Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da Engenharia Aeronáutica visitam Departamento de Materiais da USP

Alunos da Engenharia Aeronáutica visitam Departamento de Materiais da USP

• Publicado: Terça, 30 de Abril de 2024, 12h44
  • Última atualização em Quinta, 02 de Maio de 2024, 12h05

Os alunos da Engenharia Aeronáutica do IFSP Campus São Carlos tiveram a oportunidade de conhecer o Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade de São Paulo (USP), em visita técnica organizada pelo Prof. Dr. Roberto Ramon Mendonça.  A visita, realizada no dia 26 de abril de 2024, proporcionou aos estudantes uma imersão no universo dos materiais, crucial para seu aprimoramento técnico.

Um dos destaques da visita foi a exploração do Laboratório de Ensaios Mecânicos dos Materiais, onde os alunos puderam aplicar na prática os conceitos aprendidos em sala de aula na disciplina de Ensaios Destrutivos. Sob a orientação do técnico Douglas Bon, da USP, os estudantes puderam conhecer e acompanhar testes práticos nos equipamentos de fadiga, tração, impacto e diversos outros.

Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer outros laboratórios, como os de cerâmica, polímeros, tratamentos térmicos, metalografia, entre outros. Essa experiência diversificada permitiu que os estudantes ampliassem seus conhecimentos sobre diferentes tipos de materiais e processos, enriquecendo ainda mais sua formação acadêmica.

A visita técnica ao Departamento de Materiais da USP proporciou aos alunos da Engenharia Aeronáutica insights valiosos e contribuiu para a formação profissional.

O aluno Kayky dos Santos Corrêa deu seu feedback sobre a visita, dizendo: “A experiência foi extremamente enriquecedora para nós, alunos. Ver de perto como os materiais são testados e analisados expandiu meu entendimento prático e realmente destacou a importância da inovação e da pesquisa na nossa área de estudo."

O Prof. Ramon agradece, em nome do IFSP, ao Departamento de Engenharia de Materiais e ao técnico Douglas pela oportunidade.

Nos links abaixo é possível ver dois exemplos de ensaios realizados durante a visita:

Ensaio de impacto aço 1045 - temperatura ambiente: https://youtube.com/shorts/vSqwNJ_3dmY

Ensaio de impacto aço 1020 - temperatura ambiente: https://youtube.com/shorts/xiTRqI521dY

Veja algumas fotos: