IFSP inicia 2024 com 10 projetos de iniciação científica com fomento Fapesp
Professora Daniela Terenzi do Campus São Carlos teve projeto aprovado
O Instituto Federal de São Paulo soma dez projetos de Iniciação Científica (IC) desenvolvidos com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em 2024. O aumento das aprovações pode ser atribuído às capacitações oferecidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP), no intuito de orientar os pesquisadores da Instituição sobre a submissão.
Filipe Dalmatti e Nelson Menolli são os pesquisadores responsáveis por projetos de IC ou com bolsa nas modalidades de Treinamento Técnico e de Pós-doutorado. Eles também participam dos projetos regulares apoiados pela Fapesp, que, em 2024, somam cinco pesquisas. Saiba mais aqui.
Conheça as pesquisas de Iniciação Científica:
Sertãozinho
Rodrigo Palucci Pantoni, do Campus Sertãozinho, é responsável por dois projetos de IC fomentados pela Fapesp. A pesquisa “Detecção de Insetos em Imagens usando Redes Neurais Convolucionais” tem como objetivo aplicar técnicas de Inteligência Artificial, sobretudo de Visão Computacional para detectar insetos em imagens visando obter informações da plantação para controle de pragas.
O segundo projeto, “Dispositivo Inteligente para Armadilha para Pragas na Cultura da Cana-de-Açúcar” irá desenvolver um protótipo para enviar as imagens com a utilização de dados móveis a fim de ser acoplado em armadilhas inteligentes para a cultura da cana-de-açúcar, seguindo a crescente evolução das tecnologias para Internet das Coisas.
Rodrigo é coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Computação Aplicada à Indústria (CEPICAI) de Sertãozinho, também contemplado pelo Edital IFSP nº 329/2021.
São João da Boa Vista
O professor Gilson Rogério Marcomini, do Campus São João da Boa Vista, participou da capacitação em submissões IC Fapesp promovida pela PRP (Edital IFSP nº 508/2022), e teve seu projeto aprovado pela agência.
A pesquisa “Influência do Manejo na Eficiência Técnica e na Qualidade do Café de Pequenas Propriedades Rurais” avalia como as atividades de manejo desenvolvidas nas pequenas propriedades cafeeiras familiares interferem na eficiência e na qualidade do café. “Isso corrobora para que esses pequenos produtores consigam agregar valor ao produto através do adequado direcionamento das ações de manejo da lavoura visando a melhoria da eficiência e qualidade do produto, com aumento na renda desses produtores”, destaca.
Jacareí
No Campus Jacareí, a Iniciação Científica intitulada “Análise Multifatorial do Impacto de Indicadores Econômicos no Consumo de Diferentes Setores utilizando Aprendizado de Máquina” é coordenada pelo docente Tardelli Ronan Coelho Stekel e tem a participação do aluno Felipe Brigagão Santos, do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O estudo avança em colaboração com o Centro de Pesquisa e Inovação em Consumo, Mercados e Negócios de Jacareí (Cepin-JCR) e seu objetivo central é compreender a influência de indicadores econômicos no comportamento do consumidor, empregando técnicas de aprendizado de máquina.
São José dos Campos e São Paulo
“Obtenção de nanodiamantes funcionalizados com fotossensibilizadores naturais para aplicação em terapia fotodinâmica antimicrobiana” é o título do projeto coordenado pelos pesquisadores Carolina Ramos Hurtado Guimarães, do Campus São José dos Campos, e Rodrigo Ribeiro de Oliveira e Luciano Aparecido Magrini, do Campus São Paulo. A pesquisa contempla o desenvolvimento de nanossistemas inéditos para serem utilizados em terapias não antibióticas para o tratamento de infecções microbianas.
Carolina é pesquisadora no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Biotecnologia e Sensores de São José, o qual recebeu aportes do campus, bem como do Edital n.º 359/2021. O investimento permitiu a implementação do laboratório de ensaios antimicrobianos e desenvolvimento de biomateriais, contribuindo também para o desenvolvimento do tema central do projeto.
Rodrigo Oliveira, pesquisador da área de Administração, orienta o projeto “Gestão de operações e o sucesso dos hostels: uma análise latino-americana”, que conta com a participação da bolsista Larissa Isabelle Visnheski Lopes, estudante do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo. Rodrigo explica que o projeto tem a colaboração dos pesquisadores da Universidad Nacional de La Plata, da Argentina: “trata-se de uma das bolsas mais conceituadas no ambiente acadêmico, devido, sobretudo, ao rigor de seu processo seletivo”.
O docente também participou da capacitação oferecida pela PRP para submissão de projetos de IC à Fapesp.
Já Luciano orienta um aluno em equações diferenciais ordinárias usando como motivação os modelos matemáticos para a pandemia de COVID-19 publicados nos últimos três anos. “No projeto, o aluno tem a oportunidade de conhecer os resultados matemáticos fundamentais acerca da teoria qualitativa das equações diferenciais, além de compreender como se dá o processo de modelagem de fenômenos reais”, avalia.
Na Biblioteca Virtual da Fapesp é possível consultar cada auxílio em pesquisa concedido pela Fapesp aos servidores do IFSP.
Guarulhos e São Carlos
William Vieira e Daniela Terenzi, professores dos Campi Guarulhos e São Carlos, respectivamente, também integram a lista de pesquisadores que participaram do Edital IFSP nº 508/2022 e tiveram seus projetos de IC contemplados pela Fapesp. William ressalta a importância do aumento no número de bolsas concedidas aos pesquisadores do IFSP e valoriza as formações oferecidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Ele orienta o projeto “O desenvolvimento do raciocínio matemático e seus processos na aprendizagem de Geometria Espacial: o que pensam professores em formação inicial”, que será desenvolvido pelo estudante de Licenciatura em Matemática Igor Rocha Siqueira, no Centro de Pesquisa e Inovação em Educação Matemática e Formação de Professores do Campus Guarulhos.
Para William, as pesquisas, publicações e financiamentos na área de Educação Matemática são especialmente importantes para a unidade, que está em processo de submissão de seu programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática e Formação de Professores à Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Daniela Terenzi irá orientar o trabalho “Estudo de colocados (clusters) em documentos da aviação: linguística de corpus e cooperação internacional em prol do ensino de ESP”, o qual será desenvolvido pelo aluno de Engenharia Aeronáutica Diego Campanelli Brito.
A pesquisa é uma continuidade do trabalho da professora na área de inglês para aviação e é a principal atividade do acordo de cooperação assinado em 2023 com a instituição chinesa UIC (Beijing Normal University & Hong Kong Baptist University United International College). Um dos aspectos mais importantes da ação é promover pesquisas linguísticas em cursos nos quais o idioma é ensinado e estudado com propósitos específicos e/ou ocupacionais e, assim, “desenvolver as habilidades de pesquisador e linguísticas dos estudantes de forma concomitante”, revela.
Bragança Paulista
Luana Ferrarotto, professora do Campus Bragança Paulista, participou do Edital IFSP nº 327/2023 e já teve seu projeto de Iniciação Científica contemplado pela Fapesp. Ela é integrante do grupo de pesquisa Avaliação e Relações Escolares (Ares) do IFSP que, em 2024, completa cinco anos de existência.
O projeto proposto por Luana é intitulado “Prova Paulista: como é compreendida e utilizada por docentes e coordenadores de gestão pedagógica” e será desenvolvido pela estudante Ariane Iracema de Almeida, do curso de Licenciatura em Matemática do campus.
A pesquisa pretende contribuir com a construção de conhecimento acerca das avaliações externas na rede estadual de São Paulo, de modo a considerar, especialmente, sua combinação com as tecnologias digitais, anunciada como inovação pela Secretaria Estadual de Educação.
Na Biblioteca Virtual da Fapesp é possível consultar cada auxílio em pesquisa concedido pela Fapesp aos servidores do IFSP.
Novo edital
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação lançará, em breve, nova edição dos editais de capacitação para elaboração e submissão de projetos de Iniciação Científica à Fapesp, e também para elaboração e submissão de projetos de maior envergadura.
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