Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de Engenharia Aeronáutica do IFSP participam de Visita Técnica ao Laboratório CENIC

• Publicado: Sexta, 17 de Maio de 2024, 11h13
  • Última atualização em Sexta, 24 de Maio de 2024, 15h11

No último dia 10 de maio de 2024, os alunos do curso de Engenharia Aeronáutica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus São Carlos tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica ao Laboratório CENIC sob a supervisão do professor Dr. Roberto Ramon Mendonça. Durante a visita, os estudantes puderam conhecer na prática um laboratório de ensaios destrutivos e acompanhar diversos ensaios em equipamentos para testes mecânicos estáticos, torção, fadiga, durabilidade, dureza, corrosão, entre outros.

O Laboratório CENIC atende a uma variedade de clientes e países, possuindo experiência em ensaios para diferentes setores como automotivo, médico e outros. Essa experiência prática ampliou a visão dos alunos nas diversas áreas da engenharia e proporcionou um contato direto com o mercado empresarial.

Fernanda Potomati, uma das Diretoras da empresa, expressou sua satisfação com a interação entre os alunos e o ambiente empresarial: "Acreditamos que esse tipo de interação é um ganho para nós como empresa e também para o aluno, que tem a oportunidade de ter contato com o mercado, de conhecer como funciona uma empresa, conhecer o negócio de testes e análises técnicas, aguçando sua curiosidade não só pelo nosso negócio, mas também por outros tantos inúmeros relacionados à área de estudo dos alunos."

Os alunos puderam presenciar ensaios em produtos variados durante a visita, incluindo implantes ortopédicos, componentes automotivos e aeronáuticos entre outros e demonstraram feedback  extremamente positivo, evidenciando a importância dessa experiência prática em sua formação acadêmica e profissional.

Marcos Alves Borges, um dos alunos participantes, compartilhou sua impressão sobre a visita: “São poucas as oportunidades de contato direto com a operação de um laboratório tão completo como o CENIC, principalmente com tanta atenção destinada a nós, alunos! Hoje foi um dia importante, por configurar o que cada um de nós espera, que é ver o conteúdo estudado em sala de aula se tornar realidade."

Essa visita técnica não apenas complementou o currículo acadêmico dos alunos, mas também serviu como inspiração para futuras explorações e carreiras no campo da engenharia aeronáutica. O IFSP continua a fortalecer suas parcerias com empresas de diversos setores para oferecer aos estudantes oportunidades valiosas de aprendizado prático e desenvolvimento profissional.

O professor Dr. Roberto Ramon Mendonça, em nome do IFSP Campus São Carlos, estendeu seus agradecimentos à empresa CENIC na pessoa da Diretora Fernanda e também aos colaboradores Roberto, Cristiane, Eden, Fabiano, Bruna, Haroldo, João Pedro, Carlani, Olavo, Runtan, Kaique e Carolyne, que acolheram os alunos da Engenharia Aeronáutica durante a visita.

Acesse algumas FOTOS da Visita Técnica ao Laboratório CENIC!