seja ativada. Após o reconhecimento do rosto do usuário, a catraca emitirá um sinal sonoro e o acesso será liberado. Em caso de não atravessar a catraca após a liberação, por motivos de segurança, a mesma se travará e será necessário realizar novamente a identificação para liberar o acesso. No caso de não reconhecimento do rosto, não haverá aviso sonoro, sendo necessário o usuário se identificar na portaria para ingressar no campus e proceder com a atualização da foto na CTI.

Para garantir a acessibilidade, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) será responsável pelo controle de acesso das pessoas com deficiência, disponibilizando tokens de acesso à catraca, os quais serão fornecidos pela CTI.

Com essa medida, o Campus São Carlos reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar de sua comunidade acadêmica, ao mesmo tempo em que se mantém alinhado com os avanços tecnológicos contemporâneos.

 

 

0
0
0
s2smodern
registrado em:
Fim do conteúdo da página